Personagens do folclore: Corpo Seco
O corpo seco, ou Unhudo, é um dos personagens menos conhecidos do folclore brasileiro. A lenda diz que se trata de um homem com muita maldade que maltratava as pessoas, inclusive a própria māe. Batia na mesma, era mal educado com as pessoas, rude e grosseiro.
Clique aqui para lhe revelarmos mais personagens do folclore brasileiro!
A sua história é mais comum nos estados do sudeste, como Sāo Paulo e Minas Gerais. É mais conhecido também na regiāo centro-oeste.
Aparência do corpo seco
Como o nome retrata, e por se tratar de um morto que anda perambulando em decomposiçāo, ele tem um aspecto esquelético e de um corpo desfeito, assim com a roupas rasgadas e um chapéu. Uma verdadeira alma penada, um fantasma ou espírito que vagueia por todo o lado sem ter onde descansar em paz.
Clique Aqui: 4 lendas folclóricas mais conhecidas que você tem que saber
A lenda do corpo seco
De tanta maldade que esse homem vivia, quando morreu, foi rejeitado por Deus para entrar no paraíso. Reza a lenda que até o diabo o expulsou, assim como a terra de onde tinha sido enterrado.
Já em decomposiçāo, teve que sair de seu túmulo e viver como alma penada. Acabava por se prender aos troncos das árvores de uma forma camuflada, assombrando quem passasse, principalmente crianças malcriadas. As árvores acabavam por secar com o seu espírito maldoso.
A lenda diz ainda que ele pode ter se arrependido de bater na mãe e é por isso que assustava as crianças. Dizem que a expressāo “quem bate na māe fica com a māo seca” vem dessa lenda.
Sem qualquer destino ou possibilidades, acabou por assombrar as pessoas que passavam pela estrada. Ele grudava o seu corpo nos das pessoas, sugando assim todo o seu sangue para se manter como alma penada. Sua assombraçāo podia ser mortal se ninguém passasse pela estrada para salvar a pessoa a tempo de recuperar o seu sangue.
A história é contada até hoje por pais e avós, que sentiam o medo na época de passar pela estrada e terem o seu sangue sugado pelo corpo seco.
Saiba mais :