Conheça os principais Orixás de Umbanda
Os orixás são os guias espirituais da religião brasileira, são entidades que representam as forças da natureza, eles são aliados das pessoas, protegem e guiam aqueles que nascem como seus filhos. Os filhos do Orixá são aqueles que nasceram sob o manto da vibração do Orixá, e somente através dos ritos da religião pode-se saber de qual Orixá cada um é filho.
O que são os Orixás de Umbanda?
Eles seriam a expressão mais próxima dos santos na religião católica, mas com uma diferença essencial: os Orixás não são perfeitos, eles são imperfeitos como nós, possuem virtudes e defeitos humanos. Acredita-se, no entanto, que os Orixás não tiveram vida corpórea aqui na terra, eles simplesmente representam a energia oriunda da natureza e agem para nos auxiliar nas dificuldades do dia a dia. Os Orixás da Umbanda não incorporam (ao contrário do que acontece no Candomblé), eles se manifestam através dos Falangeiros de Orixá, que são guias que trabalham sob as suas ordens.
Quantos são os Orixás de Umbanda?
Essa é uma pergunta difícil de responder, pois há diversas correntes de Umbanda que utilizam diferentes Orixás. Mas, os principais Orixás que estão presentes em todas as correntes de Umbanda são: Oxalá, Xangô, Iemanjá, Ogum e Oxóssi.
Clique Aqui: Como fazer o banho dos orixás de cada signo
Conheça um pouco mais sobre os principais Orixás de Umbanda
-
Oxalá
Ele é o Orixá mais poderoso, estando abaixo apenas de Olorum, o Deus Supremo. Oxalá foi criado por Olorum a partir do ar e das águas dos primeiros tempos do mundo e é representado por uma estrela de cinco pontas. No sincretismo religioso, Oxalá é Jesus Cristo e representa a fé e a paz. A missão de Oxalá na terra foi a criação do ser humano e hoje é ele quem estimula a fé individual e o sentimento de religiosidade. Oxalá é símbolo de bondade, amor, pureza espiritual e tudo aquilo que é positividade.
São pessoas tranqüilas, calmas e muito responsáveis. São amáveis mas possuem uma forte presença, sendo notados onde quer que estejam, pois possuem a alma de autoridade e de poder de Oxalá.
Cor: branca
Habitat: praia deserta ou colina
Dia da semana: sexta-feira
Data comemorativa: 25 de dezembro
Ervas: Erva Cidreira, Camomila, Arruda, Cravo, Coentro, dentre outras
Signo: Aquário
-
Oxóssi
Oxóssi é um Orixá feminino, representante do amor, do ouro, da fertilidade e da mulher. Dominadora, ela é protetora dos jovens e das gestantes, é a senhora toda poderosa das águas doces. Segundo a Umbanda, ela é o exemplo de mãe que nunca desampara seus filhos e ajuda a qualquer pessoa.
Os filhos de Oxóssi são pessoas vaidosas, que se apresentam sempre de forma impecável, gostam de ouro e jóias – não é a toa que a representação de Oxóssi é com um espelho na mão. São pessoas muito sentimentais e românticas e tratam a todos com um carinho maternal. O ambiente preferido dos filhos de Oxóssi é a sua própria casa.
Cor: azul ou amarelo ouro
Habitat: cachoeiras, rios e lagos
Dia da semana: sábado | Data comemorativa: 8 de dezembro
Ervas: Camomila, Gengibre, Erva Cidreira, dentre outras
Signo: Câncer
-
Ogum
Ogum é o Orixá Guerreiro, que representa as batalhas da vida. É o protetor contra guerras e demandas espirituais negativas, é também o senhor das estradas e o responsável pela manutenção da lei e da ordem. Como guerreiro, no sincretismo religioso ele é São Jorge.
São pessoas que adoram o novo, adoram viajar e não têm lugar fixo no mundo. São curiosos, resistentes, amantes da tecnologia (já que adoram a novidade). Possuem tanta vontade e ímpeto para tudo que podem ser violentos. São responsáveis, dão respostas de prontidão e possuem grande capacidade de concentração e foco. Coragem e franqueza são suas principais características.
Cor: vermelho e branco
Habitat: mata fechada
Dia da semana: terça feira
Data comemorativa: 23 de abril
Ervas: Comigo Ninguém Pode, Espada de São Jorge, Aroeira, dentre outras
Signo: Áries
-
Iemanjá
O Orixá mais querido do Brasil, a mais popular, a rainha do mar e mãe de todos os outros orixás. Poderosíssima, ela representa o trono feminino da geração, é a protetora de todos ligados ao mar: dos pescadores, dos marinheiros, das viagens marítimas e também de toda a fauna e flora marinha. Rege de forma absoluta as famílias e os lares, sendo também muito influente na maternidade.
São pessoas fortes e imponentes, dignas, maternais, fecundas e majestosas. É como uma mãe rigorosa, tanto que muitas vezes podem até parecer arrogantes. Têm dificuldade de perdoar, e quando perdoam nunca mais esquecem. Apreciam o conforto e o relaxamento, e buscam meios para consegui-los. Suas principais características são a amizade e o companheirismo.
Cores: azul claro, branco e prata
Habitat: mar
Dia da semana: sexta feira
Data comemorativa: 15 de agosto
Ervas: Erva Quaresma, Trevo, Pata de Vaca, dentre outras
Signo: Peixes
-
Xangô
Xangô é o Orixá da Sabedoria e da Justiça. Ele simboliza a causa e o efeito: pune quem merece o devido castigo e dá vitoria aos merecedores e injustiçados. É o Orixá buscado para resolver pendências, normalmente é evocado por quem sofre de injustiças e perseguições espirituais e materiais.
São conquistadores, impulsivos e muito teimosos. Normalmente têm dificuldade em aceitar uma opinião diferente da sua e estão sempre julgando e impondo sua própria lei. Voluntariosos, possuem uma alta estima elevada e têm certeza que suas opiniões são essenciais para qualquer discussão.
Cor: marrom
Habitat: pedreiras e grutas
Dia da semana: quarta feira
Data comemorativa: 30 de setembro
Ervas: Folhas de Mangueira, Erva Lírio, Folhas de Limoeira, Folhas de Café, dentre outras
Signo: Leão
Saiba mais :