Por que escutamos nossas músicas favoritas várias vezes?
Não importa qual seja seu estilo de música favorito, mas se você é um apreciador, com certeza vai concordar que elas têm o poder de mexer com as nossas emoções. Quem nunca se sentiu no mínimo diferente ao escutar uma determinada canção? De tristeza, de saudades, de alegria.
As músicas podem despertar os sentimentos mais diversos dentro de nós
Quando você escuta algo que te faz sentir um turbilhão de emoções, você a classifica como “uma de suas músicas prediletas” e passa a ouvi-la milhares de vezes, sem enjoar. Como isso é possível? Já parou e tentou analisar se existe algum motivo racional para que isso aconteça?
Pesquisadores de Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, resolveram pesquisar exatamente isso e nos ajudar a entender por que certas músicas têm o poder de despertar emoções que procuramos sentir várias vezes. Eles contaram com a ajuda de 204 pessoas que preencheram questionários em que contavam um pouco sobre suas músicas prediletas e seus gostos musicais.
O resultado foi realmente inacreditável! Eles descobriram que escutamos nossas músicas favoritas em média, mais de 300 vezes. Esse número aumenta quando a canção desperta um sentimento mais profundo nas pessoas que a apreciam. Mais de 80% do grupo afirmou que escuta suas músicas favoritas todos os dias ou várias vezes na semana, e metade dos entrevistados disseram que as ouvem mais de uma vez no mesmo dia.
E se você é daquelas pessoas que colocam a música para repetir diversas vezes porque simplesmente não consegue resistir, saiba que não está sozinho. 60% das pessoas que participaram do estudo disseram que fazem isso também.
A pesquisa procurou entender também que tipo de sentimento as músicas mais apreciadas despertavam e descobriram que aquelas que traziam à tona sentimentos que misturavam felicidade e tristeza faziam mais sucesso. Elas geralmente eram ouvidas mais vezes e o grau de felicidade que uma música despertava estava diretamente relacionada ao ritmo dela.
Nossas músicas favoritas colocam nossos cérebros para trabalhar. Como repetimos a música por várias vezes, a nossa mente entende essa atividade repetitiva como um vício e então libera dopamina, que nos causa uma sensação de bem-estar imediato. E então repetimos o ciclo porque a música nos faz sentir bem.
Um outro estudo comprovou, através de imagens de ressonância do cérebro, que o órgão reage às nossas músicas prediletas e estimula em nós o sentimento de felicidade e o nosso lado criativo. Portanto, não se prive de escutar o que lhe agrada. Música faz bem para o corpo e para alma!
Saiba mais :