Pontos de Pombagira – veja o canto para cada entidade
Os Pontos de Pombagira são entoados para atrair essas entidades. Você pode cantá-los para fazer pedidos, agradecer ou simplesmente para homenagear essas mulheres poderosas que protegem e trabalham por nós. Veja alguns dos mais famosos.
O que são os Pontos de Pombagira?
São cânticos simples e rimados com temáticas variadas, para as entidades Pombagira o mais comum é encontrar pontos de temas amorosos, mas elas também possuem cânticos relacionados a dinheiro, saúde e proteção. Sempre com rimas simples e tons sensuais, os pontos atraem essa entidade para perto de você e ajudam a convencê-la a trabalhar a seu favor.
Os pontos de Pombagira não possuem autores específicos, são pontos feitos coletivamente e que podem variar de terreiro a terreiro. Eles fazem parte da tradição oral dos cultos e o mais importante deles é a intenção de atrair e louvar as entidades. É comum, por exemplo, vermos pontos que apenas trocam o nome da Pombagira mas entoam as mesmas palavras e ritmo, é natural que isso aconteça e não é plágio ou apropriação. Mas sim, diferentes maneiras de saudar essa entidade.
O mais importante é a intenção com a qual você canta o ponto, e não as pequenas mudanças de um terreiro para o outro.
Clique Aqui: O que a Pombagira faz na vida de uma pessoa
Como cantar os Pontos de Pombagira?
Alguns pontos são entoados para invocar as pombagiras em geral, outros são específicos para algumas pombagiras específicas. É importante saber o momento certo de entoar esses cânticos e o Ogã de cada terreiro é a pessoa mais indicada para orientar quanto a isso.
Os pontos de Pombagira normalmente são entoados quando se abre a gira, para dar permissão para que as pombagiras cheguem ao corpo dos médiuns. Se você conhece a sua pombagira, já tem contato com ela e ela já atendeu os seus pedidos de trabalho, pode agradá-la entoando um dos pontos citados abaixo.
Pontos de Pombagira para abertura da Gira
Esses pontos são muitas vezes cantados para abrir a gira e funcionam como um convite geral a esse tipo de entidade para que elas venham ao encontro do plano físico:
- “Abre a roda/ E deixa a Pomba-Gira trabalhar/ Abre a roda/ E deixa a Pomba-Gira trabalhar/ Mas ela tem, ela tem peito de aço/ Ela tem peito de aço/ E o coração de um sabiá”. -> Ouça esse ponto clicando aqui.
- “Arreda, homem!/ que aí vem mulher/ Arreda, homem!/ que aí vem mulher/ Ela é a Pomba-Gira/ Rainha do cabaré/ Tranca-Rua vem na frente/ Pra mostrar quem ela é”-> Ouça esse ponto clicando aqui.
- “Dói, dói, dói, dói, dói/ O amor faz sofrer/ Dor de amor faz chorar/ Dói, dói, dói, dói, dói/ O amor faz sofrer/ Dor de amor faz chorar/ Quem é você pra deitar na minha cama? Papagaio come o milho/ Piriquito leva a fama”. -> Ouça esse ponto clicando aqui.
- “Você sabe quem sou eu, você sabe quem sou eu?/ Eu giro à meia-noite/Eu giro ao meio-dia/ Eu giro a qualquer hora /Você sabe quem sou eu, você sabe quem sou eu? Eu sou Exú Mulher!”. -> Ouça esse ponto clicando aqui.
Clique Aqui: Exus e pomba giras como nossos guias
Pontos de Pomba-Gira específicos para cada entidade
Como você deve saber, existem diversas entidades específicas da Pombagira. Se você quer homenagear ou reverenciar uma Pombagira em específico, é sempre bom entoar um cântico para ela.
Pontos de Pomba-Gira à Maria Padilha
A mais famosa Pombagira, Maria Padilha, pode ser homenageada com as seguintes rimas:
“Maria Padilha, eu preciso de você/ Maria Padilha, eu preciso de você/ Vamos jogar o jogo da amarelinha/ Se eu perder, você me ganha/ Se eu ganhar, você é minha”
Veja aqui neste vídeo vários pontos de Pombagira Maria Padilha.
Pontos de Pomba-Gira à Rosa Caveira
“Quem é você pra mexer comigo?/ A Pomba-Gira vai te dar um castigo/ Deu meia-noite numa sexta-feira/ Você vai se ver com Rosa Caveira”
Veja aqui neste vídeo um famoso ponto da Pombagira Rosa Caveira chamado Sacode o Pó.
Pontos de Pomba-Gira à Maria Molambo
“De vestidinho de chita estalando osso/ Osso por osso/ Com vestidinho de chita estalando osso/ Osso por osso/ Ela é a Pomba-Gira/ É a Tatá-Molambo”
Conheça aqui neste vídeo o ponto de Pombagira “Caminho tão escuro” à Maria Molambo.
Pontos de Pomba-Gira à Pomba-Gira Cigana
“Vinha caminhando a pé/ Para ver se encontrava/ A minha cigana de fé/ Vinha caminhando a pé/ Para ver se encontrava a minha cigana de fé/ Ela parou e leu minha mão/ E disse-me muitas verdades/ Amigo, eu queria saber/ Onde mora a Pomba-Gira cigana”
Veja aqui neste vídeo o Ponto de Pombagira Cigana “Uma cigana de fé”.
Saiba mais :