Ritual de Ganesha: prosperidade, proteção e sabedoria
Ganesha, o deus com cabeça de elefante, é uma das divindades mais cultuadas na Índia e também fora dela. É um removedor de obstáculos, senhor da sabedoria, do carma, da fortuna e da proteção. Fazer um ritual com oferendas para Ganesha vai abrir muitas portas na sua vida! Tanto no aspecto afetivo, como profissional e financeiro, Ganesha pode te ajudar a conquistar muitas coisas.
“Faz de tua conduta a tua religião”
Ele também pode trazer respostas para aqueles problemas que parecem sem solução, mostrando saídas que você não estava conseguindo enxergar. O ritual dura três dias e é muito fácil de fazer. Se você precisa de ajuda, peça para Ganesha e veja o que acontece!
Quem é Ganesha?
Ganesha é um dos mais conhecidos e venerados deuses do hinduísmo, muito cultuado dentro e fora da Índia. Sua marca é uma cabeça de elefante e corpo de gente, com 4 braços. É também conhecido como senhor dos obstáculos e da boa fortuna. É o primeiro filho de Shiva e Parvati, irmão de Escanda, e o esposo de Buddhi (aprendizado) e Siddhi (realização).
Quando a vida se complica, é a Ganesha que reza o hindu. Ele é considerado removedor de obstáculos, que traz sucesso, fartura e prosperidade. Ganesha também é o mestre do intelecto e da sabedoria, então, quando a mente fica confusa é essa divindade que vem nos socorrer com as respostas. Ganesha também é o comandante dos exércitos celestiais, por isso está muito associado com força e proteção. É comum encontrar na porta dos templos e de muitas casas na Índia uma imagem de Ganesha, para que o ambiente seja próspero e fique sempre protegido da ação dos inimigos.
“Quando um homem tem força de vontade, os deuses dão uma ajuda”
A representação de Ganesha pode variar entre o amarelo e o vermelho, mas essa divindade é sempre retratada como uma enorme barriga, quatro braços, uma cabeça de elefante com uma única presa e montado em um rato. Para nós, ocidentais, o rato é um animal repugnante. Mas para um oriental hindu, ele tem um significado profundo e divino, talvez em função de Ganesha. De acordo com uma interpretação, o rato é o divino veículo de Ganesha, e ele representa sabedoria, talento e inteligência. Ao rato também está associada a clareza e investigação quando é necessário descobrir ou resolver algo acerca de um assunto difícil. Sendo o veículo do Senhor Ganesha, o rato nos ensina a estar sempre alerta e iluminar nosso eu interior com a luz do conhecimento.
Porque Ganesha tem uma cabeça de elefante?
Sabemos que no hinduísmo há sempre histórias incríveis envolvendo todas as divindades. E Ganesha também tem seu conto! A mitologia conta, como já citado, que Ganesha é filho de Shiva. Uma dia, quando a esposa de Shiva, Parvati, estava se sentindo só, ela resolve criar um filho para lhe fazer companhia, Ganesha.
Enquanto tomava banho, ela pediu que o filho não deixasse ninguém entrar em casa, porém, nesse dia, Shiva chegou mais cedo do que o esperado e brigou com o menino que o impedia de entrar na própria casa. Infelizmente, durante a briga Shiva acaba arrancando a cabeça de Ganesha com seu tridente. Parvati, quando vê seu filho decepado, fica inconsolável e explica a Shiva que ela mesma havia pedido ao menino que não permitisse a entrada de ninguém. Shiva então lhe dá de volta a vida, e, para isso, substitui sua cabeça com a do primeiro animal que aparece: um elefante.
Simbologia por trás desse deus
Vamos começar pela cabeça de elefante, o elemento que mais chama atenção nessa divindade. O elefante simboliza o contentamento, pois, sua face transmite uma paz e sua tromba remete ao discernimento e a uma vida adequada. As orelhas simbolizam o dharma e o dharma, ou seja, aquilo que é certo e errado, a dualidade da vida e das escolhas que fazemos. A tromba é força e suavidade, pois ela tanto pode levantar um troco de árvore muito pesado, como pode mover um floco de algodão. Juntando a tromba com as orelhas, temos o primeiro ensinamento através da simbologia da imagem de Ganesha: na vida, o tempo todo devemos conseguir distinguir entre o certo e o errado, não apenas nas grandes situações da vida mas também nos seus aspectos mais sutis.
“Orar não é pedir. Orar é a respiração da alma”
Na cabeça de elefante de Ganesha, há apenas um dente. E o dente que falta nos ensina a segunda lição: prontidão para se doar, ajudar ao próximo. A história diz que quando Vyasa precisava de um escritor para colocar os Vedas no papel, Ganesha foi o primeiro a levantar a mão. E Vyasa disse para ele “mas você não tem lápis ou caneta.” Ganesha então quebrou uma de suas presas e falou “problema resolvido!”. Outro elemento que nos chama atenção na imagem de Ganesha é que ele possui 4 braços. Na primeira mão, ele segura o dente quebrado. Na segunda e na terceira, carrega um ankusha (atiçador de elefantes) e um pasha (laço), que são ferramentas usadas para ajudar seus devotos. A quarta mão é o varada mudra, a mão que abençoa. Essa mão em varada mudra é comum a muitas imagens, pois simboliza a disponibilidade de Deus e o papel da devoção no crescimento do indivíduo.
