Personagens do folclore: Mula sem cabeça
A Mula Sem Cabeça é um ser amaldiçoado derivado do folclore brasileiro. É uma mulher que dormiu com um padre e foi amaldiçoada por Deus, se tornando uma mula galopante e sem cabeça, com fogo saindo do pescoço. Na lenda desse personagem dizem que se pode ver essa mula vagando pelo campo ao amanhecer.
A lenda
Como a história conta, uma mulher de má reputação e um padre católico tinha relações, então Deus os castigou. O padre e a prostituta se encontraram como sempre toda as quintas-feiras. Um dia, quando o sol se pôs, ela se transformou em uma mula com chamas onde sua cabeça deveria estar.
A transformação assustou o padre em castidade pelo resto de seus dias. Sexta-feira, quando o sol nasceu naquela manhã, ela retornou à sua forma humana. Todas as quintas-feiras, ao pôr-do-sol, ela se transformava naquela fera amaldiçoada e, toda sexta-feira ao nascer do sol, ela voltava ao normal.
Clique aqui para lhe revelarmos mais personagens do folclore brasileiro!
Aparência da Mula Sem Cabeça
Dizem que a Mula Sem Cabeça é negra ou roxa com uma cruz branca no peito, e usa ferraduras de prata que acordam os habitantes locais conforme ela passa. Embora a Mula Sem Cabeça não tenha boca ou acordes vocais, ainda relincha como se fosse uma mulher que chora. A mula também tem uma abundância de fogo jorrando onde sua cabeça costumava ser.
Clique Aqui: Baba Yaga – conheça a lenda dessa bruxa do folclore russo
A maldição da Mula Sem Cabeça
A maldição pode ser quebrada temporariamente se a mula estiver presa e amarrada a uma cruz, ou se seu sangue tiver sido derramado com uma minúscula picada de agulha. Se alguém removesse o freio mágico da cabeça de fogo da mula, a maldição seria removida permanentemente (pelo menos até que a maldita mulher-mula fosse morta, é claro).
Quando a maldição é quebrada, a mulher volta ao normal nua, suada e com cheiro de enxofre. Seu castigo por ser uma dama da noite e seduzir um padre é eterno.
Acredita-se que uma pessoa pode ser pisoteada até a morte se cruzar com esse espírito. A única maneira de evitar isso é matando a mula para quebrar a maldição, e também deitar no chão, escondendo qualquer coisa brilhante. Reza a lenda que fazendo isso uma pessoa pode passar despercebida, porque ela tem um péssimo campo de visão.
Saiba mais :