Salmo 100 — Gratidão para promover boas energias
Um Salmo é uma das formas mais populares e também eficientes de orações para diversas comunidades religiosas. Eles são compostos de forma a permitir que sejam declamados como canções. Estas, por sua vez, oferecem propriedades semelhantes a alguns mantras, sintonizando as vozes e preces dos salmistas com as energias celestes; com isso, é possível criar um vínculo muito mais íntimo com o Criador e elevar todas as boas energias que cercam o orador. De seguida iremos analisar o Salmo 100.
Salmo 100 — A genuína gratidão ao Divino
Ao elevar estas energias, os Salmos também são capazes de lançar seu poder diretamente sobre quem o recita, trazendo conforto a seus corações, aumentando sua confiança e transmitindo uma série de ensinamentos.
Outra característica destas orações é sua imensa versatilidade, já que é possível adaptar um Salmo a praticamente qualquer situação do cotidiano da vida humana. Sua produção foi lenta e cuidadosa, levando em conta muitos acontecimentos da antiguidade, e que servem muito bem às aflições do mundo moderno, podendo ser utilizados tanto para aplacar um coração ferido quanto para aliviar os medos humanos, afastando a tristeza, atraindo o sucesso e a felicidade, ou simplesmente agradecendo por tudo o que já recebeu.
Ao todo, existem 150 Salmos escritos cuidadosamente e em grande parte pelos reis Davi e Salomão. Juntos, eles formam o Livro dos Salmos, uma importante coletânea da fé cristã.
Celebrai com júbilo ao Senhor, todas as terras.
Servi ao Senhor com alegria; e entrai diante dele com canto.
Sabei que o Senhor é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto.
Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome.
Porque o Senhor é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração.
Interpretação do Salmo 100
Este pequeno Salmo foi escrito com o intuito de fortalecer a justiça e favorecer tudo o que há de bom na vida das pessoas. O texto, mesmo que curto é capaz de misturar louvor com agradecimento, e uma prece por boas energias, sendo útil a qualquer um que deseje desviar de si os maus agouros e outras impurezas da vida; incluem-se a presença de elementos ruins, sentimentos de arrogância, orgulho e toda intenção que não seja pura. Tal característica é capaz de cercar o salmista de boas energias e de toda a graça que Deus pode fornecer aos que são justos, honestos e de bom coração.
Uma das diferenças entre o Salmo 100 e os demais salmos de agradecimento é que, ao contrário de focalizar na demonstração de gratidão alheia para consigo, ele se concentra na gratidão pessoal do salmista voltada a Deus. Essa oração é muito usada também em templos, igrejas e outros locais de culto religioso, para demostrar a gratidão e a devoção de todos os participantes ao Criador.
Versículo 1 – Celebrai com júbilo ao Senhor, todas as terras
O Salmo tem início com um convite à alegria, à prática de louvores e orações com o coração repleto de otimismo e entusiasmo. Seja dentro de uma igreja ou na cumplicidade da sua casa, as conversas com Deus devem sempre ser fortificadas com alegria.
Versículo 2 – Servi ao Senhor com alegria; e entrai diante dele com canto
Aqui, o versículo chama atenção às nossas atitudes e, com elas, a necessidade de trabalhar melhor nossos dons e talentos, com a finalidade de servir ao Senhor. É colocando em prática aquilo que fazemos de melhor que obteremos as mais divinas bênçãos.
Versículo 3 – Sabei que o Senhor é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto.
Diante do verbo “sabei”, podemos compreender que, a essa altura, estamos cientes das vontades e receios de Deus, bem como de suas intenções ao nos transmitir suas mensagens. Somos todos frutos da criação divina, e por isso devemos honrar essa condição e compreender melhor os ensinamentos dEle.
Versículo 4 – Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome.
Como podemos deduzir logo de início, este versículo se trata de gratidão e reconhecimento ao Senhor. Através de orações, cantos e louvores, podemos nos aproximar de toda graça e alegria inerentes a esse genuíno sentimento de gratidão.
Versículo 5 – Porque o Senhor é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração.
O Salmo finaliza com um lembrete diário do porquê devemos sempre honrar, respeitar e agradecer ao Senhor, pois em Sua infinita bondade, misericórdia e fidelidade, estamos amparados.
Saiba mais :