Personagens do folclore: Comadre Fulozinha
A personagem folclórica comadre Fulozinha também pode ser conhecida como Florzinha. Assim como outros personagens, a comadre Fulozinha protege os animais e as plantas contra quem se aproveita da natureza. Mas essa mulher tem muitos mistérios em torno da sua lenda.
Clique aqui para lhe revelarmos mais personagens do folclore brasileiro!
Por ser mais conhecida na regiāo da zona da Mata, no nordeste brasileiro, pode também ser conhecida como Māe da Mata. Os estados da Paraíba e Pernambuco sāo os que mais usam a lenda da comadre Fulozinha.
Aparência da Comadre Fulozinha
A origem desse personagem é uma mulher cabocla, rápida e ágil, com cabelo bastante longo, liso e preto, e olhos bem escuros e vivos. O seu principal poder é desaparecer por uns momentos e assustar homens e caçadores que tentam se aproveitar das matas. Ela defende animais e a flora, sempre caminhando pelo meio da floresta feliz.
A lenda afirma ainda que a comadre Fulozinha adora comer mingau e doces, e que tem uma adoraçāo pelos animais. Ela inclusive adora os cavalos e fazer tranças nas suas caudas.
Se passar pela floresta e nāo oferecer o mingau à comadre Fulozinha, a pessoa pode se preparar para ter um grande susto.
Clique Aqui: Baba Yaga – conheça a lenda dessa bruxa do folclore russo
Feitiços da comadre Fulozinha
O homem que passar pela mata e abusar dos animais, como matar apenas por diversāo, sentirá a fúria da comadre Fulozinha. Ela é capaz de deixar a pessoa perdida, sem saber o caminho de volta, ou até mesmo usar os cipós das árvores como chicotes para dar uma surra nelas.
Apesar de ser boa para a floresta, ela assusta os fazendeiros e agricultores das regiões próximas. As tranças que faz nas caudas dos cavalos acabam por ser difíceis de tirar. Por diversāo, ela pode abrir as porteiras dos animais e deixar que vacas e cabras corram soltas, e se percam de seus donos.
Se a pessoa tiver boas intenções, a comadre Fulozinha é capaz de ajudá-la no meio da mata, especialmente se tiver perdida. Dizem que ela faz um assobio bastante agudo quando pretende aparecer. Se ouvir o mesmo por perto, é porque ela ainda está longe, se ouvir longe, é porque ela já estará por perto.
Saiba mais :