A reflexão antes de agir: você é uma pessoa forte?
Quem nunca escutou “Pense bem antes de agir” que atire a primeira pedra. Sim, este é um ditado muito importante, pois ele evidencia o poder e importância da reflexão antes da tomada de qualquer ação. Quando pensamos, quando refletimos, quando medimos as consequências, tendemos a aceitar ou recusar situações que podem nos beneficiar futuramente.
O poder da reflexão
A reflexão tem o seu poder singular. Ela sempre é movida por neurônios e por um espírito que se preocupa com o futuro e com a integridade da alma, dos pensamentos. Quando pensamos, economizamos tempo, efeitos e consequências ruins e, além de tudo, evoluímos enquanto seres humanos, seres pensantes.
O exercício do raciocínio também nos torna mais inteligentes, na medida em que pensar antes de agir faz com que os nossos neurônios se habituem com um processamento mais rápido e, consequentemente, acabamos salvando e desenvolvendo informações de maneira mais saudável e veloz.
Clique Aqui: Meditação Mindfulness – Para controlar seus pensamentos
Características de pessoas reflexivas: a força
A principal característica de uma pessoa reflexiva é a força. Por quê? Bem, quando tomamos regularmente um tempo, antes de agirmos, para a reflexão, acabamos nos acostumando com esta “segurada”, com esta “pausa”, com esta “hesitação”, que não deixa de ser um peso que suportamos para um bem comum.
Ou seja, com um movimento cerebral e invisível, nos tornamos mais fortes espiritual e integralmente.
-
Influenciável?
Esta é a primeira qualidade que dispensamos, nós, fortes e reflexivos. Quando desenvolvemos estas habilidades, nos tornamos pessoas dificilmente influenciáveis, sempre tomando e defendendo opiniões pessoais e próprias.
Desta maneira, também perdemos o medo de falar em público, de expressarmos nossas opiniões e também de nos afirmarmos enquanto seres pensantes que não desistem de si.
-
Medo de mudar?
O poder do raciocínio e da reflexão faz com que perdemos também o medo de mudar. Assim, não ficamos mais estacados e presos em situações que nos machucam ou que estão nos cansando atualmente.
Relacionamentos abusivos ou que nos machucam emocionalmente são muito perigosos e, às vezes, estamos tão cegos com um falso amor que não conseguimos ver direito o que está acontecendo. Porém, quando desenvolvemos uma reflexão estrutura e pensamento crítico, descobrimos que estamos numa cilada e, rapidamente, saímos dela, sem medo de deixar aquele “dito amor” para trás!
Esse mesmo processo se estende a empregos, a casas, a todos os âmbitos da vida em que a gente às vezes se cansa e começa a se automachucar. A reflexão faz com que comecemos a dar novas chances para nós mesmos. A nos amarmos, a nós e às nossas ideias.
-
Autoridade de escolha
Essa independência proporcionada pelo espírito da reflexão, também nos dá o poder da escolha, essa autoridade que todos devemos ter. Assim, quando nos reconhecemos e nos autoconhecemos, descobrimos também que temos o poder de conhecer ou reconhecer quem nós quisermos, sem sermos forçados a nada.
Neste ponto, as amizades tornam-se mais saudáveis e a gente não tem medo de dar “adeus” a um inimigo que, até então, se passava por um inimigo, sugando todas as nossas energias e positividade.
-
Adeus à violência pela reflexão
Este tópico pode parecer muito forte, mas na verdade ele é apenas abrangente. Quando praticamos a reflexão, a nossa violência, o nosso ser “ruim” que habita dentro de nós, também diminui. Assim, em todos os níveis de violência e maldade inerentes à raça humana, a bondade vem pousar. Começamos a ser pessoas mais tranquilas e perdemos a vontade de prejudicar o próximo.
Começamos a valorizar as pessoas, mesmo aquelas que não gostam de nós. Mostramos aos nossos inimigos que podemos ser melhores do que eles e, assim, praticamos o amor de uma maneira jamais vista!
-
Humildade e sinceridade
Pessoas inteligentes nunca são soberbas ou vaidosas. Provavelmente alguém já te disse isso. Bem, pode ser um pouco difícil de acreditar, mas sim, é verdade. Quanto mais inteligente e sábio alguém fica, mais ele descobre a importância de cultivar a humildade, pois ele percebe que o exibicionismo e a arrogância não servem de nada!
Se você ver alguém que se diz inteligente e que não é humilde o suficiente para demonstrá-lo, não tenha medo de se afastar ou de evitar essa pessoa. Suas atitudes podem ser danosas às energias de seu corpo.
-
Tomar um tempo a sós
E, por fim, uma das últimas características das pessoas que refletem é a meditação. Quando refletimos, começamos a dar importância à reflexão pessoal e a valorizar um tempo a sós. Valorizamos, então, a nossa vida, a nossa alma, o nosso ser. Nos respeitamos e desenvolvemos um amor pela nossa essência, pois, quando nos amamos e nos entendemos, podemos compreender qualquer outra pessoa que se aproxime!
Saiba mais :