Reflexologia podal: o poder da cura aos seus pés
A técnica da reflexologia consiste em estimular e manipular pontos e áreas de ambos os pés usando as mãos e dedos para promover o relaxamento e ativar os mecanismos de autocura do corpo e alívio da dor.
A Reflexologia Podal é baseada na teoria de que nossos pés refletem um mapa de nossos órgãos, com cada um dos pontos representando uma área ou orgão. A massagem nos pontos corretos atua sobre o sistema circulatório e linfático, assim como os meridianos dos órgãos, massageados para recuperar o equilíbrio dos mesmos. É uma terapia suave, não invasiva, realizada nas plantas dos pés, enquanto a pessoa está deitada confortavelmente. Alguns pontos podem provocar dor ao serem pressionados caso a área ligada àquele ponto esteja afetada, mas de uma maneira geral é suportável e até relaxante.
A Reflexologia Podal tem como base a Teoria da Zona, que explica a conexão de diferentes partes do corpo ligadas a determinadas zonas e orgãos. Apesar de a Reflexologia ter se tornado um método mais refinado com o passar do tempo, a teoria da zona continua sendo uma ferramenta muito útil e seu entendimento é essencial para compreender a reflexologia.
O sistema de zonas organiza as relações entre as diferentes partes do corpo. Você pode pensar nelas como diretrizes ou demarcações que conectam uma parte à outra. Existem dez zonas longitudinais iguais que atravessam o corpo da cabeça até a ponta dos dedos dos pés.
O ser humano possui dez dedos das mãos e dos pés, e portanto fornece um sistema de numeração conveniente. Cada dedo do pé pertence a uma zona e ao usar o gráfico de reflexologia podal, você pode traçar essas dez áreas do corpo começando pelos pés e desenhando linhas imaginárias que sobem as pernas de cada dedo do pé, através do tronco do corpo até o topo da cabeça. Cada dedo do pé representa uma zona.
A tensão ou congestão acumulada em qualquer parte do corpo irá afetar toda a área longitudinalmente através do corpo. Desbloquear a tensão significa curar. Como um rio onde foi construída uma barragem, as áreas localizadas ao redor desse bloqueio são afetadas por ele. Se a área permanecer bloqueada, as áreas adjacentes poderão ser afetadas. A sensibilidade em uma determinada parte do pé indica ao reflexologista que algo está acontecendo nessa zona ou zonas em algum lugar do corpo do paciente. A pressão direta aplicada a qualquer parte de uma zona irá afetar toda a amplitude dessa zona. Esta é a base da teoria da zona e é também a base da reflexologia podal; os pés não são apenas partes funcionais do corpo que representam cada uma das dez zonas, e sim uma reiteração direta do próprio corpo humano, o seu reflexo.
Reflexologia: a conexão de todo o corpo com os pés e as mãos – consulte aqui!
Benefícios da Reflexologia Podal
A Reflexologia Podal é recomendada para quem está sentindo dores, estresse ou falta de energia. Essa técnica pode ajudar a pessoa que a receber a restaurar o equilíbrio, estimulando o seu próprio corpo para que ele mesmo se cure.
Ela pode estimular uma circulação lenta e é útil no tratamento de estresse, ansiedade, dores nas costas, enxaqueca, má digestão, síndrome do intestino irritável (SII), problemas respiratórios, asma, dor de cabeça, problemas na bexiga, sintomas da menopausa e dores menstruais.
Existem até mesmo casos de pessoas que buscam essa terapia como complemento de um tratamento médico para aliviar as dores do tratamento de doenças como o Câncer ou da Esclerose Múltipla, tamanho é o seu poder analgésico de alívio da dor e promoção do bem-estar.
Contraindicações e cuidados necessários ao buscar a Reflexologia Podal
Muitos são os benefícios da Reflexologia Podal, mas deve-se tomar cuidado ou até mesmo consultar um médico antes de buscar essa terapia em casos de febre, início do ciclo menstrual, diabetes, gravidez (principalmente nos 3 primeiros meses). Também deve-se evitar fazer a terapia depois de comer uma refeição muito pesada.
Se você tem algum tipo de doença, converse sempre com o seu médico antes de iniciar um tratamento de Reflexologia Podal.
Saiba mais :