Conheça o poder místico das corujas!
Todos os animais são verdadeiros mestres e possuem ensinamentos incríveis para nos oferecer. As corujas, no caso, são animais fascinantes e muito misteriosos! Alguns dizem que todo o conhecimento do mundo está escondido nos olhos das corujas, pois, elas são testemunhas mais antigas da história humana na Terra. Elas têm a capacidade de enxergar através da escuridão, conseguindo ver o que os outros não veem e, por isso, são guardiãs do conhecimento.
A figura da coruja é tão influente, que ela está presente nas mais variadas culturas e cada uma delas deu um significado espiritual diferente para essa ave tão enigmática. Para muitos povos, ela significa mistério, inteligência, sabedoria e conhecimento. Para outros, ela representa o espírito da mulher, proteção e felicidade. Seja qual for o significado, a coruja é um animal lindo que vem inspirando os seres humanos há anos!
Vamos conhecer o significado espiritual da coruja nas diferentes culturas?
Cada cultura vê na coruja um significado
Significado das Corujas na África do Sul
Na África do Sul, a coruja é a mascote do feiticeiro Zulu, reverenciada por enxergar a totalidade, indo além do que aquilo que os olhos normais alcançam.
Significado das Corujas na Argélia
Nesse país africano, a coruja está relacionada com segredos e revelações. A crença local diz que colocar o olho direito de uma coruja na mão de uma pessoa dormindo, fará com que ela revele seus segredos mais íntimos!
Significado das Corujas na Austrália
A Austrália é um país de uma cultura ancestral riquíssima, vinda dos aborígenes. Para eles, a beleza e magnetismo da coruja representa a mulher, o feminino, a mãe que gera a vida. É uma cultura que cultua a coruja quase como uma divindade.
Significado das Corujas na Babilônia
Nessa antiga civilização há muitos registros dessa ave e da importância mística que ela tinha na época. Toda a simbologia da coruja começa com o mito de Lilith, escrito em 2000 a.C., que descreve uma linda jovem com pés de coruja, que denunciavam sua vida notívaga. Ela era uma vampira da curiosidade, que dava aos homens o desejado leite dos sonhos. Com o passar dos anos, a coruja se transformou na protetora das mulheres e do parto, sendo muito comum na hora de dar a luz a presença de amuletos de coruja.
Significado das Corujas no Brasil
O Brasil também possui muitas referências a coruja em sua cultura. Em diferentes partes do país, temos a lenda de Matita Perê, um mito, mescla crenças indígenas e africanas. Matita Perê é uma velha vestida de preto, com os cabelos caídos pelo rosto, que ela tinha poderes sobrenaturais e aparecia nas noites sem luar, sob a forma de coruja. Já na tradição guarani, diz-se que o espírito Nhamandu, o criador, manifestou-se na forma de coruja para criar a sabedoria.
Significado das Corujas na China
Nesse país de cultura milenar, a coruja está associada ao relâmpago e as chuvas, e usar imagens de coruja na casa traz muita proteção contra as tempestades.
Significado das Corujas nos Estados Unidos
A tradição dos índios norte-americanos diz que a coruja mora no Leste, lugar de iluminação. Assim como a humanidade teme a escuridão, a coruja enxerga o breu da noite e a tudo conhece. Onde os humanos se iludem, a coruja possui entendimento e clareza, pois, seus olhos captam as verdades ocultas. Portanto, entre os índios americanos a coruja tinha muito poder, podendo significar a morte quando vista em sonhos, um espírito protetor quando uma delas cruzava o caminho de alguém na natureza ou uma guardiã do fogo sagrado divino.
“Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz”
Significado das Corujas na França
A coruja é o símbolo de Dijon, cidade francesa. Há uma escultura de coruja na Catedral de Notre Dame, onde “quem passa a mão esquerda nela ganha sabedoria e felicidade”.
Significado das Corujas na Grécia
O grego tem uma tradição de pensamento que influenciaram o mundo ocidental, e a coruja tinha, para eles, um significado intelectual. Os gregos consideravam a noite o momento propício para o pensamento filosófico, então, a característica noturna da coruja a transformou no símbolo do conhecimento. Eles também achavam que essas aves eram mágicas, pois, acreditava que a habilidade das corujas de enxergar na escuridão era fruto de uma luz mágica concedida pelos deuses. A coruja também ela era símbolo de Atenas, e as antigas moedas gregas (dracmas) tinham uma coruja cunhada no verso.
“Pouco conhecimento faz com que as pessoas se sintam orgulhosas. Muito conhecimento, que se sintam humildes. É assim que as espigas sem grãos erguem desdenhosamente a cabeça para o céu, enquanto que as cheias as baixam para a terra, sua mãe”
Significado das Corujas na Índia
Na Índia a coruja é usada como remédio, uma poderosa arma contra dores reumáticas. Além disso, a carne de coruja é considerada uma iguaria afrodisíaca, muito popular na cultura hindu.
Mas há também um significado religioso para a coruja nesse país: uma das divindades hindus chamada “Lakshmi”, a deusa da prosperidade e da sabedoria, é representada por uma coruja branca.
