A relação entre o xamanismo e a física quântica
Muitas pessoas quando pensam em xamanismo como uma cultura indígena, mas certamente ele é muito mais do que isso, embora tenham sido os indígenas os guardiões desse conhecimento tão antigo. Esse fenômeno religioso tem ganhado cada vez mais força, uma vez que trata bastante de cura através da Medicina da Terra e estamos cada vez mais doentes na modernidade. Além disso, o xamanismo também é uma jornada espiritual do despertar, e em tempos de transição esse conhecimento é cada vez mais procurado pelas pessoas.
Mas, mais do que a Medicina da Terra, o xamanismo tem uma conexão direta com a física quântica, relação que poucas pessoas conhecem. Vamos entender melhor?
O xamanismo
Xamanismo é um fenômeno religioso centrado no xamã, uma pessoa que alcança vários poderes através do uso do transe ou experiência religiosa extática. A palavra “xamã” em origem siberiana e significa líder espiritual, ou “aquele que é ressuscitado”. Cada cultura imputa ao xamã habilidades diferentes, porém, a cura e a comunicação espiritual são as principais qualidades de um xamã.
“Tudo na terra tem um propósito, cada doença uma erva para curar, cada pessoa uma missão a cumprir”
A história do xamanismo passa por todos os continentes e tem mais de 10 mil anos. Não se trata de uma religião ou sistema de crenças, mas sim um caminho para a sabedoria e conhecimento, que é obtido através da experiência direta com diferentes aspectos do mundo natural. O xamã passa por treinamento, rituais, cerimônias, provações e iniciações para dominar ambos os reinos físico e energético. Acredita-se que, através da cerimônia, eles entrem em um estado alterado de consciência e, assim, atravessam para o mundo dos espíritos. Nesses rituais são utilizados instrumentos de percussão, canto, dança e uma variedade da chamada feitiçaria, que envolve trabalhos com ervas, magia animal e invocação dos espíritos.
Com a chegada da religião, as práticas xamânicas diminuíram, chegando até a serem banidas e consideradas como sendo “magia negra“. Por isso, o xamanismo assumiu um ar místico e esotérico, voltando com força ao centro das atenções no séc. XXI.
A cosmologia xamânica
Na cosmologia xamânica há o conceito de que o universo tem dois reinos: um “mundo das coisas vistas” e um “mundo das coisas invisíveis”. Bem platônico, não? O mundo invisível seria um mundo com todos os aspectos da matéria, porém inacessíveis para nós. Este universo invisível inclui os mundos espiritual, emocional, psicológico, mítico, arquetípico e dos sonhos.
Para acessar esse mundo invisível, os xamãs usam um estado alternativo de consciência e, através desse acesso, fazem mudanças na energia encontrada ali de uma maneira que possa diretamente afetar o mundo físico. Eles estão divididos entre o “mundo das coisas vistas” e o “reino oculto”, transitando entre ambos com muita facilidade. Aqui, já vemos a primeira similaridade com o universo quântico: mesmo separados, os dois mundos coexistem e exercem influência um sobre o outro. O que é alterado no mundo invisível reflete na matéria.
Clique Aqui: Descubra o que é o Xamanismo da Deusa
O entrelaçamento quântico xamânico
A física quântica vem alterando as antigas leis da física newtoniana. De acordo com a física quântica, o passado e o futuro não estão separados, a localidade não existe e o mundo só passa a existir uma vez que é observado. A realidade como conhecemos é uma das muitas dimensões paralelas, possivelmente infinitas. Tudo existe em um fluxo dinâmico de sistemas entrelaçados que não conhecem limitações de espaço e de tempo. A matéria e a energia são intercambiáveis, ou seja, a matéria pode se comportar como energia e vice-versa.
Experimentos científicos mostraram que a luz pode se comportar como uma onda ou como uma partícula, fenômeno chamado de “Dualidade Onda-Partícula”. Além disso, a ciência demonstrou que a mesma partícula pode estar em mais de um lugar ao mesmo tempo, uma descoberta que muda radicalmente a nossa percepção da realidade. Como podemos ver, a ciência do xamanismo está intimamente ligada com a ciência da física quântica. Um Xamã é como um físico quântico moderno, que entende que energia é a unidade formadora de tudo o que existe, quem organiza tudo o que é material no universo e que pode ser manipulada para ajudar na cura das doenças e como caminho de evolução espiritual.
Como acontece na prática essa conexão
A ligação entre o xamanismo e a física quântica pode ser observada na prática xamânica. Um dos exemplos do reflexo quântico nos rituais xamânicos são os compostos naturais usados para cura. Para chegar a um “remédio”, o xamã faz uma mistura de ervas e plantas muito específica, incompreensível pelo conhecimento limitado da nossa ciência.
