Salmo 112 — Aos justos nasce luz nas trevas
Considerados versos de sabedoria, o Salmo 112 consiste em uma estrutura com a finalidade de louvar a Deus, e enaltecer suas obras. Além disso, também finaliza com uma constatação de que, perante o Senhor, os perversos sempre cairão.
A sabedoria e louvor do Salmo 112
Nas palavras do Salmo 112, acompanhamos ao longo dos versículos uma descrição dos justos; daqueles que temem à Deus, e suas bem-aventuranças. Os versos finais, entretanto, enfatizam o destino dos perversos. Acompanhe a leitura.
Louvai ao Senhor. Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor, que em seus mandamentos tem grande prazer.
A sua semente será poderosa na terra; a geração dos retos será abençoada.
Prosperidade e riquezas haverá na sua casa, e a sua justiça permanece para sempre.
Aos justos nasce luz nas trevas; ele é piedoso, misericordioso e justo.
O homem bom se compadece, e empresta; disporá as suas coisas com juízo;
Porque nunca será abalado; o justo estará em memória eterna.
Não temerá maus rumores; o seu coração está firme, confiando no Senhor.
O seu coração está bem confirmado, ele não temerá, até que veja o seu desejo sobre os seus inimigos.
Ele espalhou, deu aos necessitados; a sua justiça permanece para sempre, e a sua força se exaltará em glória.
O ímpio o verá, e se entristecerá; rangerá os dentes, e se consumirá; o desejo dos ímpios perecerá.
Interpretação do Salmo 112
A seguir, desvende um pouco mais sobre o Salmo 112, por meio da interpretação de seus versículos. Leia com atenção!
Versículo 1 – Louvai ao Senhor
“Louvai ao Senhor. Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor, que em seus mandamentos tem grande prazer”.
Iniciado com uma exaltação a Deus, o Salmo 112 dá seguimento ao Salmo 111. Bem-aventurança aqui ganha o sentido de felicidade genuína, não necessariamente material, mas equivalente a obedecer aos mandamentos e, consequentemente, ser agraciado com as inúmeras bênçãos do Senhor.
Versículos 2 a 9 – Aos justos nasce luz nas trevas
“A sua semente será poderosa na terra; a geração dos retos será abençoada. Prosperidade e riquezas haverá na sua casa, e a sua justiça permanece para sempre. Aos justos nasce luz nas trevas; ele é piedoso, misericordioso e justo.
O homem bom se compadece, e empresta; disporá as suas coisas com juízo; porque nunca será abalado; o justo estará em memória eterna. Não temerá maus rumores; o seu coração está firme, confiando no Senhor.
O seu coração está bem confirmado, ele não temerá, até que veja o seu desejo sobre os seus inimigos. Ele espalhou, deu aos necessitados; a sua justiça permanece para sempre, e a sua força se exaltará em glória”.
Dando continuidade às características e bênçãos dos justos, os próximos versículos têm início fazendo uma referência aos descendentes daqueles que louvam ao Senhor; e que estes seguirão bem-aventurados e felizes.
Ainda que os justos possam enfrentar dificuldades ao longo de suas vidas, estes jamais sentirão medo, pois encontrarão consolo nos braços do Senhor. Com esperança, terão a serenidade necessária para pensarem calmamente nos próximos passos.
Justo é aquele que não se abala, nem se deixa levar. Ele permanece confiante no Senhor, onde seu coração se encontra estável e fortemente estruturado. Ao final, a descrição do justo se volta à sua generosidade para com os mais necessitados.
Versículo 10 – O desejo dos ímpios perecerá
“O ímpio o verá, e se entristecerá; rangerá os dentes, e se consumirá; o desejo dos ímpios perecerá”.
O Salmo 112 finaliza com um contraste entre os justos e os ímpios, descrevendo a amargura dos perversos perante a prosperidade dos justos. Ninguém se lembrará daqueles que se voltaram contra Deus; e tudo aquilo que plantaram ao longo da vida, colherão.
Saiba mais :