Fazer a poda no inverno garante jardim florido para a primavera
Esse texto foi escrito com todo o cuidado e carinho por um autor convidado. O conteúdo é da sua responsabilidade, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic Brasil.
No imaginário popular, o inverno não é relacionado com a jardinagem do mesmo modo que a primavera ou verão. Nas produções hollywoodianas, as árvores são cobertas por neve, ganhando luzes e bolas coloridas. Mas, no hemisfério sul, onde a estação não é tão rigorosa, o cultivo continua e os negócios dependem da disponibilidade de espécies.
O professor do departamento de Biologia Animal e Vegetal da UEL (Universidade Estadual de Londrina), Cristiano Medri, explica que, com a chegada do outono, as plantas repousam e dispõem de menor floração e frutificação. Mas, a poda é uma ótima alternativa para continuar os cuidados e garantir que, na próxima estação, a primavera, flores e frutos apareçam. Esta prática oferece força para, futuramente, as folhas crescerem e brotarem.
A ausência natural impacta as vendas de empresários do ramo floricultor, como Mateus Violin, que relata a diminuição de rosas e flores do campo, componentes importantes para seus buquês.
Fenômenos desta época preocupam os produtores, mas cuidados podem salvar a produção. Geadas, por exemplo, ocorrem quando o orvalho depositado nas plantas congela. Com isso, as células vegetais estouram e morrem, podendo acarretar, inclusive, a morte do tecido e até mesmo de todo o órgão, explica o pesquisador.
Outro vilão é o vento intenso, comum em regiões litorâneas. Eles retiram a umidade da planta, acelerando o ressecamento. Por isso, é necessário pesquisar as necessidades e características de cada espécie, atentando-se ao local ideal para o crescimento. Se a região favorecer os fenômenos citados, locais abrigados ganham prioridade. Violin reitera a importância das estufas, que protegem as flores vendidas em sua empresa, como orquídeas, begônias, calandivas e gérberas.
Clique Aqui: Home Office: conheça oito plantas que podem melhorar seu desempenho no trabalho
Não se engane pelo clima
A previsão do tempo constantemente indica prolongados períodos de estiagem. E, com a estação mais seca do ano, é comum pensar que as raízes requisitam mais água. Medri explica que, à medida que as chuvas tornam-se escassas, as regas também precisam diminuir. A quantidade não deve se equiparar ao verão, quando a evaporação é intensa. A indicação é manter o solo levemente úmido, já que o excesso hídrico apodrece as folhas.
Flores de inverno
No entanto, há espécies que florescem no frio. Para isso, precisam ser plantadas entre maio e junho, para florescerem na estação mais fria do ano. O amor-perfeito é uma dessas flores. Ela floresce no frio e aparece em várias cores: amarelo, roxo, azul, rosa e preto.
Você já deve ter visto as belas hortênsias. São típicas das regiões mais frias do Brasil. As hortênsias geralmente são rosas, roxas, azuis e tons que variam entre essas cores. Elas adoram luminosidade.
Você já ouviu falar em cipó-de-são-joão? Pois é! Elas levam este nome, justamente, porque costumam florescer perto do dia 24 de junho, dia de São João. Elas são alaranjadas e são muito usadas como cerca-viva.
Calêndula, da família das margaridas, é outra bela opção que adora temperaturas mais amenas. Além de ser bela, é comestível e também tem capacidade cicatrizante. A calêndula abre suas lindas pétalas quando o sol nasce e as fecha quando anoitece.
Saiba mais :