Os tipos e as principais qualidades da entidade Pombagira
Tratada por alguns como a versão feminina de Exu, a Pombagira é uma entidade incorporada por médiuns do candomblé e umbanda para atender aos pedidos daqueles que buscam seus conselhos e orientações. É representada por uma mulher muito bela e sensual, liberta da submissão masculina e dos papeis sociais de gênero impostos pela sociedade – como a ideia de que uma mulher deve ser recatada e pura. Existem vários tipos de Pombagira e que podem assumir várias qualidades.
Especialista em amor e relacionamentos, a Pombagira é invocada por quem sofre com problemas no casamento, no sexo ou na vida amorosa em geral, mas também por quem busca soluções no trabalho, na família ou na vida financeira. Acredita-se que, em outras vidas, ela foi uma mulher que sofreu e fez sofrer, e volta agora procurando ajudar as pessoas a evoluir e encontrar a liberdade.
Tipos de Pombagira
A Pombagira é sensual, dominadora, verdadeira e muito feminina. Gosta de tudo relacionado ao feminino, como belos tecidos, batons, perfumes, rosas e lenços, mas também de tudo ligado à sensualidade e força, como cigarrilhas e champanhe.
Vermelho e preto são as principais cores do seu vestuário, que também pode incluir dourado e roxo. Ao ser invocada, ela dá gargalhadas altas e estrindentes para afastar o mal e está sempre segurando a barra da saia ou jogando-a por cima da perna. Para invoca-la, é preciso corresponder às suas características e incorporar muita energia ao fazer o pedido.
Apesar de tais características, a Pombagira não é uma só. São vários os tipos e nomes de entidades invocadas sob essas qualidades. Eis alguns dos mais conhecidos:
Tipos de Pombagira:
- Maria Padilha
- Maria Mulambo
- Rainha Sete Encruzilhadas
- Tata Mulambo
- Cigana
- Rosa Caveira
- Das Sete Encruzilhadas
- Rainha
- Do Cruzeiro
- Maria Quitéria
- Menina
- Rainha do Cemitério
- Das Almas
- Dama da Noite
- Sete Calungas
- Da Figueira
- Mirongueira
- Maria Mulambo das Sete Encruzilhadas
- Sete-Saias
- Menina da Praia
- Cacurucaia
A mais conhecida de todas é, sem dúvidas, Maria Padilha, que segundo consta foi uma rica cortesã no século XIV, amante de sete homens. Ela se divide ainda em outras falanges, como a Maria Padilha Rainha dos 7 Cruzeiros da Kalunga, Rainha das 7 Encruzilhadas, Rainha dos Infernos, Rainha das Almas, Rainha das Portas do Cabaré e Rainha das 7 Navalhas.
Assim como Exu, todas as manifestações possuem suas características próprias, que melhor se adequam às necessidades de quem busca ter seus pedidos atendidos.
Em comum, a Pombagira trabalha auxiliando e guardando os planos inferiores, pois por ser um espírito de uma pessoa com encarnação na Terra entende os defeitos, qualidades e desejos do ser humano como ninguém. Ela abre caminhos e oferece apoio e ajuda na superação de problemas e dificuldades, em especial aquelas de cunho amoroso e sentimental.
Leia também: O que a Pombagira faz na vida de uma pessoa
Saiba mais :