Sacramento da Eucaristia – você sabe seu significado? Descubra!
Os sete sacramentos da Igreja Católica são essenciais para uma vida em comunhão com Deus, através de Jesus Cristo e pela ação do Espírito Santo. Eles também possuem o papel de fortalecer a relação entre a Igreja e os fiéis. Os sacramentos se referem a etapas e momentos importantes da vida do cristão, de forma semelhante às fases da vida natural e espiritual. O Sacramento da Eucaristia, assim como o Batismo e o Crisma, faz parte da iniciação da vida cristã. A Eucaristia é o centro de todos esses sacramentos, a fonte de toda a vida cristã. Entenda melhor o significado e importância do Sacramento da Eucaristia.
O que significa o Sacramento da Eucaristia?
O Sacramento da Eucaristia significa reconhecimento, ação de graças, uma celebração da Igreja Católica para lembrar a morte e ressureição de Cristo. Na Sagrada Eucaristia, Jesus entrega Seu Corpo e Seu Sangue por nós, para que também nos entreguemos a Ele e nos unamos em amor. Trata-se do próprio sacrifício do Corpo e do Sangue de Jesus, que Ele instituiu para perpetuar o sacrifício da cruz no decorrer dos séculos, confiando à Igreja o memorial da Morte e Ressurreição. O ritual simboliza o banquete de Deus, onde são repartidos o vinho e o pão – representado pela hóstia- relembrando o momento que Jesus o fez com seus apóstolos. Na Santa Missa, a transubstanciação acontece durante a Eucaristia, ou seja, ocorre uma mudança de substância. O pão se transforma no corpo de Cristo e o vinho no sangue de Cristo.
Para participar do Sacramento da Eucaristia é necessário fazer a catequese, que são encontros onde pessoas aprendem sobre Deus, a Bíblia e fazem uma reflexão sobre o catolicismo. Após a catequese, o fiel está pronto para sua primeira comunhão, que é feita geralmente com 7 anos, não impedindo que pessoas que se convertam ao catolicismo façam mais tarde. A Eucaristia é o sacramento em que fiéis recebem a hóstia, símbolo do corpo de Cristo. Antes de comungar, as pessoas devem estar livres dos seus pecados, fazendo a confissão para um padre.
O Sacramento da Eucaristia é o sinal da unidade, o banquete pascal em que se recebe Cristo e a alma se enche de graça nos dando o penhor da vida eterna. O ritual é um memorial, já que torna presente e atual o sacrifício que Jesus ofereceu ao Pai na cruz, em favor da humanidade. A Igreja convida os fiéis então para adorarem a Eucaristia. As Hóstias são Consagradas e também levadas aos enfermos, que não conseguem participar da Santa Missa.
Clique aqui: Tudo que você deve saber sobre os 7 sacramentos da Igreja
As graças do Sacramento da Eucaristia
A Sagrada Comunhão traz diversos frutos aos cristãos. Aumenta a união com Cristo e a Igreja, conserva e renova a vida da graça recebida no Batismo e Crisma e nos faz evoluir no amor ao próximo. Também nos fortalece na caridade, perdoa nossos pecados e nos preserva dos pecados mortais.
Enfim, a Eucaristia nos enche de bênçãos e graças, nos fortalece para a peregrinação desta vida, nos une desde já a Cristo- que está sentado à direita do Pai -, à Igreja, à Santa Virgem Maria e a todos os Santos.
Saiba mais :