Quaresma: com cerveja?
É certo que durante a quaresma, às vezes acabamos nos abstendo de coisas que gostamos muito! Mas imagina se esta coisa fosse a cerveja? Daí não dá, né?
Hoje vamos falar sobre os monges que ficaram conhecidos como os “salvadores” da quaresma no meio dos milhares de outros monges. Mas por quê?
Quaresma: o que é?
A quaresma sempre foi o período da igreja católica onde devemos nos abster de algo que nos é valioso como forma de reconhecimento a Deus. Hoje, muitas ficam dias sem comer chocolate, sem utilizar o WhatsApp, sem comer comida japonesa, etc.
Entretanto, na antiguidade, sobretudo nos monastérios, a quaresma compreendia 40 dias onde não se podia comer nada de sólido. Os monges passavam por vários apertos, principalmente quando ficavam fracos e precisavam de algo para fortalece-los!
Clique Aqui: O que significa Quaresma? Veja o real significado
Quaresma: cerveja no monastério
Foi no século XVII, mais precisamente no ano de 1634, que os monges da Ordem dos Mínimos, que teve sua origem em Francisco de Paula, tiveram uma brilhante ideia. Eles eram também conhecidos como Paulaner e durante o período de quaresma foram passar o tempo num claustro da Alemanha, em Neubeck Ob Der Au.
Lá, eles estavam sentindo muita falta de nutrientes e vitaminas essenciais para o bom funcionamento do corpo humano e, devido à esta quaresma extremamente rígida, eles não podiam comer “pão”, por exemplo. Algo que já lhes deixaria bem mais fortes.
Até que eles começaram a fermentar e fazer líquidos com certos nutrientes e cereais. Disto, surgiu durante esta quaresma a cerveja Paulaner, que hoje conhecemos sobretudo como a cerveja do tipo doppelbock.
Esta cerveja ficou muito famosa na época e o monastério começou a vender para o povo sem parar. Todos queriam provar! A cerveja, além de ser rica em nutrientes, minerais e vitaminas, era também uma delícia. Claro, em moderação!
Os monges ficaram muito felizes, pois aprenderam que poderiam ficar com o seu “pão” líquido durante este período de 40 dias e que não ficariam doentes!
Hoje, a Paulanar é vendida no mundo todo e, nos últimos tempos, o dono da empresa alemã de cervejaria anunciou em sua página que a empresa sente muito orgulho de ter a sua origem numa festa de quaresma, mostrando-se respeitoso para com a religião católica e com os sacrifícios de seus monges no passado, durante a quaresma.
Saiba mais :