Runas, um Legado do Deus Odin
Esse texto foi escrito com todo o cuidado e carinho por um autor convidado. O conteúdo é da sua responsabilidade, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic Brasil.
As runas são um legado histórico, símbolos de poder, o legado de um povo e um elo com os nossos deuses. Se você ver alguém usando levianamente as runas, como mecanismo de lucro, saiba que ali não há alma, não há presença deles.
As runas surgiram como alfabeto dos antigos povos do norte da Europa (Germânicos e Escandinavos). A runa significa segredos e mistérios. Além de ser o alfabeto, as runas eram esculpidas em amuletos e talismãs, sendo utilizado na magia e também como um oráculo para adivinhação e divinação.
As Runas Futhark têm esse nome pelas suas seis primeiras letras, F, U, Th, A, R, e K, tendo uma representatividade com símbolos rúnicos. No início, o sistema era representado por apenas 16 runas, mas posteriormente foram adicionas outras, chegando no formato de 24.
Na Edda Poética, um livro de poemas composto entre os séculos IX e XIII, consta as aventuras de Odin para conseguir as Runas. O Deus Nórdico ficou pendurado em uma árvore por nove noites e ferido por uma lança, Odin sacrificou-se; ficou sem beber e comer, até que avistou as Runas e as pegou para si. De tão fraco, caiu, mas ganhou sabedoria com essa experiência. Ele não apenas guardou essas runas, mas dividiu-as entre os humanos.
O significado de algumas Runas: o positivo e o invertido
Todas as Runas têm o seu lado positivo e o negativo — este podendo ser chamado também de invertido. Por isso, é preciso de uma pessoa sábia para saber jogar de forma correta. Seguem alguns exemplos do significado rúnico, podendo variar dependendo das combinações e da pergunta:
Runa FEHU
Esta significa riqueza, sucesso e bastante alegria para o presente. Quando invertida, pode significar perda de todos os lados, pessoal e social, como dinheiro, amizade, discórdia e frustrações.
Runa URUZ
Runa que significa um momento de boa saúde, sabedoria, empatia e força física. Na forma negativa indica problemas de saúde, fraqueza, estresse e falta de equilíbrio em geral.
Runa THURISAZ
Indica proteção e que poderá receber ajuda de quem menos espera. Em seu aspecto ruim, denota traição, mentiras em ambas as partes, ou seja, sinal de perigo.
Runa RAIDHO
Viagens novas, crescimento — tanto na parte pessoal quanto na parte profissional. Momento importante de evolução e mudanças na rotina.
Runa ALGIZ
Traz proteção, principalmente contra energias maléficas, pois mostra como é necessário se afastar de todas as coisas — é o momento para seguir a intuição para as energias boas. Seu lado negativo significa perigo.
Usando as runas com responsabilidade
Para entender cada uma das runas em profundidade não é nada fácil, principalmente quando estamos começando. Porque como chaves de acesso a um determinado tipo de energia, podem ser inseridas em diversos contextos. E cada uma destas vibrações que elas evocam também podem ser associadas a uma infinidade de situações. Sendo assim, a interpretação poderá variar de pessoa para pessoa de acordo com seu entendimento, experiência pessoal e espiritual.
As runas, como artefatos mágicos e imprescindíveis para a compreensão do místico pagão, são muitas vezes usadas erroneamente por aqueles que, de forma imprudente, desejam alcançar algum objetivo por intermédio delas. É aconselhável que antes de qualquer tipo de “interação” com as runas, o praticante tenha adquirido o conhecimento necessário para aquilo que deseja buscar. O uso inconsequente e despreparado pode atrair sérias consequências. As runas são um legado histórico, símbolos de poder, o legado de um povo e um elo com os nossos deuses. Se você ver alguém usando levianamente as runas, como mecanismo de lucro, saiba que ali não há alma, não há presença deles.
Saiba mais :