Saiba por que cientistas dizem que a astrologia não funciona
Quem nasceu sob leão é criativo e extrovertido. Já aquele que nasceu em Virgem é metódico, enquanto os aquarianos são pessoas visionárias. Estas características da personalidade de cada signo são ditadas pela astrologia que nos fala do resultado da influência da constelação no momento em que cada um de nós nasceu. Mas e o embasamento científico, será que ele existe?
Ciência e astrologia
Segundo os cientistas, estudos conduzidos por diversos ramos da ciência, da estatística à astronomia, chegaram à conclusão de que não haveria relação de causa e efeito comprovada entre os astros no momento em que nascemos e nossa personalidade. Além disso, eles também afirmam que as referências zodiacais usadas pelos astrólogos estão desatualizadas.
De acordo com os astrônomos, que são cientistas que estudam a movimentação dos planetas, as estrelas e os demais corpos no universo, os signos do horóscopo não correspondem mais à atual posição das constelações.
Isso aconteceu porque a direção do eixo da Terra se altera com o passar do tempo. Isso faz com que o movimento aparente do Sol pelas constelações do signo do Zodíaco também se alteram. Desta forma, se uma pessoa nasce entre os dias 21 de junho e 22 de julho, a astrologia diz que ela é regida por Câncer, mas de acordo com os mapas atuais, o Sol estaria passando por Gêmeos, mudando o signo desta pessoa.
Clique aqui: 7 fatos que vão fazer você acreditar em Astrologia
Estudos
Os estudos ainda consideraram levantamentos estatísticos para buscar a encontrar correlações entre estatísticas pessoais e a data de nascimento em grandes amostras populacionais. Mas eles não conseguiram encontrar estes resultados.
No ano de 2007, um sociólogo britânico, David Voas, fez a publicação de um estudo que avaliou dez milhões de casais entrevistados pelo Censo da Inglaterra e País de Gales, no ano de 2001. O sociólogo analisou a hipótese de que poderia haver mais compatibilidade amorosa entre alguns signos, mas o resultado foi diferente do esperado. Contrariando as previsões da astrologia, os casais não se formaram de acordo com os signos que seriam compatíveis.
Houve também um estudo feito na década de 1980 pelo físico norte-americano Shawn Carlson. Ele tentou comprovar, usando métodos científicos, que a astrologia funciona. Desta forma, ele publicou um estudo na revista Nature que contou com a participação de 28 astrólogos. Ele pediu que os recrutados da Europa e dos Estados Unidos tentassem identificar entre três questionários de personalidade qual deles seria aquele que corresponderia a um determinado signo. O teste foi feito com 116 pessoas. Contudo, a taxa de acerto foi de 34%, o que corresponde a um em três possibilidades.
Desta forma, o estudo concluiu que a astrologia tem as mesmas chances de acerto e erro.
Saiba mais :