Rei de Espadas e o Significado da Carta no Tarot
Esse texto foi escrito com todo o cuidado e carinho por um autor convidado. O conteúdo é da sua responsabilidade, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic Brasil.
Fechando as figuras da corte de Ar, o Rei de Espadas nos olha diretamente nos olhos. Parece severo, mas ser um rei neste elemento não significa diversão. O que mais consome energia no reino de Ar é direcionamento. Tudo é muito volátil e evasivo, e é preciso um foco incrível para arrebanhar as ideias e conduzir para um lugar seguro.
O Rei de Espadas no Tarot
Ele segura a espada com a mão direita, da Razão, mas a ponta da lâmina aponta para a esquerda, indicando que se orienta também pela intuição. A espada pende com o peso da responsabilidade que ele carrega, revelando um semblante em que transparece o custo emocional de ser justo.
Ele se mantém assim há uma eternidade, enquanto seus súditos continuam cometendo os mesmos erros de novo e de novo. Pior: qualquer coisa que dá errado em seu reinado, todos os outros três elementos ficam sabendo. Porque, certo ou errado, tudo começa em Ar. E é também aqui que tudo acaba.
Contudo, por seu contínuo esforço de conduta e diplomacia, atrás de seu trono os ventos se acalmaram, simbolizando domínio deste Rei dentro do próprio elemento que representa.
As borboletas em seu trono revelam que ele pode mudar de opinião, quebrar seus preconceitos, refutar mitos, e tornar ideias cristalizadas permeáveis à transformação. Seu poder atemporal se assenta sobre o discernimento e a imparcialidade. Governa com ponderação e compaixão silenciosa, já que conduz um reino onde a mente cria tanto ciência e filosofia quanto conflito e sofrimento. Uma palavra mal colocada pode criar uma torrente de confusão.
Pode ser que você seja afetado, inspirado ou conviva com alguém que manifeste esse caráter. Pode ser que o contexto exija que você seja líder, pacifista, juiz e professor. O que você não ensinar pela retórica, você ensina pelo exemplo.
Numa leitura, esta carta predispõe você a avaliar os problemas desde sua origem e não tentar resolvê-los na superficialidade. Você pode ser encarregado de uma grande responsabilidade e deve agir antecipando o que pode dar errado.
Talvez precise enunciar um assunto complexo e que suscita animosidades. Escolha bem os termos, ajuste o discurso para que a compreensão seja efetiva. Você não pode garantir como será interpretado, mas é responsável pela melhor maneira de se expressar.
Diante do Universo manifesto em mistério e glória, nossa mentalidade deve ser inclusiva e sensível. A Verdade deve ser dinâmica e plural como a Vida.
Saiba mais:
- O meu primeiro Tarot: como escolher o baralho ideal
- Como limpar e consagrar as cartas de Tarot
- Como embaralhar as cartas de Tarot: passo-a-passo