O que é a postura da árvore no Yoga?
Se você já tropeçou em um meio-fio ou costuma escorregar o tempo todo, provavelmente entende o benefício de ter um bom equilíbrio. Praticar poses de equilíbrio no yoga, como a postura da árvore, ajudará você a ganhar estabilidade física e mental.
Benefícios da postura da árvore
A postura da árvore melhora o foco e a concentração enquanto acalma a mente. Seu nome em sânscrito, “Vrksasana” (vrik-SHAH-suh-nuh), vem de duas palavras:
- “Vrksa”, que significa “árvore”
- “Asana”, que significa “pose”
A palavra “asana” também pode ser traduzida como “assento”. Muitas das posturas de yoga antigas originais eram sentadas. À medida que a prática se desenvolveu, foram introduzidas posturas em pé, mas o aspecto sentado, meditativo, permaneceu.
A postura da árvore, com seus benefícios calmantes e meditativos, é como uma variação permanente de uma postura de meditação sentada. Manter a calma e o foco enquanto se equilibra em um pé lhe ensinará a balançar suavemente como uma árvore ao vento, firme e segura, não importando quais sejam as circunstâncias externas.
A postura da árvore estica as coxas, virilhas, tronco e ombros. Fortalece os tornozelos e panturrilhas e tonifica os músculos abdominais. Também ajuda a curar os pés chatos e é terapêutica para a ciática.
Passo a passo para fazer a postura da árvore
-
Comece em pé na pose da Montanha (Tadasana), com os braços ao lado do corpo. Distribua seu peso uniformemente pelos dois pés, aterrando igualmente pelos tornozelos internos, tornozelos externos, dedões e dedos dos pés.
-
Mude seu peso para o seu pé esquerdo. Dobre o joelho direito, depois abaixe e segure o tornozelo direito. Use a mão para colocar o pé direito ao lado interno da coxa esquerda. Não apoie o pé no joelho, apenas acima ou abaixo dele. Ajuste a sua posição para que o centro da sua pélvis esteja diretamente acima do seu pé esquerdo. Em seguida, ajuste os quadris para que o quadril direito e o quadril esquerdo estejam alinhados.
-
Descanse as mãos nos quadris e alongue o cóccix. Em seguida, coloque as palmas das mãos juntas em posição de oração no peito.
-
Fixe seu olhar suavemente em um ponto imóvel à sua frente.
-
Pressione o pé direito na coxa esquerda, pressionando a coxa igualmente contra o pé.
-
Inspire enquanto estende os braços sobre a cabeça, colocando as pontas dos dedos em direção ao céu. Gire as palmas das mãos para dentro e coloque as palmas das mãos juntas em posição de oração, acima da cabeça.
-
Mantenha a posição por até um minuto. Para sair da pose, volte para a pose da Montanha. Repita pelo mesmo período de tempo no lado oposto.
Erros a evitar durante a postura da árvore
- NÃO solte o pé na perna de apoio. Isso desalinhará o joelho e o quadril de apoio.
- NÃO coloque o pé no joelho oposto. Mantê-lo acima ou abaixo do joelho, na parte interna da coxa ou no lado da canela, para proteger o joelho da perna em pé.
Saiba mais :