Confira 4 receitas de sopas e caldos para os dias mais frios
Esse texto foi escrito com todo o cuidado e carinho por um autor convidado. O conteúdo é da sua responsabilidade, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic Brasil.
Os pratos quentes ganham mais espaço nos dias frios. As sopas e caldos são opções não apenas para esquentar, mas também podem contribuir na imunidade e manutenção da saúde física e mental. Consumir alimentos da estação favorece o plantio local e contribui na diminuição da poluição.
Como explica a personal chef Thais Alves, consumir vegetais da estação contribui para a diminuição de emissão de gases e desperdício de alimentos com transporte, uma vez que as distâncias são menores. “Além disso, o uso de agrotóxicos e compostos químicos pode ser relativamente maior em colheitas não sazonais, podendo contaminar os lençóis freáticos e o solo da região. Dessa forma, comprar os alimentos da estação é inclusive uma maneira de aplicar o consumo consciente ao seu dia a dia”, ensina.
As frutas do mês de julho são carambola, kiwi, laranja-lima, mexerica e tangerina. Já as verduras e legumes são agrião, alho-poró, chicória, coentro, couve, erva-doce, espinafre, mostarda, salsão, cenoura, abóbora, batata-doce, cará, cogumelo, ervilha, inhame, mandioca, mandioquinha, nabo, palmito, pepino e rabanete.
Thais explica que o diferencial nas sopas e caldos é usar um fundo de legumes ou carne, dando mais sabor ao prato, em vez de usar água, o fundo ajuda a realçar o sabor dos pratos. “E você pode congelá-los após o preparo, facilitando as receitas”, ressalta.
A personal chef indicou três receitas para aproveitar os alimentos da estação e uma diferente e gourmet para se arriscar na cozinha.
-
Sopa/creme de mandioquinha
Serve: 4 porções
Tempo: rápidoIngredientes
– 1 kg de mandioquinha (batata-baroa) (cerca de 10 unidades)
– 1 cebola média
– 1 talo de salsão
– 2 dentes de alho
– ¼ de xícara (chá) de vinho branco
– 1 litro de água (ou caldo de legumes caseiro)
– 1 folha de louro
– 2 colheres sopa de azeite
– sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
– bacon dourado em cubos para servir (se quiser a sopa vegana, só não utilizar)Modo de preparo
– Lave, descasque e corte as mandioquinhas em rodelas. Corte o talo de salsão em cubos.
– Descasque e pique a cebola e os dentes de alho.
– Leve uma panela grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, adicione a cebola e o salsão, tempere com uma pitada de sal e refogue até começar a dourar. Junte o alho, o louro e mexa. Acrescente o vinho e misture bem, raspando o fundo da panela para dissolver os “queimadinhos” e evaporar o álcool.
– Junte os pedaços de mandioquinha, a água (ou caldo se preferir) e tempere com sal e pimenta a gosto.
– Misture e deixe cozinhar em fogo médio.
– Assim que ferver, tampe parcialmente a panela e deixe cozinhar até a mandioquinha ficar bem macia.
– Desligue o fogo e descarte a folha de louro. Transfira metade do caldo com as mandioquinhas cozidas para o liquidificador e bata até ficar liso. (Caso você tenha um mixer, pode fazer dentro da panela)
–Atenção: segure firme a tampa do liquidificador com um pano de prato para evitar que o vapor quente da sopa ejete a tampa. Transfira para uma tigela e repita o processo com a outra metade da sopa.
– Sirva a seguir com o bacon dourado.
– Se você preferir um creme, ao invés de sopa. Adicione creme de leite fresco ao final do preparo e deixe em fogo baixo até reduzir.
-
Sopa de abóbora com gorgonzola
Serve: 4 porções
Tempo: rápidoIngredientes
– ½ abóbora japonesa (500 g se comprar já descascada)
– 1 cebola média
– 1 cenoura
– 1 talo de salsão
– 1 dente de alho
– 1 litro de água (ou caldo de legumes)
– 1 colher (sopa) de manteiga
– 1 folha de louro
– 2 cravos-da-índia
– 100 g de gorgonzola
– sal e pimenta-do-reino moída na hora a gostoModo de preparo
– Faça o pré-preparo: descarte as sementes, descasque e corte a abóbora em pedaços grandes; descasque e rale a cenoura; corte o salsão em pedaços pequenos; descasque e corte a cebola ao meio, numa das metades prenda a folha de louro espetando com os cravos, pique fino a outra metade; descasque e pique fino o alho.
– Coloque a manteiga numa panela média e leve ao fogo médio. Quando derreter, acrescente a cebola picada e a cenoura ralada. Tempere com uma pitada de sal e refogue até murchar. Junte o alho e misture bem. Acrescente a abóbora, a cebola cravejada e os pedaços de salsão.
– Regue com a água (ou o caldo de legumes) e deixe cozinhar até ferver.
– Assim que ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar com a tampa entreaberta por mais 15 minutos.
– Enquanto isso, numa tigela, esfarele o queijo gorgonzola com o um garfo e deixe fora da geladeira – assim ele derrete melhor na sopa quente.
