Saiba tudo sobre os 7 chakras presentes em você
Você sabia que tem uma série de chakras no seu corpo e que eles regem seu organismo? Os chakras são canais, também conhecidos como nadis ou meridianos, que concentram pontos de energia e vibrações específicas do nosso ser.
O corpo humano carrega 7 chakras em si. A palavra tem origem no sânscrito, uma das línguas sagradas da Índia, e significa forma circular ou central. Quando dois ou mais canais de energia se encontram, formam-se vórtices de energia. Esses redemoinhos geral uma energia fundamental para nós e estão sempre localizadas em órgãos vitais.
Isso acontece porque o nosso corpo tem uma ligação com o mundo astrológico, ou seja, toda matéria orgânica tem um centro espiritual. Os chakras são esses pontos de interseção dos planos e é através deles que podemos alcançar nosso equilíbrio energético.
É importante conhecer os 7 chakras e saber senti-los e falar com eles de forma a entender essa comunicação entre saúde física, mental, emocional e espiritual de cada indivíduo.
Quais os principais chakras?
Muladhara
O primeiro é conhecido como base ou raiz, fica na base da espinha dorsal, é vermelho e relaciona-se com a energia sexual. Quando enfraquecido, pode indicar distúrbios sexuais ou disfunções endócrinas. Quando excessivamente energizado, pode indicar excesso de hormônios, sexualidade exacerbada ou até mesmo a presença de um tumor no local.
Svadhisthana
O segundo também chamado esplênico, sacro ou do baço, fica a um palmo abaixo do umbigo, é laranja e é responsável pela energização geral do organismo. Quando estimulado, propicia uma boa maior energética.
Manipura
O terceiro é conhecido como chakra do plexo solar, fica um palmo acima do umbigo, é amarelo e controla as emoções. Quando energizado, pode indicar uma pessoa mais voltada para as emoções e prazeres imediatos. Do contrário, sugere carência energética, baixo magnetismo, suscetibilidade emocional e a possibilidade de doenças crônicas.
Anahata
O quarto situa-se na direção do peito, é verde e controla timo e coração. Sua energia corresponde ao amor e à devoção. Quando ativado desenvolve amor altruísta. Quando enfraquecido indica a necessidade de se libertar do egoísmo e de cultivar maior dedicação ao próximo.
Visuddha
O quinto fica na frente da garganta, está ligado à tireoide, é azul e relaciona-se com a capacidade de comunicação e com a voz. Quando desenvolvido, de forma geral, pode indicar força de caráter e inteligência. Quando contrário, pode indicar doenças tireoidianas e fraquezas de diversas funções físicas, psíquicas ou mentais.
Ajna
O sexto situa-se no ponto entre as sobrancelhas, conhecido como terceiro olho, é violeta e está ligado à capacidade intuitiva. Quando desenvolvido, pode indicar sensitividade. Enfraquecido, pode apontar primitivismo emocional ou físico.
Sahasrara
O sétimo e último chakra situa-se no alto da cabeça, é branco e relaciona-se com o padrão energético global da pessoa. Este é o chakra mais importante e, por isso, é conhecido como coroa e é representado por uma flor-de-lótus. Ele dinamiza a capacidade espiritual e a consciência superior do ser humano.
Veja também:
- O alinhamento dos chakras com cristais.
- Energize seus chakras com massagem Ayurvédica.
- Pedras e Cristais – Energizando os Chakras.