A barriga grande de Ganesha é o berço do Universo, já que é ele quem o criou e ele todo está dentro de Ganesha. Seu veículo, o rato, controla os pensamentos de todas as mentes. Ninguém realmente sabe qual será seu próximo pensamento, eles são dados pelo criador a cada instante. E o rato nos lembra disso, pois ele é como a mente que vai para lá e para cá, incansável. É Ganesha, enquanto criador de obstáculos e pai do Universo, quem coloca ou retira os obstáculos da vida das pessoas. É ele também quem regula os carmas e dá os resultados das ações para as pessoas.
“Os Deuses ajudam aqueles que se ajudam a eles próprios”
Ritual de Ganesha: prosperidade, proteção e abertura de caminhos
Como divindade da prosperidade, fazer o ritual de Ganesha para destravar a fartura na sua vida vai ter um resultado incrível. Como também é essa divindade que comanda os exércitos celestes, se o caso exige proteção e cuidado, o ritual também vai ajudar a derramar sobre você a força de Ganesha. Se o que você precisa é remover obstáculos e abrir caminhos, esse ritual também será perfeito para você. O ritual dura 3 dias e pode ser feito quantas vezes você achar necessário.
O que você vai precisar para o Ritual de Ganesha:
Uma estátua de Ganesha ou de um elefante, incenso de sândalo, um recipiente onde você possa colocar arroz cozido só na água (sem tempero algum), um pratinho com docinhos de coco e balas de mel (renovados todos os três dias), um pratinho com 9 moedas de qualquer valor, flores amarelas e vermelhas, 1 vela amarela, 1 vela vermelha, papel, lápis e um pedaço de tecido vermelho.
Reunidos todos os ingredientes e elementos, você pode começar o ritual. Como ele dura três dias, você deve se programar para nos próximos dois dias realizar, na mesma hora, o que deve ser feito em cada dia.
Primeiro dia
Prepare um pequeno altar, enfeite-o com um paninho vermelho e coloque Ganesha sobre algum suporte que deixe a imagem mais alta que as oferendas. Aos pés de Ganesha, coloque as flores, as moedas, os docinhos e o arroz e acenda um palito de incenso de sândalo. Faça uma reverência para a estatueta com as mãos e repita em voz alta:
ALEGRE-SE, POIS ESTA É A HORA DE GANESHA!
O SENHOR DOS OBSTÁCULOS VEM LIBERADO PARA SEU FESTIVAL.
COM A SUA AJUDA, EU SEREI BEM-SUCEDIDO.
EU O SAÚDO, GANESHA!
TODOS OS OBSTÁCULOS NA MINHA VIDA SERÃO REMOVIDOS!
EU ME REGOZIJO EM SUA PRESENÇA, GANESHA.
BOA SORTE E NOVOS COMEÇOS FLUEM PARA MIM.
EU O EXULTO, GANESHA!
EU ME REGOZIJO POR BOA SORTE E MUDANÇAS VINDOURAS
Em seguida acenda as duas velas, mentalize Ganesha e diga a ele quais são os obstáculos que estão obstruindo o seu caminho para o sucesso. Concentre-se profundamente, com toda a sua atenção, e tente perceber o que a sua intuição lhe diz. Examine se os obstáculos são reais ou se, inconscientemente, você mesmo os está criando ou se eles são fruto de algum engano mental. Nesse momento, é bem possível que alguma resposta ou orientação brote em seu coração. É Ganesha mostrando um novo caminho a ser trilhado, novos rumos para sua vida. Então, escreva no papel o que você gostaria de ver realizado e, depois, ponha o papel embaixo da estatueta e repita:
ALEGRE DEUS DA CRIATIVIDADE,
AMADA E DILIGENTE DIVINDADE.
PROSPERIDADE, PAZ, SUCESSO,
EU PEÇO QUE COM ISSO ABENÇOA MINHA VIDA
E MOVA A RODA DA VIDA,
FAZENDO-ME SENTIR MUDANÇAS POSITIVAS.
Faça novamente uma reverência, com as mãos na mesma posição. Apague as velas e deixe o incenso se consumir. Ofereça as balas e os doces aos familiares e amigos.
Segundo dia
Renove o potinho com doces e balas. Acenda o incenso, faça reverência e a primeira prece. Acenda as velas, concentre-se em Ganesha e repita para ele quais os obstáculos que precisam ser removidos de seu caminho. Faça a segunda prece, seguida da reverência. Apague as velas e deixe o incenso se consumir. Ofereça doces e balas.
Ritual de Ganesha – Terceiro dia
Repita os itens do segundo dia, e deixe as velas queimarem até o fim e o incenso também. Depois, espalhe as flores e o arroz em um jardim, e ofereça os doces e as balas para familiares e amigos.
Saiba mais :