Religiões não cristãs: quais as principais e o que pregam
Por número de seguidores, hoje temos 8 religiões que se encontram entre as maiores do mundo: Espiritismo; Judaísmo; Sikhismo; Budismo; Hinduísmo; Islamismo; Religião tradicional chinesa; e Cristianismo. Hoje vamos destacar delas quais são as religiões não cristãs com maior número de seguidores no mundo.
O Cristianismo
Antes de começarmos a falar das religiões não cristãs, vamos falar rapidamente do cristianismo, que tem 2,2 bilhões de adeptos no mundo, seguindo sendo a doutrina com mais seguidores, ainda que outras religiões venham crescendo.
Enquanto antes, há cerca de um século, os cristãos eram cidadãos europeus, hoje isso mudou muito. Na Europa estão hoje apenas um quarto dos cristãos. Enquanto isso, cresceu o número de adeptos na África Subsaariana. De 1910 para hoje, a população cristã lá cresceu de 9 para 516 milhões de fiéis.
Religiões não cristãs
Como podemos observar, existem diversas religiões não cristãs e elas têm grande importância no mundo.
As principais que encontramos hoje são o Espiritismo; Judaísmo; Sikhismo; Budismo; Hinduísmo; Islamismo; e a Religião tradicional chinesa. Vamos falar um pouco sobre cada uma delas?
Espiritismo
Até mesmo entre os espíritas existem discussões sobre esta ser ou não uma religião cristã. Há os que acreditam que a doutrina é sim essencialmente cristã, mas há uma corrente de pensamento que discorda disso. Isso acontece porque o Espiritismo não é exatamente uma religião, mas uma crença sobre como ocorre a sobrevivência do espírito após a sua morte carnal e sobre a reencarnação deste espírito.
A doutrina surgiu na França e ganhou espaço pelo mundo após a publicação de Allan Kardec de O Livro dos Espíritos, no ano de 1857. No Brasil encontramos hoje uma das maiores comunidades espíritas do mundo, o que representa 1,3% da nossa população.
Clique aqui: Espiritismo Kardecista: o que é e como surgiu?
Judaísmo
Como a história nos conta, muitos judeus fugiram da Europa para escapar da perseguição nazista e por isso hoje boa parte deles vivem em Israel e nos Estados Unidos, para onde migraram. Atualmente existem cerca de 15 milhões de adeptos no mundo.
Sikhismo
Sexta maior religião do mundo, o Sikhismo carrega uma doutrina monoteísta. Esta religião foi fundada no século 16 por um guru conhecido como Nanak e é baseada nestes ensinamentos. Estima-se que existam mais de 20 milhões de seguidores no mundo.
Budismo
A doutrina do Budismo é baseada na busca pela realização plena da natureza humana e segue os ensinamentos de Buda, Siddharta Gautama (600 a.C.).
Para os budistas, a existência funciona como um ciclo contínuo de morte e renascimento e nossas vidas presentes e passadas estão sempre interligadas.
Clique aqui: Conheça os 8 níveis de consciência do Budismo
Religião tradicional chinesa
Com aproximadamente 400 milhões de adeptos, o termo “Religião tradicional chinesa” é usado para descrever uma complexa interação que existe entre as diferentes tradições filosóficas e religiões praticadas na China. Nela encontramos misturas de credos e de práticas pertencentes ao Budismo, Taoísmo e outras religiões menores.
Hinduísmo
Esta religião abrange seitas e variações monoteístas e também politeístas. Ela não possui um corpo único e tão pouco uma única escritura.
O Hinduísmo é a terceira maior religião do mundo, mas ostenta outro título: o maior monumento religioso do planeta, o templo Angkor Wat, localizado no Camboja, construído no século XII, que conta com cerca de 40 quilômetros.
Islamismo
Segunda maior religião do mundo, com 1,6 bilhão de adeptos, o Islamismo é uma religião monoteísta fundada pelo Profeta Maomé, no ano de 622 d.C.
É interessante observar que o nome da religião traz em sua raiz o termo “islã”, que significa “submissão”. Aqueles que seguem a religião devem obedecer “Alá” e aceitar que Maomé é seu profeta.
Clique aqui: Religiões afro que se espalharam pelas Américas
Religiões afro
Além de todas estas religiões que apontamos, existem outras religiões bastante importantes na história da humanidade que são as religiões afro. Elas são menos comentadas, mas serviram de base para outros dogmas hoje conhecidos.
Entre as principais religiões afro que se espalharam pelo continente Americano estão a Santeria, o Palo Monte, o Vodu, o Obeah, Kumina, Winti, Quimbois, Candomblé, Xangô, Tambor de mina, Babaçuê e o Batuque.
Saiba mais :