Quatro de Copas e o Significado nas Cartas do Tarot
Esse texto foi escrito com todo o cuidado e carinho por um autor convidado. O conteúdo é da sua responsabilidade, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic Brasil.
Em todas as cartas de número quatro do Tarot ocorre uma estabilização ou pausa que resulta em algum benefício para o desenvolvimento da sequência. No quarto arcano menor da série de Água, porém, que é de natureza fluida, sob impacto da Lua em Câncer, a pausa contraria a essência do próprio elemento, criando inércia emocional. Saiba tudo sobre o Quatro de Copas!
O Quatro de Copas e seu Significado no Tarot
Um jovem recostado a uma árvore parece muito absorto na imagem das três taças depositadas na terra diante de si (uma alusão às suas conquistas terrestres). Uma quarta taça está sendo oferecida pelo Universo, como um Ás de Copas em miniatura, um pequeno milagre. Mas o jovem permanece indiferente e apático. Seus braços e pernas estão cruzados, indicando recusa e bloqueando o acesso ao coração.
Seu olhar está tão perdido no que já aconteceu (as taças que já preencheu) que, quando o momento presente lhe entrega algo novo, ele é incapaz de perceber.
Num certo sentido, a ilusão do tempo nos aprisiona na infelicidade, ainda que indiretamente. Porque nossas referências, nossos marcos de avanço e conquistas pessoais ficam detidos no limite artificial de “antes” (o passado) ou “depois” (o futuro). Nisso, perdemos não só o presente, mas perdemos a própria noção do fluxo e abundância do elemento Água, onde tudo flui ao mesmo tempo, sem fragmentação.
A Água é um elemento aglutinante que conecta tudo numa dimensão pessoal e espiritual profunda. Para a água não existe tempo – a lembrança de uma emoção forte nunca desaparece. A Água não tem começo, meio, e fim – ela se transforma, se infiltra, verte, evapora, chove, volta a correr. Já o tempo é um artifício da lógica que fragmenta a eternidade – e a espiritualidade – criando em nós a sensação de separação do Divino.
O Quatro de Copas tem a ver com esse processo de separação. Cada vez que nossa mente nos tira do fluxo dinâmico e rico da vida, saímos da abundância e entramos na escassez. E do ponto de vista da escassez, tudo é escasso. Onde acontece a separação se estabelece o Ego. Para o Ego, não importa o quanto o universo se prove mágico e maravilhoso, sempre falta alguma coisa.
Numa tirada, esta carta indica que, assim como o homem da carta, você está desanimado. A origem dessa palavra quer dizer “des” (sem) “anima” (alma). Nada alegra seu espírito. Não está conseguindo reconhecer os milagres e bênçãos em sua vida porque algo de mais significativo em meio a tudo aquilo se perdeu.
Você não ama mais o que uma vez amou. Pode ser porque você esteja vivendo situações que se tornaram obsoletas. O que num momento anterior parecia promissor “esfriou”: um relacionamento que já “expirou”, um trabalho que já não rende satisfação, um desinteresse por sua área de atuação que não se atualizou). Se é este o caso, é importante reconhecer que a vida e a vontade não se renovam mais ali. Tome as devidas providências, encerre os ciclos com dignidade.
Também pode ser que você se encontre numa situação de passividade que se prolonga demais. Você não se vê inclinado a tomar de nenhuma taça nova porque espera aquela que traga a “promessa de vida em seu coração” – a pessoa certa, o emprego certo, a grande oportunidade… O crescimento emocional fica em suspenso, e qualquer emoção que poderia revigorar alguma coisa é subtraída antes de acontecer.
Qualquer que seja o caso, ficar planejando muito à frente ou ficar preso em questões do passado pode afastar você de seu agora. Abra-se para o que está ocorrendo, sem pré-julgar se é bom, se preenche expectativas, se serve para algum propósito além do presente.
Finalmente, é importante lembrar que não existe “pequeno milagre”. Toda e qualquer manifestação é parte de um fenômeno extraordinário, e você faz parte disso, ainda que por vezes se esqueça. Assuma a responsabilidade pela renovação.
Saiba mais:
- O meu primeiro Tarot: como escolher o baralho ideal
- Como limpar e consagrar as cartas de Tarot
- Como embaralhar as cartas de Tarot: passo-a-passo