Salmo 135 — Louvai ao Senhor, porque o Senhor é bom
Ao longo do Salmo 135, veremos que existem inúmeros motivos pelos quais devemos nosso louvor à Deus; que é bom e escolhe aqueles que são merecedores de seu amor. O Senhor é grande, e está muito acima de todos os demais que são tratados e adorados como deuses.
Salmo 135 — Louvemos à benevolência do Senhor
Enquanto no Salmo anterior tinha como foco o chamado dos sacerdotes do turno da noite ao louvor à Deus, este abrange toda uma nação. Nestes versículos, você verá a exposição de algumas das maravilhas concedidas pelo Senhor, e Sua batalha ao lado dos israelenses para salvar Seu povo.
Louvai ao Senhor. Louvai o nome do Senhor; louvai-o, servos do Senhor.
Vós que assistis na casa do Senhor, nos átrios da casa do nosso Deus.
Louvai ao Senhor, porque o Senhor é bom; cantai louvores ao seu nome, porque é agradável.
Porque o Senhor escolheu para si a Jacó, e a Israel para seu próprio tesouro.
Porque eu conheço que o Senhor é grande e que o nosso Senhor está acima de todos os deuses.
Tudo o que o Senhor quis, fez, nos céus e na terra, nos mares e em todos os abismos.
Faz subir os vapores das extremidades da terra; faz os relâmpagos para a chuva; tira os ventos dos seus tesouros.
O que feriu os primogênitos do Egito, desde os homens até os animais;
O que enviou sinais e prodígios no meio de ti, ó Egito, contra Faraó e contra os seus servos;
O que feriu muitas nações, e matou poderosos reis:
A Siom, rei dos amorreus, e a Ogue, rei de Basã, e a todos os reinos de Canaã;
E deu a sua terra em herança, em herança a Israel, seu povo.
O teu nome, ó Senhor, dura perpetuamente, e a tua memória, ó Senhor, de geração em geração.
Pois o Senhor julgará o seu povo, e se arrependerá com respeito aos seus servos.
Os ídolos dos gentios são prata e ouro, obra das mãos dos homens.
Têm boca, mas não falam; têm olhos, e não veem,
Têm ouvidos, mas não ouvem, nem há respiro algum nas suas bocas.
Semelhantes a eles se tornem os que os fazem, e todos os que confiam neles.
Casa de Israel, bendizei ao Senhor; casa de Arão, bendizei ao Senhor;
Casa de Levi, bendizei ao Senhor; vós os que temeis ao Senhor, louvai ao Senhor.
Bendito seja o Senhor desde Sião, que habita em Jerusalém. Louvai ao Senhor.
Interpretação do Salmo 135
A seguir, desvende um pouco mais sobre o Salmo 135, por meio da interpretação de seus versículos. Leia com atenção!
Versículos 1 a 4 – Louvai ao Senhor
“Louvai ao Senhor. Louvai o nome do Senhor; louvai-o, servos do Senhor. Vós que assistis na casa do Senhor, nos átrios da casa do nosso Deus. Louvai ao Senhor, porque o Senhor é bom; cantai louvores ao seu nome, porque é agradável. Porque o Senhor escolheu para si a Jacó, e a Israel para seu próprio tesouro”.
O Salmo se inicia om uma convocação para que todos os servos do Senhor, sacerdotes e levitas, de Israel, se dirijam ao Templo para louvar a Deus.
Versículos 5 a 7 – Nosso Senhor está acima de todos os deuses
“Porque eu conheço que o Senhor é grande e que o nosso Senhor está acima de todos os deuses. Tudo o que o Senhor quis, fez, nos céus e na terra, nos mares e em todos os abismos. Faz subir os vapores das extremidades da terra; faz os relâmpagos para a chuva; tira os ventos dos seus tesouros”.
Nestes versículos, vemos que a ação de Deus se estende por toda a criação (como no caso dos fenômenos naturais), enquanto os demais deuses nada fazem, são praticamente impotentes. Com bons propósitos, não há nada que o Senhor não possa fazer.
Versículos 8 a 12 – E deu a sua terra em herança
“O que feriu os primogênitos do Egito, desde os homens até os animais; O que enviou sinais e prodígios no meio de ti, ó Egito, contra Faraó e contra os seus servos; O que feriu muitas nações, e matou poderosos reis: A Siom, rei dos amorreus, e a Ogue, rei de Basã, e a todos os reinos de Canaã; E deu a sua terra em herança, em herança a Israel, seu povo”.
Aqui, o salmista relembra alguns dos eventos que culminaram na derrota egípcia; e como Deus é imbatível contra os inimigos de Israel. Menciona ainda a vitória perante poderosos reis como Siom e Oque.
Versículos 13 a 18 – Pois o Senhor julgará o seu povo
“O teu nome, ó Senhor, dura perpetuamente, e a tua memória, ó Senhor, de geração em geração. Pois o Senhor julgará o seu povo, e se arrependerá com respeito aos seus servos. Os ídolos dos gentios são prata e ouro, obra das mãos dos homens.
Têm boca, mas não falam; têm olhos, e não veem, Têm ouvidos, mas não ouvem, nem há respiro algum nas suas bocas. Semelhantes a eles se tornem os que os fazem, e todos os que confiam neles”.
O nome de Deus é eterno, e com Ele podemos relembrar diversas histórias e maravilhas que Ele já nos proporcionou, recontando suas bênçãos às próximas gerações.
Em seguida, os versículos abordam a adoração de outros povos a estátuas, como se fossem verdadeiros deuses; e diz que as mesmas pessoas que adoram as imagens, que fiquem iguais a elas: estáticas e impotentes. Apenas o Deus Vivo é merecedor de nossa adoração.
Versículos 19 a 21 – Bendito seja o Senhor desde Sião
“Casa de Israel, bendizei ao Senhor; casa de Arão, bendizei ao Senhor; Casa de Levi, bendizei ao Senhor; vós os que temeis ao Senhor, louvai ao Senhor. Bendito seja o Senhor desde Sião, que habita em Jerusalém. Louvai ao Senhor”.
Por fim, o salmo chega a uma conclusão inevitável: louvemos ao Senhor. E convida a todos para esse momento em que corpo e coração devem estar totalmente entregues ao verdadeiro Pai.
Saiba mais :