Que tal se a gente falasse um pouco sobre Alquimia?


Esse texto foi escrito com todo o cuidado e carinho por um autor convidado. O conteúdo é da sua responsabilidade, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic Brasil.
Alquimia é um lance que caiu em uma espécie de limbo cognitivo por conta da popularização do termo. Diferentemente do termo “física quântica” entretanto, a gente não se importa muito em desmentir quem se diz alquimista simplesmente porque… não importa mais.
Um pouco mais sobre Alquimia
A alquimia foi uma arte muito importante para a humanidade ao longo do medievo por conta das descobertas que foram realizadas por conta dela. Naquela época, a alquimia tinha cara de ciências e os Magos se escondiam em seus laboratórios para tentar compreender como a vida funcionava.
Descobrimos a pólvora, melhoramos processos de destilação, lançamos mão a melhora de metais com avanços na metalurgia e também ajudamos no processo de construção de vários medicamentos e até demos uma mãozinha na descoberta de várias coisas da medicina e astronomia, mas claro… a alquimia se tornou o domínio de curiosos que a transformaram em mera solução de chás, perfumes e velas coloridas.
Não é de se espantar que isso tenha acontecido, pois é o que acontece sempre com qualquer tecnologia que a gente vá desenvolver: eu hoje estou no campo das neurociências e você pode ver o tanto de coisas que nós descobrimos e que já está virando bobagem nas mãos incautas dos esotéricos:
- TDAH já virou “criança índigo”;
- Já tem gente tentando tratar dengue com acupuntura
- E demais coisas que, sinceramente? Sempre vão acontecer.
No fundo, a alquimia é um processo, ou a tentativa de um, de te levar do ponto A ao ponto B, geralmente ligando esses pontos com a melhora individual. Sim: é uma transformação de fato, mas uma transformação que acontece dentro de você para que ela se manifeste do lado de fora, dado que essa é a única forma de propor alguma mudança real no seu mundo.
Nós estamos falando isso há centenas de anos, desde quando colocamos que “o todo é mente, o universo é mental”, mesmo antes do Caibalion traduzir o pensamento desta forma, mais recentemente. A diferença aqui é exatamente essa: Nós, Magos, já sabemos há séculos que a mudança necessária a todos está dentro de nós. A gente sempre falou isso. Só que, por algum motivo, você espera que o universo como um todo mude para seu agrado.
A gente tá tão preso nisso que nós nem conseguimos entender que não adianta fazer as mesmas coisas e esperar resultados diferentes; enquanto você fritar ovo, terá ovo frito, nunca será uma picanha ou um prato de salada.
Eu fico pensando nisso e em como isso pode ser esquisito… mas quer saber? Hoje em dia eu também cansei de ficar fazendo as mesmas coisas e esperando resultados diferentes, então eu não vou ficar mais insistindo com todo mundo que o melhor é mudar a si do que mudar o outro. Então…
Continue fazendo seus perfuminhos aí que eu vou continuar crescendo aqui. Se você quiser me acompanhar, vem junto. Se não… tenta a sorte.
Abs.
Saiba mais :