Você tem problemas com autodisciplina? Confira dicas para melhorar!
A autodisciplina é uma qualidade muito valorizada, principalmente quando falamos de carreira. Ela é uma característica que aspira profissionalismo e confiança. Ser um bom profissional envolve pontualidade, eficiência, criatividade, energia, produtividade e responsabilidade, além de não se contentar com o mínimo. É necessário fazer além de falar, ser realista, competente e cumprir os prazos das tarefas designadas a você. Com certeza, a autodisciplina ajuda muito a cumprir todos esses quesitos. Se você luta para ser mais disciplinado e tem dificuldades com isso, saiba que não é o fim do mundo. Veja neste artigo, como desenvolver a autodisciplina.
Clique Aqui: 5 benefícios de manter um diário de gratidão
Desenvolvendo a autodisciplina
Veja a seguir, alguns passos que vão te ajudar a ter autodisciplina e parar de lutar contra isso em sua vida.
-
Pense nos benefícios
Por alguns minutos, todas as manhãs, pense nos benefícios de ser uma pessoa autodisciplinada. Por exemplo, se você precisa ligar para os clientes da sua empresa todas as manhãs, foque sua mente nos benefícios (ganhos, vendas, reconhecimento), em vez de pensar nas restrições (se ver ligando, perguntando, perdendo tempo no telefone).
-
Baby steps
Você não vai se tornar autodisciplinado da noite para o dia e dar um passo de cada vez pode ajudar muito a cumprir suas tarefas. Por exemplo, se você acordou cansado e indisposto um dia, ou simplesmente não está de bom humor, considere começar pelas tarefas mais fáceis, que não vão te exigir tanto. Após finalizar, passe para outra, sempre dando pequenos passos.
-
Deixe as desculpas e reclamações de lado
Reclamar e dar desculpas não vai ajudar a melhorar a situação e pode deixar as coisas ainda piores. Problemas podem surgir quando você menos espera, mas eles também podem ser criados a partir da sua opinião sobre determinada situação. As coisas podem ser diferentes se você analisá-las de uma outra perspectiva.
Se deixar levar por conclusões precipitadas vai apenas sabotar seus esforços. Em vez de pensar nisso, use a sua imaginação de uma forma construtiva, para focar seus esforços naquilo que precisa ser feito. Não dê espaço para a raiva, frustração, desculpas e reclamações. Você pode até se sentir melhor de forma imediata ao reclamar, mas isso não vai te ajudar a resolver a situação.
Controle as suas emoções e redirecione seus esforços para aquilo que precisa fazer para alcançar os seus objetivos.
-
Crie rituais
Esta é uma excelente técnica de autodisciplina. Busque criar uma série de rituais que te ajudem a economizar tempo e fazer coisas que precisa no seu dia a dia. Por exemplo, ao começar a trabalhar às 9h, leia todos os seus e-mails de trabalho imediatamente. Quando terminar, feche seu e-mail e só volte novamente à ele depois de algumas horas. Isso pode virar um ritual para você e te ajudar a realizar as demais tarefas, sem parar a todo momento para olhar seu e-mail.
Se inspire neste exemplo para criar rituais e economizar tempo na sua rotina de trabalho. O objetivo dos rituais é fazer com que você execute suas tarefas sem ter que pensar no que vai fazer. A rotina é extremamente importante para a autodisciplina e determinar como você vai fazer as coisas te poupa tempo e energia, mantendo-o motivado.
“Impor a disciplina a si mesmo é uma das grandes vitórias do homem contra si mesmo”.
Os benefícios da autodisciplina
Incluir a autodisciplina em sua rotina não é uma experiência ruim como as pessoas normalmente pensam, essa é uma questão de perspectiva. Você pode pensar na disciplina como um conjunto de regras, que vão te controlar e achar que isso vai ser ruim. Ou você pode enxergá-la como uma oportunidade para alinhar sua vida com seus objetivos, paixões a aspirações.
Não tente mudar tudo de uma vez, avance em pequenos passos para que não desanime. Faça mudanças sutis em seus processos de ação e pensamento, siga novos pequenos hábitos e veja o que acontece.
Saiba mais :