Conheça o ritual da pedra da paciência – o caminho para a liberdade
Para realizar o ritual da pedra da paciência, serão usadas pequenas pedras para esmagar. O ideal é que o ritual seja feito na natureza, uma vez que existe um conceito que permite que a Mãe Terra pegue pequenos pedaços quebrados para transformação. Neste artigo, vamos falar sobre a prática do ritual da pedra da paciência em grupo e dar todas as instruções para você realizá-lo. Ao procurar um local, pense em ter um espaço plano para ser usado como altar e uma pedra para ser utilizada como martelo para quebrar as pedras da paciência. Veja como conduzir o ritual da pedra da paciência a seguir.
“Transforme as pedras que você tropeça nas pedras de sua escada”
O Ritual da Pedra da Paciência
Já no local escolhido, os participantes devem sentar em círculo sobre cobertores. Com todos à postos, diga:
“Agradeçam suas pedras por estarem a serviço de vocês e se oferecerem para esse ritual. Lembrem-se que vocês a devolverão as pedras à Mãe Terra para que possam ser transformadas, como um material orgânico que se torna um fertilizante para uma nova vida”.
“Depois de agradecer, peça à sua pedra que, por favor, tire o que te impede de viver em liberdade: preocupações, medos, queixas e infortúnios. Fale para a pedra sobre todas as coisas das quais você quer se libertar. Essa etapa vai durar cinco minutos e vou avisá-los quando for a hora de voltar”.
Neste momento, os participantes circulam pela área com suas pedras. Alguns podem segurá-las com a mão na boca, como se contassem um segredo, outros apenas a seguram com a mão ao lado do corpo e andam de forma contemplativa, murmurando. Ao completar o tempo, avise aos participantes e reúnam-se ao redor do altar, onde será demonstrado como esmagar a pedra.
“Sua pedra agora carrega os fardos que você está tentando se livrar. Quando você se sentir pronto, cada um por vez, por favor, venha ao altar e quebre sua pedra com essa pedra maior. Solte tudo o que ela está carregando para você. Enquanto observa a libertação do outro, mantenha espaço, para que ele possa deixar ir e entregar esses encargos, de modo que o que não o serve retorne para a natureza se transformando”.
Todos devem estar recuados a uma distância segura e a pessoa que estiver esmagando a pedra, deve fechar os olhos ou virar a cabeça para o lado. A pedra esmagadora precisa ser grande o suficiente para que, quando chocar com a pedra da paciência, quebre-a facilmente. Se você quiser tornar essa etapa ainda mais segura, forneça um par de óculos de proteção para quem estiver quebrando. Depois de todos esmagarem sua pedra da paciência, os participantes precisam retornar ao círculo e cada um deve pegar uma concha do mar (devidamente separadas anteriormente).
“Coloque a concha no ouvido e ouça. Você escuta a quietude e a calma? As vozes da preocupação e do medo te lembram frequentemente sobre seus problemas. Mantenha essa concha em seu pensamento como um lembrete de como a clareza se parece”.
Concluindo o ritual, é interessante observar a forma que cada pedra quebrou. Algumas desintegram na primeira tentativa, enquanto outras somente após vários golpes. Umas foram destruídas a ponto de virarem pó, enquanto outras permanecem em pedaços irregulares e a pessoas podem querem esmaga-las ainda mais.
Por fim, todos podem compartilhar o quanto sua mente ficou quieta ao ouvir a concha. Ela inclusive poderá ser usada muitas vezes depois como um lembrete dos momentos calmos, deixando de lado seus medos e preocupações.
Finalize o ritual da pedra da paciência com um piquenique e aproveitem o tempo na natureza.
Saiba mais :