– Desligue o fogo e descarte os pedaços de salsão e a cebola cravejada com os cravos. Transfira o caldo com os pedaços de abóbora para o liquidificador e bata até ficar liso (caso você tenha um mixer, pode fazer dentro da panela)
Atenção: segure a tampa com um pano de prato para evitar que o vapor empurre e abra a tampa.
– Sirva a sopa quente com o gorgonzola esfarelado por cima.
– O doce da abóbora e o salgado do queijo ficam ótimos juntos. Adicione uns croutons para dar uma crocância ao prato.
-
Creme de cogumelos
Serve: 2 porções
Tempo: rápidoIngredientes
– 200g de cogumelos-de-paris frescos (uma bandeja)
– 1 cebola
– 2 dentes de alho
– 1 colher (sopa) de manteiga
– 200 ml de caldo de legumes caseiro
– 1 xícara (chá) de creme de leite fresco
– noz-moscada ralada na hora a gosto
– sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
– folhas de salsinha fresca a gostoModo de preparo
– Limpe os cogumelos com um pano úmido: nada de lavar em água corrente ou deixar de molho – eles são como esponjas e isso acabaria com a textura e o sabor da preparação. Corte os cogumelos em fatias finas.
– Descasque e pique fino a cebola e o alho.
– Leve uma panela média com a manteiga ao fogo médio. Quando começar a espumar, junte os cogumelos e deixe dourar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando. Reserve numa tigela 1 colher (sopa) das fatias de cogumelos dourados para decorar a sopa.
– Junte a cebola e o alho picados, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 2 minutos até murchar. Regue com o caldo de legumes e tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto. Assim que ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar por mais 5 minutos.
– Transfira o creme para o liquidificador e bata até ficar liso. Atenção: segure a tampa com um pano de prato para conter o vapor (se preferir, bata na própria panela com o mixer).
– Volte a sopa para a panela, misture o creme de leite e leve ao fogo médio, apenas para aquecer. Sirva a seguir com as fatias de cogumelos dourados e folhas de salsinha a gosto.
Dica: experimente servir com uma fatia de pão italiano caseiro bem douradinha
-
Sopa de cebola gratinada
Serve: 4 porções
Tempo de preparo: Até 2h“A sopa de cebola é um clássico da culinária francesa, que ganha uma camada especial de sabor depois de ir para o forno com as fatias de pão italiano e queijo gruyère. Ela é um prato mais elaborado, que precisa de um caldo de carne para o seu preparo”, esclarece Alves. Caso você tenha pronto, pule essa etapa.
Ingredientes para o caldo:
– 500 g de músculo traseiro em cubos grandes
– 2 litros de água
– 1 cenoura
– 1 cebola
– 1 talo de salsão
– 1 folha de louro
– 5 grãos de pimenta-do-reinoModo de preparo
Lave a cenoura e o salsão; descasque a cenoura e corte cada uma em 3 partes; descasque e corte a cebola ao meio. Junte todos os ingredientes na panela de pressão, cubra com a água, tampe e leve ao fogo alto. Assim que começar a sair vapor pela válvula, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos. Enquanto o caldo cozinha, aproveite para dourar as cebolas da sopa. Desligue o fogo e espere todo o vapor sair antes de abrir a panela. Coe o caldo e reserve.
Dica: por ser um caldo de cozimento rápido, você pode utilizar a carne e a cenoura em outras preparações.
Ingredientes para a sopa
– 4 cebolas (cerca de 500 g)
– 2 colheres (sopa) de manteiga
– ¼ de xícara (chá) de vinho branco
– 1 colher (sopa) de farinha de trigo
– 1,5 litro do caldo de carne caseiro
– 3 fatias de pão italiano grossas (cerca de 3 cm de espessura)
– ½ xícara (chá) de queijo gruyère ralado (cerca de 40 g)
– sal e pimenta-do-reino moída na hora a gostoModo de preparo
– Descasque e fatie as cebolas em meias-luas finas.
– Numa panela média, leve a manteiga para derreter em fogo médio. Acrescente as cebolas e tempere com uma pitada de sal. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, por cerca de 30 minutos, até ficarem bem macias e douradas. Esta é uma etapa que não dá para ter preguiça; se as cebolas não caramelizarem, a sopa não fica gostosa. Se precisar, deixe cozinhar por mais tempo.
– Junte o vinho e misture, raspando o fundo da panela para dissolver os queimadinhos da cebola, até evaporar. Adicione a farinha de trigo e mexa por cerca de 1 minuto – essa misturinha de farinha com manteiga vai engrossar levemente a sopa.
– Junte o caldo de uma só vez e misture bem com uma espátula, para dissolver os grumos de farinha. Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo.
– Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 200 graus. Aqueça uma frigideira em fogo médio e toste apenas um lado dos pães por cerca de 2 minutos.
– Após os 30 minutos, desligue o fogo e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
– Transfira a sopa para um refratário ou panela que possa ir ao forno. Disponha as fatias de pão italiano, uma ao lado da outra, com a parte tostada para baixo – assim elas absorvem menos líquido e não desmancham. Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno.
– Deixe por cerca de 10 minutos para gratinar. Se o seu forno tiver a opção grill pode usar, mas fique de olho para não queimar! O queijo pode levar menos tempo para derreter. Com cuidado, retire a panela do forno e sirva a sopa imediatamente.
Saiba mais :