Quatro de Ouros e o Significado da Carta no Tarot
Esse texto foi escrito com todo o cuidado e carinho por um autor convidado. O conteúdo é da sua responsabilidade, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic Brasil.
No Quatro de Ouros o Sol está em Capricórnio, e a qualidade espiritual da Terra aparece deteriorada ou equivocada. A lâmina alerta para o risco de aprisionamento no mundo material.
Quatro de Ouros e seu Significado no Tarot
“Era uma vez um homem tão pobre, que só tinha dinheiro”. Um homem se apresenta em seu trono, posicionado emblematicamente diante do domínio que construiu. Não se trata do Rei de Ouros, cujo propósito e consciência já evoluíram através do elemento Terra, mas de um sujeito que teve acesso a um quinhão de sucesso no mundo material. Ele colocou empenho em seu reino e o mundo físico lhe deu a experiência da propriedade e do poder.
Suas posses e conquistas estão representadas aqui pelos pentáculos. Ele se planta sobre eles com os dois pés, prende também uma moeda no encosto do trono, e a posição de seus braços ao redor da moeda maior sugere que está determinado a não se mover – “Tudo meu!”.
Para manter suas posses ele não pode mais se mover, mas nem se dá conta. Agora vive para o material, é tudo o que tem. Sua própria identidade se converteu em extrema vigilância e medo, protegendo seus domínios sem trégua – enquanto outros aspectos da vida lhe escapam. Toda a sua fortuna cabe na figura, mas por medo de perder, ele nunca vai expandir, nunca vai realizar o propósito mais elevado da matéria.
Numa tirada, esta carta alerta para o risco de apego cego à matéria – seja como segurança e estabilidade, seja como conforto, seja como prestígio. É uma energia de conservadorismo e estagnação por se limitar ao modo familiar de fazer as coisas. Nenhuma renovação ou reciclagem é possível. Não há espaço.
No ambiente de trabalho, não há espaço para implemento, falta inovação e criatividade. Mesmo as boas inciativas são sufocadas. Há centralização total da autoridade, e nada pode desviar do que está estipulado. Não é uma boa visão de investimentos ou crescimento, porque a lógica aplicada só serve a um recorte cristalizado no tempo. Mas o mundo ao redor continua girando!
Os relacionamentos pessoais e familiares marcados por esta energia refletem rigidez e possessividade. É preciso arejar. As regras estão muito restritivas, o outro não é mais levado em consideração tal como necessita. Não é possível dialogar ou renegociar. As pessoas se sentem oprimidas.
Numa pessoa, revela um traço de mesquinharia, avareza. A consciência aprisionada nesse arcano nunca vai acordar do transe produzido pela riqueza e pelo poder momentâneo – ou, se acordar, será tarde demais, quando a ordem dinâmica do Universo devorar essa estrutura.
Obter o que se deseja nem sempre significa felicidade.
Saiba mais :