Rei de Copas e o Significado nas Cartas do Tarot
Esse texto foi escrito com todo o cuidado e carinho por um autor convidado. O conteúdo é da sua responsabilidade, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic Brasil.
Fechando a série, no Rei de Copas culmina a realização do potencial do elemento Água (de característica Yin). Como resultado, temos um dirigente extremamente espiritualizado, que exerce liderança e abraça sua profundidade emocional.
O Rei de Copas e seu Significado no Tarot
O trono deste rei emerge como se estivesse jorrando das profundezas das águas. Isso nos dá uma indicação de onde vem a perspectiva que ele tem do mundo. Seu reino conecta continentes, e ainda se estende fazendo interface entre Terra e Ar.
À sua direita vemos uma baleia (guardiã atemporal da memória, do passado e da cura.) À sua esquerda vemos um navio, representando a capacidade de canalizar a potência da mente para navegar pelas emoções, descobrindo novas rotas para o crescimento e evolução pessoal. Em meio às ondas, ele se mantém calmo e no controle, sem ser abalado por elas. Aprendeu que, assim como o mar, sentimentos podem causar turbulência ou podem impulsionar os navios. O discernimento entre essas possibilidades orienta a consciência a fluir na melhor direção.
Águas não foram feitas para estagnação, mas para co-criação de um Universo em constante mudança. Promover movimento é reproduzir o princípio inquestionável da mutação. Dessa noção resulta um viés extremamente progressista, humanitário e moderno.
Pessoas que manifestam os traços desse rei são guiadas por intelecto, compaixão e a intuição para servir a humanidade. Amam a família, mas no fundo sentem que todos somos uma grande família. Agem com diplomacia, sabem ouvir e dão voz às necessidades do coletivo. Apoiam a liberdade.
Sentem-se confortáveis entre todos os grupos sociais, pela capacidade de enxergar os pontos em comum acima de todas as diferenças. A igualdade unifica – assim como a Água.
Numa tirada, essa carta indica que você deve compreender que sua atitude e postura têm o poder de criar correntes. Nas situações instáveis ou de discórdia, disperse a tensão para chegar a uma solução.
Seu conhecimento pode ser usado tanto para dividir quanto para gerar progresso. Crie um ambiente que incentive tolerância e compreensão. Considere todos os pontos de vista, inclusive os diferentes dos seus. Aproxime opostos: as pessoas entram em sintonia com base nos sonhos que compartilham, e não nas suas divergências. Use sua posição para ajudar os que precisam.
Esse arcano também desperta o professor que existe em você, que infunde nos outros o gosto pelo conhecimento. Use sua capacidade de estabelecer conexões entre diversos domínios, aproximando áreas aparentemente distantes. Demonstre como está tudo conectado. Talvez seja momento para se envolver com pesquisa ou atualização técnico-científica. Incentive e dê suporte a seus filhos ou familiares para avançar na educação formal (um curso, um estágio, uma preparação acadêmica).
Neste momento você consegue conciliar disposições diferentes – espiritualidade, ciência, filosofia – porque percebe que, no final, o Todo está em tudo.
Saiba mais:
- O meu primeiro Tarot: como escolher o baralho ideal
- Como limpar e consagrar as cartas de Tarot
- Como embaralhar as cartas de Tarot: passo-a-passo