Sacramento do Matrimônio- você sabe o real significado? Descubra!
Os sete sacramentos da Igreja Católica simbolizam nossa comunhão com Deus através de Jesus Cristo e pela ação do Espírito Santo. Também representam nossa ligação com a Igreja por meio da doutrina dos apóstolos. Cada sacramento se liga a uma etapa importante da vida do cristão, de maneira semelhante às fases da vida espiritual e natural. O Sacramento do Matrimônio é um dos sacramentos de serviço e de comunhão da Igreja. Depois de serem iniciados na fé cristã, com os rituais de Batismo, Crisma e Eucaristia, agora, os fiéis são enriquecidos com uma consagração específica, para se transformarem em um sinal do amor de Cristo e da Igreja. Entenda melhor sobre o real significado e importância do Sacramento do Matrimônio.
O Sacramento do Matrimônio e seu significado
Em um casamento, o amor é repartido entre o marido e a mulher, entre o casal e os filhos e multiplicado na comunidade em que vivem. Permanecer fiel ao amor é uma tarefa difícil. Apenas Deus é capaz de ser totalmente leal e amoroso. Quando o casal está disposto a ser fiel no amor, é um sinal de Deus. Ele está presente na relação entre essas duas pessoas. Quem crê nisso, está pronto para se casar na Igreja realizando o Sacramento do Matrimônio.
A aliança matrimonial constitui uma comunhão para toda a vida, ordenada por sua índole natural ao bem dos cônjuges e para gerar e educar a prole. Deus nos fez para a felicidade e não nascemos para viver sozinhos. Quando o Pai criou o homem, deu Eva como companhia. Deus ainda acrescentou: ‘Por isso o homem deixa o seu pai e sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne’ (Gn 2, 24).
Clique aqui: Tudo que você deve saber sobre os 7 sacramentos da Igreja
O ato de se juntar ao sexo oposto para viver juntos em uma só carne é conferido ao Sacramento do Matrimônio. Trata-se de um sacramento de serviço, em que construímos uma família cristã. Hoje, este ato sacramental está sendo levado como uma coisa banal. Muitos casamentos realizados na Igreja Católica possuem objetivos diferentes da conduta cristã. Casais vão para o altar sem estar certos do que querem e pensam: ‘Se não der certo, nos separamos’.
O Matrimônio é considerado um sacramento de serviço justamente porque necessita de doação total daqueles que o receberam, assim como o Sacramento da Ordem. A missão do sacerdote é levar a comunidade para o caminho de Deus, enquanto a missão do casal é direcionar a família ao caminho do Amor Fraterno e Santidade. Podemos então concluir que o Sacramento do Matrimônio é uma vocação, devemos estar prontos para direcionar e educar os filhos no caminho da Santidade.
Muitos casais atualmente se divorciam, separando uma união abençoada por Deus entre seus Filhos. O Sacramento do Matrimônio é uma grande obra divina, criado para o amor familiar. Através da família educamos cidadãos com bons valores, que buscam a vida em Cristo.
Saiba mais :