Além disso, podemos citar o incrível conhecimento astronômico dos xamãs. Muito antes da invenção dos telescópios, os xamãs já conheciam planetas, galáxias e como é a dinâmica dos astros que dançam no céu. E, segundo eles, esse conhecimento avançado é baseado no mundo natural, já que não existe a separação das dimensões como imaginamos. Eles afirmam que existe uma biosfera, um campo invisível permeado de sabedoria e informações que eles conseguem acessar, interpretar e trazer para o mundo físico. Também as pessoas possuem esse campo, que traz muitas informações sobre a pessoa. O xamã enxerga esse campo e manipula esse campo para curar, já que esse campo funciona como uma antena para a força vital universal. E, quando essa antena não funciona bem, aparecem as doenças;
Ou seja, o xamã acessa o campo quântico que circunda tudo o que existe, incluindo as pessoas. O xamã sabe que o corpo, a mente, a alma e o espírito estão conectados e um afeta o outro. Logo, quando o objetivo é a cura, há que se ter uma abordagem integral que considere que não existe separação entre o nosso corpo físico, espiritual e mental, assim como as dimensões também não se separam nunca. O que chamamos de dimensão, é, na verdade, níveis diferentes de adensamento da matéria, mas todos esses níveis coexistem e estão totalmente conectados.
Clique Aqui: 7 perfis do Instagram que levam a cultura do xamanismo até você
Paralelos entre a física quântica e o xamanismo
-
Efeito do observador
A física quântica trabalha com a ideia de que é o observador interagindo com o mundo quântico que abre acesso para esse mundo. Experimentos demonstraram que partículas subatômicas são afetadas quando há um observador, e essa descoberta recebeu o nome de “Experimento de dupla-fenda”. É é exatamente dessa maneira que trabalha um xamã, pois ele leva o paciente a observar sua própria condição através de rituais de música, dança e cerimônias, envolvendo o paciente em um estado de otimismo onde sua crença é que ele realmente vai se curar. Xamã e paciente seriam os observadores e, a doença ou o estado do paciente, o mundo quântico que se altera através da influência do observador.
-
Multiverso
Existem muitas versões diferentes de uma teoria do multiverso hoje, mas todas elas têm a mesma conclusão: existem múltiplas dimensões e todas existentes simultaneamente. E, o que faz o xamã senão acessar essas dimensões?
Ele transita entre os diferentes reinos, e consegue receber ajuda dos espíritos para resolver uma determinada situação. O xamã caminha no multiverso.
“Somos todos viajantes de uma jornada cósmica – poeira de estrelas, girando e dançando nos torvelinhos e redemoinhos do infinito. A vida é eterna. Mas suas expressões são efêmeras, momentâneas, transitórias”
-
Não Localidade
A não-localidade é o conceito quântico que mais se aproxima do que podemos chamar de prova da existência das dimensões espirituais. Segundo a ciência quântica, o princípio da não-localidade afirma que um objeto pode influenciar o comportamento de outro objeto à distância, sem qualquer conexão direta ou local entre os dois. É é justamente o que faz o xamã, ele ajuda e promove a cura através de meios não locais. Todo o processo é, de fato, não local, pois o xamã e quem eles estão curando não têm uma conexão direta entre si. Além de serem organismos separados, o xamã consegue acessar e influenciar o universo singular de quem está recebendo a cura, e essa ajuda pode ser feita inclusive a distância, sem que a pessoa esteja ali presente.
A não-localidade também explica a habilidade que os xamãs têm para acessar informações que estão fora da matéria e trazê-las para o mundo físico.
“Qualquer um que não se choque com a Mecânica Quântica é porque não a entendeu”
-
Teoria do Comprimento: Cordas de Planck
O conceito de que o universo é todo uma consciência, é demonstrado pela física quântica e ensinado pelas tradições universalistas. Quem nunca ouviu a expressão “somos todos um” ou “tudo que existe é uma expressão da mesma fonte”? O Comprimento de Planck é uma equação matemática que indica que a menor unidade mensurável de energia que pode existir é a energia fundamental do universo. No mundo quântico não há matéria, mas sim nuvens de átomos interagindo com outras nuvens de átomos. E todos esses átomos têm a mesma origem, nasceram do mesmo “berço”.
Os xamãs chamam isso de “Axis Mundi”, o universo que contém todos os outros universos. Essa energia fundamental do universo é como uma espinha que une todos os reinos do menor para o maior, tecendo uma conexão invisível entre tudo o que podemos ver e o que não podemos. Axis Mundi também é referida como a “Árvore da Vida”, o “Eixo do Mundo” ou “O Pilar”. A ciência mística do xamanismo acredita na presença da Axis Mundi como o caminho central que conecta acima, o meio, e o abaixo, como também as dimensões que permitem ao xamã viajar entre os mundos.
Não é uma surpresa que as descobertas tão recentes da física quântica mostram que não só o xamanismo, como tantas outras doutrinas esotéricas e práticas espirituais estavam certas a milênios. A meditação, por exemplo, faz todo o sentido quando observamos o mundo quântico. O espiritismo também é confirmado pelas descobertas quânticas da modernidade, que provam que não só as dimensões existem como podem ser acessadas a partir da matéria. Resta saber qual caminho a ciência quântica vai tomar, pois parece não haver escapatória para esses cientistas a não ser reconhecer a existência da consciência como entidade espiritual eterna.
“Nós somos feitos de poeira de estrelas”
Saiba mais :