Salmo 126 — Grandes coisas fez o Senhor por nós
Ainda como parte dos cânticos de romagem, o Salmo 126 também é conhecido como o “Salmo do Retorno”, pois representa o fim de um período de crise, e o retorno dos judeus exilados na Babilônia à Jerusalém. Mesmo diante do sofrimento e do desgaste, há a vitória, saboreada com muita alegria e louvor.
Salmo 126 — A alegria do regresso
Salmo de libertação e salvação, estas são palavras que podem facilmente ser entoadas no nosso dia-a-dia, como forma de agradecer perante uma superação ou momento de dificuldade. Conheça o Salmo 126:
Quando o Senhor trouxe do cativeiro os que voltaram a Sião, estávamos como os que sonham.
Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico; então se dizia entre os gentios: Grandes coisas fez o Senhor a estes.
Grandes coisas fez o Senhor por nós, pelas quais estamos alegres.
Traze-nos outra vez, ó Senhor, do cativeiro, como as correntes das águas no sul.
Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria.
Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.
Interpretação do Salmo 126
A seguir, desvende um pouco mais sobre o Salmo 126, por meio da interpretação de seus versículos. Leia com atenção!
Versículos 1 a 3 – Grandes coisas fez o Senhor a estes
“Quando o Senhor trouxe do cativeiro os que voltaram a Sião, estávamos como os que sonham. Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico; então se dizia entre os gentios: Grandes coisas fez o Senhor a estes. Grandes coisas fez o Senhor por nós, pelas quais estamos alegres”.
Nestes três primeiros versículos, vemos o salmista celebrando constantemente o retorno dos exilados na Babilônia à Jerusalém, e dedica essa conquista única e exclusivamente ao Senhor. Aqui, “retorno” não tem uma conotação apenas territorial, mas também um regresso às raízes materiais e espirituais do indivíduo.
Este é um trecho muito valioso para quando precisamos “restaurar” a alegria no Senhor, e ser trazido de volta ao caminho da luz e da verdade. Deus é Aquele que opera através de nós; e por meio das alegrias proporcionadas, ficamos maravilhados, como quem sonha.
Versículo 4 – Traze-nos outra vez, ó Senhor
“Traze-nos outra vez, ó Senhor, do cativeiro, como as correntes das águas no sul.”
É muito importante que sempre reconheçamos Deus como a fonte de todas as dádivas; as quais devem ser administradas por nós, para a glória de Seu nome.
Versículos 5 e 6 – Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria
“Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos”.
Mesmo que plantemos nossas sementes com lágrimas, que estas sirvam de adubo para que possamos celebrar a colheita, e oferecê-la ao Senhor.
Na vida, nem tudo são flores, e haverá muito esforço, inclusive lágrimas. Mas com isso, podemos aprender a esperar em Deus, para que Ele se encarregue em transformar todo o sofrimento em alegria.
Saiba mais :