Saiba como usar as cores para atrair clientes para seu negócio
O poder das cores já vem sendo estudado há muitos anos pelos mais diversos setores do mercado. A cromoterapia utiliza o poder da vibração das cores para trazer benefícios para a nossa saúde e bem estar e já é reconhecida como um tratamento auxiliar muito eficaz. As cores são tão poderosas que elas podem ser o fator decisivo entre um negócio bem sucedido e fracassado. Como saber qual cor usar em seu negócio e em seus anúncios? Veja abaixo.
O poder das cores para atrair clientes
Nos cursos de marketing, os alunos estudam a psicologia das cores para compreender o poder que cada uma delas possui na hora de atrair a atenção de potenciais clientes. Você sabe qual a influência da cor na escolha dos consumidores? Tem utilizado a cor na tentativa de atrair o seu público? Veja os dados abaixo coletados destes infográficos produzidos com a pesquisa do Viver de Blog.
As cores na escolha do consumidor
- 84,7% dos consumidores considera que a cor é mais importante do que outros fatores na hora de escolher um produto
- 1% dos consumidores fazem sua escolha com base no cheiro ou no som, 6% avaliam a textura, 93% avaliam o aspecto visual do produto antes de comprar. Entre 62% e 90% desta avaliação é baseada somente nas cores.
- 80% das pessoas acreditam que a cor aumenta o reconhecimento da marca
- Os anúncios em cores são 42% mais vistos do que os anúncios em preto e branco
- As cores melhoram o aprendizado em até 68% e a compreensão do conteúdo em até 73%
- 2 em cada 3 consumidores deixam de comprar um produto se ele não estiver na sua cor favorita.
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Como as cores influenciam as pessoas na hora da compra
Vermelho:
- Estimula o apetite, por isso é muito utilizado em restaurantes e lanchonetes
- Cria estado de alerta e urgência, por isso é muito utilizado em liquidações
- Funciona muito bem para atrair pessoas que compram por impulso.
Amarelo:
- É capaz de prender a atenção do cliente à vitrine
- Mostra clareza
- É indicado para informações que exigem cuidado e cautela
- Boa cor para informar detalhes importantes do produto ou serviço
Azul:
- É uma cor não invasiva, por isso é muito utilizada para negócios corporativos
- Cria sentimento de segurança e confiança na marca
- Diminui o apetite e estimula a produtividade
- Associado à paz e à água
Laranja:
- É uma cor que chama muito a atenção
- Ideal para criar ações de compra impulsiva, como “Compre Agora!”, é a cor preferida dos impulsivos
- Representa uma marca amigável, confiante, alegre.
Verde:
- É uma cor associada com saúde, natureza, tranquilidade, dinheiro e marcas ricas
- É uma cor usada para relaxar os clientes
- Usado para promover a consciência ambiental e a necessidade do contato com a natureza
Violeta:
- É uma cor que lembra a sabedoria, o respeito, nobreza
- Muito utilizado para produtos de beleza e antiidade
- Representa marcas criativas, inteligentes, imaginativas
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A diferença das cores para os homens e para as mulheres
Outro fator muito importante antes de escolher a cor do seu negócio, produto ou anúncio é verificar se o seu público é misto ou se é direcionado a um gênero. As preferências do sexo feminino e do sexo masculino mudam em relação às tonalidades, veja os dados:
Cores favoritas dos homens
Azul – 57%
Verde – 14%
Preto – 9%
Vermelho – 7%
Laranja – 5%
Cinza – 3%
Marrom – 2%
Branco – 2%
Amarelo – 1%
A cor que eles não gostam: 27% dos homens não gostam da cor marrom, é a sua cor menos favorita.
Cores favoritas das mulheres
Azul – 35%
Violeta (roxo) – 23%
Verde – 14%
Vermelho – 9%
Preto – 6%
Laranja – 5%
Marrom – 3%
Amarelo – 3%
Branco – 1%
A cor que elas não gostam: 33% das mulheres não gostam da cor laranja, é a sua cor menos favorita.
Pronto, agora você já pode avaliar a cor para o seu produto ou negócio com base no perfil dos clientes e no que deseja causar neles em seu anúncio.
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