Saiba como são as músicas de Umbanda e onde ouvi-las
As músicas de Umbanda são chamadas de Ponto, e os pontos são parte importante dos rituais dessa religião afro-brasileira.
As músicas de Umbanda são entoadas nos terreiros ou centros com intenção de homenagear as entidades ou convidá-las ao convívio com os fiéis. Portanto, os pontos de Umbanda são essenciais para garantir as incorporações dos orixás nos médiuns durante os rituais.
Como são as músicas de Umbanda
Os pontos são músicas ritmadas, com cadência própria e marcante, que possuem letras simples e saudações aos orixás. Na maioria dos terreiros, faz-se uso do atabaque (instrumento de percussão) e da voz para entoar os cânticos – apenas na Umbanda Branca não é utilizado instrumentos de percussão nas músicas. Como as músicas de Umbanda são cantadas para entrar em sintonia com as forças do astral, o ponto tem que ser bem cantado, ritmado e levado a sério. Os pontos atraem a energia espiritual das entidades para que elas atuem diretamente nos trabalhos realizados no terreiro.
Veja um exemplo da estrutura de uma música de Umbanda abaixo:
Ponto de Exú Mirim – Ele pulou brasa, ele pulou a porteira
Ele pulou brasa
Ele pulou a porteira
Ele pulou brasa
Ele pulou a porteira
Tacou fogo no Paiol
numa brincadeira
Tacou fogo no Paiol
numa brincadeira
É mirim
É mirim
É Exú travesso
Leia Também: Pontos de umbanda – saiba o que são e a importância deles na religião
Pode-se cantar as músicas de Umbanda como uma música comum?
Os pontos possuem energia muito forte. Nada impede que você entoe um cântico em sua casa, em momentos que não são de oração, mas é preciso ter cuidado, pois o objetivo desses cânticos é atrair as entidades, e se elas são atraídas em vão podem atrapalhar a energia do ambiente. Por isso, os cânticos devem ser tratados com respeito, cantados com consciência, com harmonia e tendo atenção ao pedido que eles fazem às entidades.
Leia Também: Conheça os principais Orixás de Umbanda
Quem canta as músicas de Umbanda nos terreiros?
Os responsáveis pela música fazem parte da Curimba – são aqueles que cantam (Ogãs Curimbeiros) os que tocam percussão (Ogãs Atabaqueiros) e os que tocam e cantam ao mesmo tempo (Curimbeiros e Atabaqueiros). Os membros da Curimba têm grande importância dentro do terreiro: além da responsabilidade de puxar os pontos, são eles que preparam o ambiente, tornando-o propício e harmonizado com o plano espiritual. Os umbandistas respeitam muito os membros da Curimba e estudam música e a Umbanda Sagrada com intenção de fazer parte deste grupo.
Leia Também: 7 dicas para quem nunca foi num terreiro
Onde ouvir músicas de Umbanda?
Existem vários sites na internet que disponibilizam pontos de Umbanda para se ouvir, como: