Rituais xamânicos: Conheça essa prática médico-religiosa
O que é Xamanismo?
O xamanismo pode ser interpretado como a Medicina da Terra. Desenvolvido pelo homem primitivo, no período paleolítico, é considerado a mais antiga prática espiritual da humanidade. O xamanismo, através dos seus rituais xamânicos, propaga que a cura para problemas psíquicos e físicos ou males do cotidiano é obtida através do autoconhecimento.
Ritual para autoconhecimento
Para alcançar o autoconhecimento, a pessoa precisa passar por rituais xamânicos. Estes rituais misturam tambor, dança, cântico e plantas que alteram a consciência e a percepção do indivíduo, permitindo a manifestação do divino.
Ao alcançar o estado biopsicossocial do transe é possível obter conhecimento, poder, equilíbrio e saúde. A pessoa se sente mais tranquila, em paz e em profunda concentração. Melhora seu bem-estar físico, psicológico e espiritual.
Quem faz esses rituais?
Os rituais xamânicos são feitos pelos xamãs. Dependendo da região, o xamã é conhecido como médico-feiticeiro, mago, curandeiro ou pajé. Isto porque o xamã tem conhecimento do poder das plantas, pedras, dos espíritos e seres da flora e da fauna.
Esse sacerdote, que transita entre o mundo espiritual, a natureza e a comunidade, pode ser do sexo feminino ou masculino. O posto de líder dos rituais xamânicos pode ser passado de pai para filho. O importante é ter conhecimento da função dos quatro elementos da Terra (ar, fogo, terra e água), a formação planetária e o uso de cada elemento do mundo, para a cura.
Xamanismo e a ecologia
O praticante do xamanismo deve viver em harmonia e equilíbrio com todos os seres. Ele aprende a compreender que o Espírito Essencial está dentro de si e em tudo à sua volta. Deste modo, precisa respeitar a natureza, estar preocupado com o meio ambiente e ter consciência ecológica. Manter um relacionamento de amor com a Mãe Terra, preservando a vida de todos os reinos (animal, mineral, vegetal e espiritual), faz bem para toda a comunidade.
Xamanismo no Brasil
O xamanismo é praticado por índios brasileiros, conhecidos como pajés. O pajé utiliza cânticos, danças, instrumentos musicais e substâncias psicoativas para se comunicar com entidades ancestrais a fim de afastar espíritos malignos e curar seus doentes.
Nas cidades brasileiras, as práticas médico-religiosas dos rituais xamânicos se misturam com rituais católicos e espiritualistas de origem africana, como candomblé e umbanda.
Saiba mais :