Personagens do folclore: Saci Pererê
Uma das lendas brasileiras mais populares é o Saci-Pererê. Está tão presente na cultura local que todos os anos o Brasil celebra o Dia Nacional de Saci-Pererê no dia 31 de outubro.
Os especialistas concordam que a lenda do Saci provavelmente se originou entre os povos indígenas do sul do Brasil durante o período colonial (possivelmente no final do século XVIII). Nessa época, Saci ainda era retratado como um menino índio da floresta, com pele bronzeada.
Aparência do Saci Pererê
No entanto, quando a lenda migrou para o Norte, o personagem recebeu fortes influências africanas. Saci tornou-se um jovem negro com apenas uma perna, porque, segundo a lenda, perdera a outra em uma luta de capoeira.
Foi nessa época que o Saci começou a ser retratado usando um gorro vermelho mágico e fumando um cachimbo; típico da cultura africana. Até hoje ele é representado dessa maneira.
Clique aqui para lhe revelarmos mais personagens do folclore brasileiro!
Travessuras do Saci
O boné vermelho mágico permite que ele desapareça e reapareça onde quiser (geralmente no meio de um tornado). Ele gosta de fazer truques e assobiar pelas estradas durante a noite. Ele também gosta de trançar os animais enquanto eles dormem.
Além disso, ele adora esconder os brinquedos das crianças, soltar os animais e provocar cães. Quando ele está na cozinha, ele derrama o sal, azeda o leite, queima o feijão e coloca moscas na sopa. Em outras palavras, qualquer coisa que der errado dentro e fora da casa pode ser confiantemente culpada pelo Saci Pererê.
Clique Aqui: Descubra tudo sobre lendas: urbanas, folclóricas e de terror
Ligação com a natureza
Mas, de acordo com a lenda, Saci não é voltado apenas para brincadeiras. Ele é um importante conhecedor de ervas da floresta, chás e fabricação de medicamentos feitos a partir de plantas. Aqueles que entram nas florestas em busca de ervas devem, de acordo com a mitologia, pedir sua permissão ou correr o risco de se tornar uma vítima de suas travessuras.
A crença nesse personagem ainda é muito forte nas regiões do interior do Brasil. Ao redor das fogueiras, os idosos compartilham suas experiências com o Saci com os jovens. Ao longo dos anos, a lenda foi perpetuada pela cultura oral; no entanto, o personagem fez caminho para grandes centros urbanos através da literatura, televisão e histórias em quadrinhos.
O personagem de Monteiro Lobato
Quem primeiro retratou brilhantemente o personagem Saci na literatura infantil, foi o escritor Monteiro Lobato. Nas histórias do Sítio do Pica-pau Amarelo, Saci estreou como um dos principais personagens do conto. A lenda se espalhou pelo Brasil como as histórias de Monteiro Lobato conquistaram as telas de televisão no início dos anos 1950.
Saiba mais :
- Muiquiratã: as lendas sobre o misterioso sapo da sorte e da coragem
- O que são lendas urbanas? Confira as 4 mais conhecidas!
- A lenda do filtro dos sonhos – energia durante o sono