Ritual de Gratidão de 10 dias: reconhecendo o que há de bom
O ritual de gratidão de 10 dias é realizado para reconhecer toda a bondade recebida desde o plano material até o plano espiritual. Quando se é grato, é possível ter uma atitude diferente em relação à vida.
Em algumas culturas há uma tradição de agradecer antes e depois de uma refeição como prova de que o que recebemos está sendo bem recebido. Mesmo nos momentos mais difíceis, é necessário tomar um tempo para dizer que reconhecemos que as coisas vão melhorar.
Esse ritual vai funcionar como um inventário das coisas positivas que aconteceram e que merecem ser lembradas. Uma boa prática pode ser ter sempre contigo um diário pessoal onde você anotará todas as coisas importantes que merecem reconhecimento.
Há muitas razões para agradecer, por mais insignificantes que pareçam. Todas elas são uma excelente oportunidade de ver a vida com olhos diferentes. Às vezes tomamos por garantido muitas das coisas que acontecem conosco sem tirar um minuto para dizer uma única palavra: obrigado.
Ritual de Gratidão de 10 dias: simplicidade e clareza
-
Dia 1 – Gratidão pela vida
O primeiro dia do ritual de gratidão é dedicado a agradecer por um novo dia de vida. Se for feito logo pela manhã, será possível dar graças pelo dia que está começando. Pensar no milagre da vida é uma maneira extraordinária de sentir gratidão. Porque não começar com uma oração pela manhã?
-
Dia 2 – Gratidão pelo planeta
No segundo dia do ritual, somos gratos pelo planeta em que vivemos e por todos os momentos em que entramos em contato com os processos de purificação de uma forma natural. Nesse dia pensaremos em cuidar do meio ambiente como uma forma de dar continuidade à espécie humana.
-
Dia 3 – Gratidão pela paz
Este dia do ritual contempla a necessidade de estar em paz e em harmonia com todo o universo. Práticas de meditação de conexão com o todo são recomendadas.
-
Dia 4 – Gratidão pela família
Dia de agradecimento aos pais, que nos trouxeram ao mundo e que deram o melhor de si apesar das dificuldades. Nem sempre se tem tempo para dedicar um pensamento àqueles que fizeram tanto por seus filhos, e desta forma separe-se um tempo para agradecer as relações positivas dos pais.
-
Dia 5 – Gratidão pela saúde
Este dia deve ser um dia de gratidão pela saúde, tanto da própria pessoa quanto dos seus entes queridos. É essencial reconhecer a importância do corpo e o cuidado que devemos dar a ele como um templo sagrado. Respeitar a saúde e não criar empecilhos para ela com alimentos ou bebidas prejudiciais.
-
Dia 6 – Gratidão pelo alimento
Nesse sexto dia devemos ser gratos pelos alimentos e bebidas e pela capacidade que eles têm de atender às nossas principais necessidades.
-
Dia 7 – Gratidão pelo amor
O amor é vida e é uma fonte de felicidade. Agradecer por amar e ser amado de todas as maneiras, não apenas em nível romântico, mas também no amor familiar. Ter amor é uma necessidade humana.
-
Dia 8 – Gratidão pelo carinho
O ritual deste dia consiste em agradecer o carinho dos outros e as sementes de bondade que foram semeadas ao longo do nosso caminho.
-
Dia 9 – Gratidão pela natureza
Neste dia seremos gratos pela natureza, pelas plantas, pelo sol, por tudo que envolve o mundo. O contato com o meio ambiente está entre os presentes mais importantes da vida. Pare para sentir e apreciar o vento que toca seu rosto ou até mesmo a chuva que o molha.
-
Dia 10 – Gratidão pelo que você conquistou
Agradeça pelos bens materiais que foram fornecidos e que permitem satisfazer as suas principais necessidades básicas. Embora não deva ser o centro da vida, as coisas materiais permitem que as pessoas se sintam mais confortáveis.
Durante os 10 dias de duração do ritual, será necessário ser positivo e ter um gesto de gratidão consigo mesmo e com os outros. Deve-se tentar não cair em armadilhas energéticas como críticas ou pensamentos negativos.
Saiba mais :