Como praticar o desapego emocional em 5 passos
Abrigar emoções negativas e dolorosas pode ter um efeito profundo na sua qualidade de vida. Além de causar danos emocionais significativos, eles também podem afetar bastante sua saúde física e impedir que você tenha relacionamentos significativos e duradouros. Se você sofreu um desgosto traumático ou desenvolve sentimentos negativos ao longo de um período de tempo, você pode tentar viver uma vida mais positiva e produtiva praticando o desapego emocional.
Consequências da falta de desapego emocional
Infelizmente, muitas pessoas que lutam contra as emoções negativas não conseguem confrontá-las por causa da imensa dor e desconforto que podem causar. Como resultado, esses sentimentos geralmente apodrecem e criam emoções tóxicas, além de uma variedade de efeitos colaterais, como falta de sono, hostilidade, raiva, medo, ansiedade e depressão. No entanto, se você aprender a identificar essas emoções negativas e aprisionadas, poderá eliminar a dor tóxica que o impede de viver a vida que você merece.
Clique Aqui: Desapego: 4 leis para iniciar a sua liberação emocional
Como praticar o desapego emocional
De um modo geral, existem cinco passos principais para reconhecer e liberar emoções prejudiciais, iniciando a prática de desapego emocional para melhorar a sua saúde psicológica.
-
Teste muscular
O teste muscular, ou a prática não invasiva de explorar o subconsciente para acessar informações sobre o bem-estar físico, mental e emocional, é uma das maneiras mais benéficas de identificar emoções presas. Sua mente subconsciente está tão intimamente conectada às energias positivas e negativas que, ao testar a resposta natural e a resistência de seus músculos a essas energias, você pode descobrir as emoções que estão atrapalhando sua felicidade.
-
Meditação
Como meio de explorar conscientemente seus pensamentos e emoções mais íntimos, a meditação é uma maneira incrivelmente poderosa de reconhecer sentimentos negativos que precisam do seu desapego emocional. Ao meditar com um guia ou sozinho, você vai explorar intimamente pensamentos e emoções, interrompendo a progressão inconsciente do seu cérebro e permitindo identificar emoções com sentimentos carregados ou desencadeados. Além disso, medite e permita que você se desligue do pensamento e das emoções habituais e tóxicas que, como resultado, ajudam a liberar padrões prejudiciais de pensamento e sentimento, além do desapego emocional.
-
Estar em movimento
O corpo humano é projetado para se mover e estar sempre em movimento. Seja dançando uma música animada, andando pela vizinhança ou se exercitando na academia, movimentar o corpo ajuda a liberar tensões físicas e emocionais. Embora o movimento seja incrivelmente benéfico na liberação de emoções presas, são essas emoções que podem limitar sua liberdade física. No entanto, ao fazer um esforço extra para se mexer, você logo se libertará de emoções que talvez nem soubesse que tinha, o que irá ajudar a praticar o desapego emocional.
-
Enfrentar seus sentimentos
Uma das piores coisas que você pode fazer quando se trata de emoções é ignorar seus sentimentos, colocar paredes ao redor deles ou pensar neles como algo prejudicial ou ruim. Ao contrário da crença popular, nem todas as emoções presas são negativas, nem a liberação de emoções presas tem resultados negativos.
Embora nem sempre seja a experiência mais agradável, liberar emoções – mesmo as mais difíceis – é uma coisa necessária e benéfica para promover o desapego emocional. Afinal, cada um de seus sentimentos existe por um certo motivo e, ao entender o que esses pensamentos e emoções estão tentando lhe dizer, você saberá melhor qual será o seu benefício na vida e o que prejudicará seu sucesso.
-
Reconhecer o processo
Por fim, saiba que liberar emoções é um processo que não pode ser concluído com êxito se você “cortar caminho” ou sem se comprometer totalmente com a obtenção de resultados. Dessa forma, ao trabalhar para identificar e liberar suas emoções, é importante reconhecer cada passo – inclusive celebrar as experiências dolorosas que você está abrigando em seu subconsciente.
Por mais destrutivas e prejudiciais que tenham sido essas emoções, ao reconhecer a sua existência, trabalhando para entender a raíz do seu significado e celebrando como elas ajudaram você a alcançar uma parte íntima de sua mente, elas ajudarão a encontrar luz e vantagens em todo o processo de desapego emocional.
Como você bem sabe, lidar com a bagagem, o estresse e o tormento das emoções presas pode mudar completamente a maneira como você vive sua vida. No entanto, seguindo essas recomendações simples, você pode praticar o desapego que o impede de alcançar o bem-estar físico, mental e emocional desejado. Comece a viver uma vida em que se sinta orgulhoso e confiante.
Saiba mais :