Você está sentindo mais dores no estômago na quarentena do que antes?
Esse texto foi escrito com todo o cuidado e carinho por um autor convidado. O conteúdo é da sua responsabilidade, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic Brasil.
Sua barriga parece revirar, uma queimação incomoda, os alimentos não caem tão bem como antes e talvez até seu apetite esteja diferente. Você sente um enjoo, algo parecido com aquela sensação de “tenho prova e não estudei”. Se sua resposta é sim, isso significa que você é uma pessoa sensível.
“Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos”
A quarentena não está sendo fácil. Um vírus novo apareceu no mundo, iniciou uma pandemia e deixou o ano de 2020 quase insuportável. Doença, crises econômicas, políticas e morte. Quem não está (ou esteve) com o psicológico abalado, não entendeu nada do que está acontecendo.
E o reflexo disso tudo é a dor na região da barriga. Mas por quê? É simples: é através da barriga que sentimos o mundo, é nela que fica o chakra chamado plexo solar. É por isso que quando recebemos uma má notícia, a sensação que temos é que acabamos de levar um soco no estômago. Tem gente que chega a vomitar dependendo do impacto emocional que uma informação gera.
Clique Aqui: Quarentena com crianças – como manter a saúde mental?
O plexo solar e as emoções
É através desse centro de energia que nos relacionamos com o mundo e com as pessoas a nossa volta. O chakra de número 3 está localizado na cavidade abdominal, acima do umbigo e perto do estômago. É por esse centro de energia que nos relacionamos com o mundo, pois ele serve de canal para que nossa energia emocional possa fluir para o exterior e também é o responsável por distribuir a energia vital para todos os outros chakras do corpo. Por isso ele fica no centro, próximo ao umbigo, diretamente ligado aos órgãos do nosso sistema digestivo: estômago, fígado, baço, pâncreas, vesícula biliar e sistema nervoso vegetativo.
Ele controla nosso apetite, a forma como digerimos alimentos e também é ele quem reage às nossas emoções. Quando estamos apaixonados nosso coração bate mais forte, mas é na barriga que sentimos aquela sensação de “borboletas no estômago”. Quando sentimos medo ou ficamos ansiosos, dizemos que estamos com “frio na barriga”. Nossa energia vital circula através dele e não é a toa que o cordão umbilical que nos sustenta no útero fica bem ali.
Os médiuns, por exemplo, relatam que sentem um desconforto no estômago assim que entram em contato com uma energia muito negativa. É o plexo solar alertando que energias pesadas estão presentes no ambiente, sejam elas vindas de pessoas, situações desagradáveis ou até mesmo de entidades espirituais. Outro exemplo são as pessoas que sofrem de depressão ou ansiedade. Na maioria dos casos, a dor na barriga está presente. As emoções desequilibram e de certo o estômago vai doer. Tudo, absolutamente tudo que tem a ver com as nossas sensações emocionais entra e sai de nós pelo plexo solar.
Se pensarmos apenas no nosso sistema físico, veremos que o nosso cérebro e a forma como ele processa as emoções também tem uma ligação muito maior com nosso estômago do que pensamos. Quando estamos cheios de emoções muito fortes, que estão no cérebro e não no coração, nosso sistema digestivo é afetado. O estômago e o cérebro estão conectados através de um nervo chamado vago, e essa conexão faz com que os acontecimentos no nível do cérebro tenham influência no estômago. É por isso que algumas doenças como, por exemplo, a gastrite, alergias a certos alimentos e refluxo gástrico, têm o que a medicina chama de “fundo emocional”.
A quarentena faz sua barriga doer
Nada mais natural do que termos nosso plexo solar atingido nesse momento. Observe o mundo… Quantas pessoas estão sofrendo nesse momento? Quantas estão doentes ou chorando a morte de entes queridos? Preocupadas com as contas que não param de chegar, com o emprego, com o futuro que parece incerto? Tensão, insegurança, medo, tristeza, angústia; são essas emoções que agora estão fortalecidas, pois, a vida é uma busca de sentido para todos.
“Os sentimentos não devem ser lógicos. Perigoso é o homem que racionaliza suas emoções”
Por isso, muitas pessoas relatam que estão sentindo mais desconforto na região da barriga do que antes, o que é natural dado o momento que enfrentamos. E quando esse chakra fica sobrecarregado e não funciona bem, além dessa sensação de desconforto há também aspectos psicológicos que se tornam mais evidentes, como, por exemplo, o desejo por controle. Acabamos por querer controlar tudo, pois, dessa forma, nos sentimos mais capazes de dominar as situações. Isso é um engano e só vai gerar ainda mais ansiedade e desequilíbrio. A irritabilidade, raiva e inquietação também são sintomas gerados pelo desequilíbrio do plexo solar.
Como equilibrar o plexo solar?
Aqui vão algumas dicas valiosas para amenizar essa sensação de desconforto e ajudar o plexo solar a funcionar de maneira mais saudável.
-
As pedras são amigas
E energia de algumas pedras é perfeita para harmonizar e curar nosso plexo solar. Nesse caso, você pode usar essas pedras de várias maneiras: usá-las como joias, como, por exemplo, um colar, uma pulseira ou anel, segurá-las na palma da sua mão ao meditar ou simplesmente carregar uma no bolso o tempo todo. As pedras mais indicadas são âmbar, turmalina amarela e citrino.
-
Meditações
Existem algumas técnicas de meditação específicas para harmonizar o plexo solar. Elas são muito simples de realizar e mesmo um iniciante consegue resultados ao praticá-las. Primeiro, é claro, você deve acalmar seu corpo e sua mente. Respire fundo durante alguns minutos, até se sentir relaxada. Então, volte sua atenção para o abdome superior, onde se localiza o plexo solar. Imagine uma esfera redonda de luz amarela no centro do abdome e concentre-se lentamente em tornar essa energia mais brilhante. Imagine essa bola de luz girando no sentido horário, ao mesmo tempo em que a visualiza ficando maior e mais intensa. Faça isso por 5 minutos e então deixe essa energia se dissipar por todo o seu corpo. Respire fundo novamente e abra os olhos. Se sentir necessidade, você pode realizar essa técnica duas vezes por dia, todos os dias. Ao fim de uma semana de prática, é bem possível que você já note resultados.
-
Alimentação
Todos os alimentos possuem energia, e é dela que verdadeiramente nos alimentamos. Sendo assim, alguns alimentos podem favorecer nosso plexo solar e um ajuste na dieta pode ter resultados incríveis. Nesse caso, quando o foco é o plexo solar, aumentar a ingestão de fibras, reduzir o açúcar e reduzir a quantidade de gordura saturada na dieta é ótimo para todos os chakras, incluindo o plexo solar. É muito bom também aumentar a ingestão de pimentas amarela, arroz integral, pão integral, cereais e milho. O chá de camomila também é ótimo para harmonizar esse chakra e ainda ajuda a relaxar.
Saiba mais :