Pranam Mudra: o mudra da oração
A Índia é o berço do hinduísmo e da prática do ioga. Os mudras se configuram como a posição de nossas mãos enquanto realizamos esta prática. Hoje iremos falar sobre um dos mudras mais importantes para o hinduísmo, o mudra da oração, mais conhecido como o Pranam Mudra.
O Pranam Mudra é nada mais do que a posição que a cultura judaico-cristã nos incitou desde o seu nascimento. Quando unimos nossas mãos com todos os dedos se tocando. Na verdade, esta posição é um mudra indiano e tem muito a ver com o que pensamos.
Pranam Mudra: posição e significado
Como vocês já sabem, esta posição consiste em juntar as duas mãos e deixa-la elevada à frente do peito, de preferência sentado com as pernas na posição de lótus.
Segundo estudos científicos, o toque dos membros opostos, sendo o direito, o Pingala, e o esquerdo, a Ida, cria uma conexão que envolve todo o corpo. Essa junção também é trabalhada em religiões chinesas e japonesas, sendo o lado esquerdo representado pela Lua feminina e o direito pelo Sol masculino. Assim, este casamento perfeito cria um fluxo de energia ideal que circula por todo o corpo humano, reativando todos os chakras.
O contato com as mãos manda uma mensagem elétrica aos nervos de nosso corpo que chega até o nosso cérebro. Assim, as glândulas pituitária e pineal são energizadas espiritualmente, de maneira que o estado meditativo logo se instala através de todo o nosso ser e alma.
Descubra como curar o corpo e a mente com as próprias mãos!
Pranam Mudra: oração
Para finalizar, vamos aconselhar uma pequena oração meditativa com a Pranam Mudra, que poderá acalmar todos os seus nervos e te ajudar a ter uma vida com mais qualidade e motivação.
Sente-se no chão, em um lugar calmo, na posição de lótus. Faça a posição da mudra da oração Pranam Mudra e diga em voz baixo, com o coração reconhecedor:
“Pranam pranam, que a oração seja ouvida. Este ser que aqui clama necessita de paz. Que esta meditação vá longe e flutue sobre todo o mundo, que a tranquilidade e repouso pousem sobre a minha vida”.
Após estas palavras, feche os olhos e respire por um bom tempo procurando em seu coração uma vida mais espiritualizada e silenciosa. Que a paz seja convosco.
Namastê!
Saiba mais :