Psicoterapia Psicodinâmica – em que consiste e qual é seu objetivo
Ao longo do tempo, o homem buscou desvendar os inúmeros mistérios da mente e um dos aspectos que gera mais interesse entre os pesquisadores é o fenômeno do inconsciente. Ou seja, aquilo que acontece sem que percebamos. A Psicoterapia Psicodinâmica tenta lançar luz sobre essa parte desconhecida da mente dos seres humanos.
Existem processos psicológicos que acontecem sem estarmos conscientes disso. Eles são independentes de nossas intenções, mas, na verdade, constituem um mecanismo que impulsiona as ações conscientes que realizamos. A Psicoterapia Psicodinâmica lida com a mediação psicológica no inconsciente humano. Também acredita que cada pessoa possui uma realidade psíquica e o indivíduo deve tentar ordená-la e compreendê-la.
“Olhe para dentro, para as suas profundezas, aprenda primeiro a se conhecer”
A linha de pensamento da Psicoterapia Psicodinâmica
A Psicoterapia Psicodinâmica está ligada aos princípios da Teoria Psicanalítica e busca entender problemas psíquicos baseada em conflitos inconscientes gerados ao longo da vida. Seu objetivo é superar esses conflitos.
Para isso, busca entender o presente a partir do passado e usa métodos interpretativos. A ideia é voltar aos fatos do passado que mais nos causam tormenta e ressignificá-los.
Freud e a Psicodinâmica
O famoso neurologista austríaco Sigmund Freud, pai da psicanálise, entendia a mente humana como uma estrutura formada por vários níveis. Alguns deles eram superficiais e acessíveis à nossa consciência, enquanto outros estavam em níveis profundos, longe de estados conscientes.
Para Freud e seus seguidores o nível inconsciente explica nossos comportamentos, o que sentimos e pensamos. Enquanto a parte consciente, é apenas uma máscara e esconde quem realmente somos.
Certas vezes, alguns conteúdos inconscientes chegam na parte consciente e nos surpreendem ao cometer erros, dizendo uma palavra que não queremos ou realizando ações que não fazem sentido. Porém, é mais comum do que imaginamos a parte inconsciente de nossa mente se manifestar através da parte consciente sem percebermos.
De acordo com a psicanálise, o conceito de Psicoterapia Psicodinâmica vem da presença de componentes conscientes da mente, uma vez que a mecânica inconsciente que nos impulsiona precisa de um contrapeso que nos impeça de ser dominados por angústias e paixões comuns em nossa existência. Existe um eterno conflito entre o que queremos e o que a realidade pode nos oferecer.
Por isso, a parte consciente força o inconsciente a seguir uma ordem e harmonia, evitando que o corpo atenda a desejos e impulsos que tornam impossível se relacionar com os outros. O choque entre as instâncias psíquicas e interesses concorrentes constitui o componente dinâmico ao qual a psicodinâmica se refere. A psicanálise defende que a mente não é algo estático, mas está em constante mudança, o que não seria possível sem um movimentos interno contínuo.
Clique aqui: 8 sonhos que devemos levar a sério de acordo com a Psicanálise
O principal objetivo da Psicoterapia Psicodinâmica
O objetivo deste tipo de psicoterapia é promover um equilíbrio saudável na mente e comportamento dos seres humanos. Também permite que esses problemas que estão no inconsciente sejam entendidos pelo paciente e, assim, seja capaz de reconciliar consigo mesmo.
Ao manter o foco no problema psicológico que ocorre entre a mente consciente e inconsciente, sem se limitar ao sintoma, é possível tratar as raízes dos padrões comportamentais que nos causam problemas e o desconforto psicológico produzido por fenômenos mentais inconscientes.
Benefícios da abordagem psicoterapêutica
- Mais auto-conhecimento, auto-confiança e auto-estima;
- Melhor capacidade para lidar com situações complexas e difíceis;
- Desenvolvimento pessoal;
- Melhoria nos relacionamentos;
- Compreensão emocional de si mesmo e dos outros;
- Melhora na capacidade de se comunicar;
- Mais facilidade para resolver conflitos.
Fatores práticos da psicoterapia
Essa abordagem costuma ser mais breve que a Psicanálise e prioriza a dinâmica da relação paciente/terapeuta em um ambiente seguro com confidencialidade total.
As sessões costumam durar 50 minutos, são semanais e podem ser realizadas com mais frequência caso seja necessário.
Por que buscar a Psicoterapia Psicodinâmica?
Todos enfrentam, em algum momento de suas vidas, dificuldades que podem afetar suas emoções, comportamentos e até a sua saúde física. Tais dificuldades podem ser medo intenso, problemas conjugais, depressão, ansiedade, sentimento de inferioridade, dificuldades sexuais, estresse, entre outros.
Existem muitas situações que podem desencadear a necessidade do acompanhamento psicológico profissional. Em muitas delas, chegamos a reconhecer que estamos com problemas, mas não conseguimos mudar sozinhos. É neste momento que devemos procurar a Psicoterapia Psicodinâmica como uma aliada na jornada de autodesenvolvimento.
Saiba mais :