Quartzo Xamã: o poderoso cristal das viagens astrais
Seu nome não deixa equívocos. Também conhecido como cristal xamã, o quartzo xamã, como se pode imaginar, é um poderoso cristal espiritual amplamente utilizados pelos xamãs como forma de intermediar e induzir a um contato com as energias da mãe-terra e com os elementais da natureza, potencializando os efeitos de todos os rituais Xamânicos.
Em termos minerais, o quartzo xamã ou Xamânico, como também é chamado, consiste em um cristal de rocha de origem brasileira, onde se encontram diferentes minerais em seu interior, como a clorita, o rutilo, a fluorita, a hematita e também cristais phantom (cristais fantasmas).
A união de todos esses minerais proporciona ao quartzo xamã um aspecto diferenciado, como se paisagens se formassem em seu interior. Devido à sua formação, pode ser encontrado em colorações que variam entre o marrom, o amarelo e o verde.
As propriedades místicas do quartzo xamã
Apesar de muitos dos seus efeitos refletirem sobre o corpo físico de seu portador, o quartzo xamã atua especialmente sobre o espírito. Geralmente utilizado durante processos meditativos, essa prática induz o portador do cristal a um estado mais facilitado de transe, possibilitando a realização de viagens astrais e sonhos lúcidos. Nesse quesito, esse é o cristal mais poderoso para essa finalidade.
Um viajante astral experiente poderá ser levado a outros tempos e outras dimensões, principalmente quando se concentra nos desenhos e imagens internas do cristal durante a meditação e, depois, fecham-se os olhos. A partir do estado de transe, abrem-se portas para experiências visionárias, bem como a harmonização da alma.
Acredita-se que a pedra é capaz de atravessar a emoção e a mente em forma de luz, proporcionando um entendimento sobre a existência da perfeição, e que ela pode sim fazer parte do ser humano. Ao utilizar corretamente o cristal, seu usuário poderá então experimentar a dor e a alegria contida dentro de todos os seres de todos os reinos – isso é possível através da diluição de seu próprio Ser em cada Ser.
Além de todas as propriedades transcendentes, o quartzo xamã é um excelente cristal para proporcionar proteção energética. Essa função se dá a partir da conexão de seu corpo físico e mental ao campo espiritual, que elimina energias presas, estagnadas dentro de si e do ambiente em que se encontra. Não somente em caráter protetivo, essa limpeza auxilia o portador na hora de receber possíveis respostas provenientes dos planos espirituais.
A vibração do quartzo xamã favorece ainda os processos de cura espiritual, abrindo os caminhos de seu portador e, com isso, facilitando a chegada de mudanças positivas em sua vida. A comunicação e a conexão com os espíritos e com as forças da natureza também são possíveis com o correto uso do cristal.
Como utilizar o quartzo xamã
Tamanho poder presente nesse cristal, recomenda-se que ele seja utilizado somente por pessoas que tenham o chackra cardíaco bem aberto. Pede-se também para que ser portador utilize seus efeitos com sabedoria, compreensão e humildade.
Cumprindo tais requisitos, o cristal pode ser utilizado em adornos como colares, brincos, anéis e pulseiras; em forma de amuleto junto ao corpo, em bolsas ou sobre a mesa de trabalho; ou, curiosamente, como bastões ou varinhas mágicas. Este último geralmente é utilizado como forma de direcionamento de energia e invocações, podendo também ser usado para desenhar círculos sagrados ou símbolos mágicos. As varinhas costumam ser confeccionadas em madeira, contendo o cristal afixado em sua ponta.
Sobre os bastões, os mesmos podem ser encontrados em tratamentos à base de Reiki ou massagens holísticas, que são aplicadas com a ajuda de pequenos e finos fragmentos lapidados formados totalmente pelo quartzo xamã. Em geral, não costumam passar dos 15cm.
Leia também: Simpatia do quartzo rosa para esquecer um grande amor para sempre
Como limpar e energizar seu quartzo xamã
Especial como é, o quartzo xamã possui algumas recomendações específicas para limpar e energizar o cristal. O melhor método é enterra-lo parcialmente no solo, deixando sua superfície exposta por vários dias e noites em que a Lua Cheia estiver brilhando no céu. É comum encontrar diversos cristais xamânicos com rachaduras ou imperfeições devido a essa exposição excessiva.
Ao contrário dos demais cristais, que podem – e devem – ser mergulhados ou lavados com água salgada, o quartzo xamã é uma exceção à regra e não é aconselhável o contato da pedra em água com sal.
Saiba mais :