Salmo 122 — Vamos à casa do Senhor
O Salmo 122 é mais um texto da série de cânticos de romagem. Nestes versos, os peregrinos finalmente chegam às portas de Jerusalém, e se sentem felizes por estarem tão perto da Casa do Senhor.
Salmo 122 — A alegria de chegar e louvar
No Salmo 122, claramente é Davi quem conduz o cântico, e muito provavelmente tem ao seu lado uma multidão que o entoa durante a celebração. Este é um Salmo de alegria, de paz, e que enaltece a oportunidade de louvar a Deus juntamente de seu povo.
Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor.
Os nossos pés estão dentro das tuas portas, ó Jerusalém.
Jerusalém está edificada como uma cidade que é compacta.
Onde sobem as tribos, as tribos do Senhor, até ao testemunho de Israel, para darem graças ao nome do Senhor.
Pois ali estão os tronos do juízo, os tronos da casa de Davi.
Orai pela paz de Jerusalém; prosperarão aqueles que te amam.
Haja paz dentro de teus muros, e prosperidade dentro dos teus palácios.
Por causa dos meus irmãos e amigos, direi: Paz esteja em ti.
Por causa da casa do Senhor nosso Deus, buscarei o teu bem.
Interpretação do Salmo 122
A seguir, desvende um pouco mais sobre o Salmo 122, por meio da interpretação de seus versículos. Leia com atenção!
Versículos 1 e 2 – Vamos à casa do Senhor
“Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor. Os nossos pés estão dentro das tuas portas, ó Jerusalém”.
O Salmo 122 se inicia numa celebração alegre, bem como expectativas do salmista em visitar o templo de Jerusalém. Ainda há uma expressão de alívio por ter conseguido chegar a salvo à sua amada cidade.
No Antigo Testamento, a Casa do Senhor é identifica com um templo na cidade de Jerusalém. Entretanto, no Novo Testamento essa associação é feita com o Corpo de Cristo e às pessoas que creem no Salvador.
Versículos 3 a 5 – Pois ali estão os tronos do juízo
“Jerusalém está edificada como uma cidade que é compacta. Onde sobem as tribos, as tribos do Senhor, até ao testemunho de Israel, para darem graças ao nome do Senhor. Pois ali estão os tronos do juízo, os tronos da casa de Davi”.
Aqui há uma descrição sobre o estado de Jerusalém após a reconstrução da cidade e seu templo, local onde os israelitas se reuniam com a finalidade de louvar e adorar a Deus. Ao citar os tronos do juízo, Davi faz referência a sede da Corte Suprema, onde o rei, como representante do Senhor, dava sua sentença.
Versículos 6 e 7 – Orai pela paz de Jerusalém
“Orai pela paz de Jerusalém; prosperarão aqueles que te amam. Haja paz dentro de teus muros, e prosperidade dentro dos teus palácios”.
Nestes versos, o salmista busca animar aqueles que estão em Jerusalém adorando e pedindo pela paz. Assim, incentiva que orem pelo bem-estar de seus habitantes e pela segurança, tanto daqueles que vigiam as muralhas, tanto dos que governam.
Versículos 8 e 9 – Paz esteja em ti
“Por causa dos meus irmãos e amigos, direi: Paz esteja em ti. Por causa da casa do Senhor nosso Deus, buscarei o teu bem”.
Para finalizar, há um desejo do salmista: o que todos os seus amigos e irmãs vivam em paz, e a busquem.
Saiba mais :