Rinite alérgica: as causas e o tratamento através da Ayurveda
Uma boa notícia para todos os milhares de brasileiros que sofrem desse estado clínico conhecido como rinite alérgica: ele pode ser tratado também de acordo com os preceitos da Ayurveda.
Como muitos já devem saber, existem 3 doshas principais responsáveis por guiar as bases da medicina Ayurveda, sendo eles os doshas Vata, Pitta e Kapha. E é da mesma forma que outras doenças são causadas pelo desequilíbrio entre tais doshas, a rinite alérgica – que dentro da Ayurveda leva o nome de Sheetpitta – também é causada por um desequilíbrio ou uma condição insalubre, que no caso acorre sobre o dosha Pitta.
Rinite alérgica: causa e tratamento com a Ayurveda
A Ayurveda compreende que, com o desequilíbrio, o Pitta acabaria por perder sua natural simpatia, podendo provocar a rinite alérgica. Entre as principais causas dessa insalubridade em Pitta está o consumo exagerado de alimentos quentes e com muitas especiarias.
São inclusas também uma série de bebidas quentes e o consumo de cafeína – aqueles que estão expostos a grandes porções de substâncias químicas como o fumo do tabaco ou perfume também podem ter problemas em seu Pitta. Tudo isso, é claro, não exclui causas como a exposição ao pólen, os ácaros domésticos, mofo, pelos de animais domésticos e de aves.
Para tratar da rinite alérgica e ser capaz de, ao mesmo, reduzir significativamente seus sintomas, a Ayurveda recomenda alguns cuidados simples em sua dieta alimentar e sua rotina diária. Alguns alimentos são responsáveis por produzir maiores quantidades de muco e podem agravar esses problemas alérgicos e sendo assim, devem ser evitados.
Leia também: Ayurveda na mesa: receitas para o dosha Vata.
Entre eles temos uma série de produtos lácteos, além do trigo, açúcar, batatas, tomates, pimentão, bananas, laranjas e outros alimentos cítricos. Muitos aditivos alimentares como corantes artificiais e conservantes também têm um importante papel no agravamento dos sintomas alérgicos. Já o consumo de itens como grãos secos, peixes como salmão, truta e bacalhau podem ter um efeito muito positivo sobre a rinite.
Fica ainda recomendado o uso de alguns chás como o de cardamomo e gengibre, que podem ser acrescidos de um pouco de mel e limão para potencializar os efeitos e ainda contribuir com um sabor mais agradável.
Mesmo seguindo os conselhos sobre a dieta Ayurveda no dia a dia, também é preciso tomar alguns cuidados com os estímulos físicos, como a exposição prolongada ao ar-condicionado e aquecedores a gás. Mantenha sempre a casa limpa e livre de pelos de animais, tendo um cuidado especial aos tapetes e carpetes, uma vez que eles acabam por se tornar abrigos de ácaros, fungos e bactérias. Além disso, tais itens de tapeçaria podem acumular muitos produtos químicos que certamente vão agravar a situação.
Saiba mais :