Sabe do que é feito incenso? Entenda o que ele pode fazer por você
O uso de incenso é feito desde os primeiros tempos da humanidade. Feito de plantas aromáticas, eles são queimados primeiramente na medicina antiga. Com o passar do tempo o incenso também começou a ser utilizado como perfumador de ambientes, especialmente em rituais religiosos. Os antigos pesavam que o incenso tinha um potencial ritualístico e era ideal para gerar um clima para elevar o espírito. Após anos do uso de ervas aromáticas, finalmente temos o nome incenso.
O nome incenso vem do latim “incendere”. “Incendere” significa queimar, por causa da queima de partes das plantas aromáticas. A queima se dá por várias partes, como flores, cascas e raízes. O aroma do incenso é capaz de alterar o ambiente e o estado das pessoas.
As que mais foram utilizadas na história da humanidade foram sândalo, mirra, cânfora e outras. Os registros mais antigos mostram que os egípcios utilizaram primeiramente o incenso. Porém, outros povos antigos também utilizaram o incenso.
Utilizar incenso faz mal à saúde?
O uso de incensos naturais, feitos de partes de plantas, não prejudicam. Porém, é preciso verificar os ingredientes. Os incensos feitos em larga escala podem conter carvão e derivados de petróleo, o que faz mal à saúde.
O aumento de interesse por incenso nos últimos anos para ambientes domésticos se dá pelo poder da aromaterapia, e há uma grande abundância em lojas de variedades. Mesmo que haja uma grande variedade, é preciso ter o cuidado com a qualidade. Não deixe de conferir a composição que não poderá ter carvão, essência e derivados de petróleo – como parafina e óleo mineral.
O incenso é utilizado para liberar uma fumaça que purifica. Os antigos acreditam que o uso do incenso para proteger contra doenças. Os feitos com tomilho e capim limão eram utilizados pelas propriedades antissépticas e curativas. Até hoje ainda são considerados por muitos incensos com propriedades medicinais. Antes dos antibióticos feitos por laboratórios, essas ervas queimadas eram o que ajudavam os doentes nos hospitais.
Leia também: Equilibre a energia com a ajuda de um incenso
Incenso e a fitoenergética
O incenso é utilizado na fitoenergética. Eles ajudam a meditar e trazer boas energias para orações. Quando é preciso ter um ambiente limpo energeticamente, é só fazer o uso do incenso.
Ao queimar, o incenso libera a energia acumulada a planta e a torna disponível no ambiente. Essa energia ajuda a limpar o ambiente e deixar um espaço próprio para trazer novas sensações. Já do ponto de vista da aromaterapia, a queima do incenso libera odores que transformam nossas emoções e pensamentos, como poderes relaxantes, curativos ou estimulantes.
Leia também: Saiba como usar incenso para atrair amor
Loja WeMystic
Descubra a Fragrância Perfeita!
Loja WeMystic
Descubra a Fragrância Perfeita!
Saiba mais :