Significado das Corujas na Inglaterra
Nesse país onde o clima é bastante severo, a coruja era usada como uma forma de prever o clima. Quando uma coruja branca piava, era sinal de que a temperatura iria cair ou que uma grande tempestade estava a caminho. A coruja também era usada para curar a ressaca daqueles que passavam da conta com o consumo do álcool, que curavam sua bebedeira consumindo ovos de coruja cru. Também havia uma superstição envolvendo a coruja, que era levada muito a sério até início do século XIX: era um costume britânico pregar uma coruja na porta do celeiro, para espantar o mal e proteger a propriedade.
Significado das Corujas em Marrocos
No Marrocos, a coruja está associada com a sorte. O olho de uma coruja, preso em um cordão no pescoço, é considerado um excelente talismã!
“Tente a sua sorte! A vida é feita de oportunidades. O homem que vai mais longe é quase sempre aquele que tem coragem de arriscar”
Significado das Corujas no Peru
Nesse país andino, a coruja significa saúde. Um bom cozido de coruja serve de remédio para quase tudo!
Significado das Corujas na Roma Antiga
Nessa cultura antiga, é que a coruja tinha uma conotação negativa. Durante a época do império romano, a coitadinha da coruja era considerada um animal agourento. Ouvir o seu pio era presságio de morte iminente. Segundo contam as lendas, as mortes de Júlio César, Augusto, Aurélio e Agripa, foram anunciadas por uma coruja.
Significado das Corujas na civilização Asteca
Para os astecas, a coruja simbolizava o “Deus dos Infernos”, uma entidade trevosa e maligna. Alguns acreditam que elas eram animais que vinham à terra para comerem as almas dos moribundos e arrastá-las para as terras do suplício eterno.
Significado das Corujas na Europa Medieval
Durante o período conhecido com “a longa noite dos mil anos”, muitas culturas europeias associaram as corujas às bruxas, provavelmente pela atividade noturna dessas aves. Elas eram consideradas bruxas disfarçadas, e ainda hoje a coruja é a divindade da morte e guardiã dos cemitérios.
Significado das Corujas na Nova Zelândia
A coruja maori, também conhecida como coruja tribal, simboliza a sabedoria e a alma das mulheres.
Curiosidade: de onde vem a expressão “mãe coruja”?
Você já deve ter ouvido falar que “fulana é uma mãe coruja” ou “esse avô coruja não para de babar o neto”. São frases que repetimos muito, mas nem sempre sabemos qual a origem de certas expressões. E, como esse artigo trata do poder místico das corujas, faz sentido aproveitar esse gancho para contarmos um pouquinho mais sobre uma expressão tão conhecida que envolve a rainha da noite.
Para começar, vale lembrar que há também pai coruja, avó coruja, tio coruja… Normalmente usamos essa expressão para nos referir sobre os familiares que estão sempre ao nosso lado, nos amando e apoiando incondicionalmente. Ou seja, é uma expressão que denota amor e cuidado. E de onde vem esse significado? Ele nasceu da fábula “A coruja e a águia”, que foi divulgada por Monteiro Lobato:
“Era uma vez duas aves que brigavam demais, a águia e a coruja. Depois de muitas brigas, decidiram fazer as pazes. A coruja propôs para a águia que uma não comesse o filho da outra e a águia concordou. A águia pediu que a coruja descrevesse seus filhotinhos para que ela não os devorasse. Então a coruja, demais orgulhosa e feliz, estufou o peito e disse que suas corujinhas eram as criaturas mais lindas e preciosas da floresta, que tinham penas maravilhosas, olhar marcante e uma esperteza fora do normal.
Passou um tempo, a águia estava em seu voo caçando algo para se alimentar e avistou um ninho com alguns monstrinhos e que nem tinha força para abrir os olhos. Ela pensou: “ – É claro que passa longe daquela descrição feita pela coruja, então irei devorá-los.”
Ao regressar à toca, a coruja estava aos prantos e foi até a comadre águia falar sobre o fato ocorrido. Espantada, a águia disse:
“Misericórdia, aqueles bichinhos horrorosos eram os seus filhotes? Mas, não pareciam em nada com o que você havia me dito!”
– Eu encontrei uns pássaros pequenos num ninho, todos depenados, sem bico, e com os olhos tapados, e comi-os; e como tu me disseste que os teus filhos eram muito lindos e tinham os biquinhos bem feitos entendi que não eram esses.
– Pois eram esses mesmos, disse a coruja.
– Pois então queixa-te de ti, que é que me enganaste com a tua cegueira.
“O amor de mãe é o combustível que capacita um ser humano comum a fazer o impossível”
Pois é esta fábula que nos faz chamar de mãe coruja aquela mãe que enxerga seus filhos com o maior amor do mundo, incapaz de perceber qualquer defeito que seja em seus filhos. Para quem ama, os filhos são sempre perfeitos e lindos, e o coração de uma mãe é o lugar mais seguro do mundo, um berço de amor eterno e sem fim. Muitas vezes, só conhecemos o amor verdadeiro quando nos tornamos mães e pais. Seja coruja ou não, o amor materno é a cura para todos os males, a expressão da emoção mais sublime que o ser humano conhece e a que mais se aproxima de Deus.
Saiba mais :