Red Chestnut e a preocupação excessiva pelo bem-estar alheio
Por muitos, o estado ou personalidade Red Chestnut pode ser visto como uma sincera demonstração de cuidado e afeto. Entretanto, as pessoas que realmente precisam fazer uso desse floral já ultrapassaram em muito o limiar entre cuidado e obsessão.
Conheça aqui os 38 florais e as suas aplicações!
Red Chestnut e a preocupação com o bem-estar alheio
Em um primeiro momento, a descrição de Red Chestnut pode parecer um estado inofensivo e até apreciado por algumas pessoas que o observam de longe. Entretanto, quem sofre com esse problema ou tem uma relação próxima com essas pessoas consegue enxergar uma realidade de preocupação e sofrimento constante.
Num conceito geral, o floral Red Chestnut é indicado para pessoas preocupadas e ansiosas em excesso, que estão sempre sofrendo intensamente quando entes queridos estão expostos a situações “perigosas” ou as quais não se pode protegê-los. Diante de tamanha preocupação, acabam parando de se preocupar consigo mesmos, gerando ainda problemas de autoestima.
Podemos citar como um bom exemplo o comportamento de muitas figuras maternas. Imagine uma mãe que não consegue dormir nem fazer qualquer outra atividade enquanto os filhos não chegam em casa. São pessoas que sofrem ininterruptamente e são tomadas por pensamentos negativos sobre o que pode acontecer com seus filhos.
De acordo com o Dr. Bach, é compreendido e comprovado pela neurociência que diante de situações como a de quando um parente se atrasa, a mente humana tende a sentir uma “força” ameaçadora negativa, como se algo de ruim tivesse acontecido a essa pessoa. Nas palavras de Bach, o estudioso descreve a sensação da seguinte maneira:
“Se eles voltam tarde, há o pensamento de que algum acidente possa ter ocorrido; se eles saem de férias, há o medo de que alguma calamidade possa acomete-los. Qualquer doença se transforma numa queixa muito séria e há grande ansiedade, mesmo por aqueles que não estão seriamente doentes. Sempre pressentindo o pior e antecipando infortúnios para eles.”
Diante desse quadro de preocupação excessiva, alguns sintomas físicos podem surgir, como suor frio, ter taquicardia e um intenso sentimento de angústia. Apesar de conseguirem se segurar muitas vezes, é comum que essas pessoas realmente saiam de casa para se certificar do bem-estar do ente querido ou simplesmente bombardeiem celulares com mensagens e ligações com “está tudo bem? Você chegou?”.
Quando alguém se encontra no estado Red Chestnut, aquele desejo positivo de cuidado e amparo toma uma forma exagerada e deturpada, quase sempre sufocando aquele filho ou outra pessoa que só quer viver a própria vida. As consequências desse comportamento são realçadas através de medo e insegurança.
O floral Red Chestnut é também recomendado quando duas pessoas possuem um vínculo afetivo tão forte a ponto de se tornar patológico. Nesse caso, há um grave comprometimento da individualidade, e essas pessoas simplesmente não conseguem se desvencilhar umas das outras. Essa é uma característica geralmente observada em relações amorosas onde o casal acaba se tornando um único indivíduo.
Clique Aqui: Gorse, um floral de esperança aos que desistiram de lutar
Duração e tratamento do estado Red Chestnut
É bastante impreciso determinar a duração de um estado ou traço de personalidade Red Chestnut. Isso porque muito da complexidade do tratamento tem relação com o vínculo emocional entre o obsessor e a “vítima” dessa pressão.
Nos casos onde a relação é entre mãe/pai e filhos, por exemplo, essa preocupação excessiva pode ultrapassar a idade adulta dos filhos, sendo sempre justificada como “normal”. Muitos desses pais ignoram a possibilidade de preocupação patológica, alegando zelo e um medo carinhoso de deixar as crias voarem para fora do ninho.
Outra possibilidade onde o estado Red Chestnut é observado e temporário é em indivíduos que, pela profissão ou determinada situação da vida, se veem obrigados a cuidar ou se responsabilizarem por alguém. Enfermeiros, psicólogos, cuidadores e até mesmo professores podem se ver temporariamente tomados por essa necessidade de amparar excessivamente o bem-estar alheio.
Por meio do tratamento com Red Chestnut, essas pessoas são auxiliadas a encontrar paz para seus corações, ao mesmo tempo em que conseguirão aceitar e entender que cada indivíduo é responsável pelas próprias provações. O floral será uma poderosa ferramenta para que finalmente abrandem a ansiedade e permitam que seus entes queridos se desenvolvam livremente.
Ao recuperarem a consciência sobre seus erros, os Red Chestnut serão capazes de transformar essa preocupação excessiva em algo positivo, como através de ações como o cuidado, o amparo e a orientação.
A personalidade Red Chestnut
Geralmente, as pessoas com personalidade Red Chestnut são filhos ou parentes próximos de pessoas com esse comportamento. Como consequência de uma criação superprotetora e tomada pela ansiedade desses adultos, temos uma certa influência que acaba se enraizando naquele que se viu sufocado ao longo da vida.
Geralmente após a adolescência, essas pessoas costumam ter muita dificuldade em lidar com a liberdade do outro. E nesse caso temos um comparativo bem diferente do que classificamos como possessividade ou egoísmo; pessoas que precisam de Red Chestnut sofrem com um medo obsessivo de que algo aconteça àqueles que ama, desejando compulsivamente proteger essas pessoas.
O principal erro daqueles que sofrem com essa obsessão é a dificuldade em estabelecer confiança sobre a capacidade do outro em se defender e se proteger dos obstáculos da vida. Para os Red Chestnut, o mundo é um lugar perigoso e que também não merece a sua confiança. Estando fechados para o que há de bom, são incapazes de transmitir qualquer positividade ao seu redor.
Clique Aqui: Heather, o floral para pessoas carentes e com medo da solidão
Para quem é indicado?
Em constante estado de preocupação e ansiedade excessivas, essas pessoas precisam encontrar um equilíbrio entre o zelo e a invasão sobre o bem-estar alheio. Veja quais são as principais características que levam a recomendação do floral Red Chestnut:
- Possuem vínculos muito fortes com determinados entes;
- Se preocupam constante e compulsivamente com o bem-estar alheio;
- Presumem que algo ruim está sempre prestes a acontecer àqueles que ama;
- Costumam sufocar seus entes queridos com sentimentos de medo e insegurança;
- Tendem a apresentar comportamento invasivo quanto à privacidade alheia;
- Diante da preocupação excessiva apresentam sintomas como sudorese, boca seca, angústia e taquicardia;
- Não permitem nem confiam na liberdade alheia;
- Nos casos amorosos, podem ser confundidas com pessoas possessivas e ciumentas.
De acordo com as palavras do próprio criador do floral, Dr. Edward Bach, Red Chestnut é indicado às pessoas que se encaixam em algumas características básicas, como:
“Para aqueles que acham difícil não ficarem preocupados com outras pessoas. Muitas vezes, eles param de se preocupar consigo mesmos e podem sofrer mais com relação às pessoas que gostam, antecipando, na maioria das vezes, infortúnios que podem ocorrer a elas.”
Saiba mais :