Salmo 145 — Eu te exaltarei, ó Deus, rei meu
O Salmo 145 ser considerado um magnífico cântico de louvor a Deus. A partir daqui, damos início a uma série de hinos unicamente dedicados ao louvor, se estendendo até o Salmo 150. Nestes textos, já não há mais a necessidade de se lamentar por aflições, problemas, perseguições ou inimigos.
Salmo 145 — A grandeza e as maravilhas do Senhor
Chegou a hora de louvar e agradecer com comprometimento. Com as palavras do Salmo 145, aprendemos mais a fundo sobre as características de Deus, e como devemos honrá-las em nosso dia-a-dia.
Eu te exaltarei, ó Deus, rei meu, e bendirei o teu nome pelos séculos dos séculos e para sempre.
Cada dia te bendirei, e louvarei o teu nome pelos séculos dos séculos e para sempre.
Grande é o Senhor, e muito digno de louvor, e a sua grandeza inescrutável.
Uma geração louvará as tuas obras à outra geração, e anunciarão as tuas proezas.
Falarei da magnificência gloriosa da tua majestade e das tuas obras maravilhosas.
E se falará da força dos teus feitos terríveis; e contarei a tua grandeza.
Proferirão abundantemente a memória da tua grande bondade, e cantarão a tua justiça.
Piedoso e benigno é o Senhor, sofredor e de grande misericórdia.
O Senhor é bom para todos, e as suas misericórdias são sobre todas as suas obras.
Todas as tuas obras te louvarão, ó Senhor, e os teus santos te bendirão.
Falarão da glória do teu reino, e relatarão o teu poder,
Para fazer saber aos filhos dos homens as tuas proezas e a glória da magnificência do teu reino.
O teu reino é um reino eterno; o teu domínio dura em todas as gerações.
O Senhor sustenta a todos os que caem, e levanta a todos os abatidos.
Os olhos de todos esperam em ti, e lhes dás o seu mantimento a seu tempo.
Abres a tua mão, e fartas os desejos de todos os viventes.
Justo é o Senhor em todos os seus caminhos, e santo em todas as suas obras.
Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade.
Ele cumprirá o desejo dos que o temem; ouvirá o seu clamor, e os salvará.
O Senhor guarda a todos os que o amam; mas todos os ímpios serão destruídos.
A minha boca falará o louvor do Senhor, e toda a carne louvará o seu santo nome pelos séculos dos séculos e para sempre.
Interpretação do Salmo 145
A seguir, desvende um pouco mais sobre o Salmo 145, por meio da interpretação de seus versículos. Leia com atenção!
Versículos 1 a 4 – Eu te exaltarei, ó Deus, rei meu
“Eu te exaltarei, ó Deus, rei meu, e bendirei o teu nome pelos séculos dos séculos e para sempre. Cada dia te bendirei, e louvarei o teu nome pelos séculos dos séculos e para sempre. Grande é o Senhor, e muito digno de louvor, e a sua grandeza inescrutável. Uma geração louvará as tuas obras à outra geração, e anunciarão as tuas proezas”.
Deus é eternamente nosso Rei. E, a partir do momento em que assimilamos essa relação em nossos corações, começamos a, verdadeiramente, agir como súditos do Senhor; como obras de Sua criação.
Deus é tão grande e maravilhoso que pode ser difícil de compreender toda essa magnitude. Mas da mesma forma que sua grandeza é infinita, o louvor também deve seguir este mesmo caminho; e ser eterno enquanto vivermos.
Versículos 5 a 7 – E cantarão a tua justiça
“Falarei da magnificência gloriosa da tua majestade e das tuas obras maravilhosas. E se falará da força dos teus feitos terríveis; e contarei a tua grandeza. Proferirão abundantemente a memória da tua grande bondade, e cantarão a tua justiça”.
Mesmo que seja impossível compreender e explicar a grandeza de Deus, Davi permanece reconhecendo e expressando aos quatro ventos o quão grande e maravilhoso Ele é; sempre meditando e contemplando os grandes feitos do Senhor.
A enorme fidelidade, justiça e bondade divinas também merecem ser ensinadas e celebradas, seja em forma de louvores ou cânticos.
Versículos 8 a 13 – O Senhor é bom para todos
“Piedoso e benigno é o Senhor, sofredor e de grande misericórdia. O Senhor é bom para todos, e as suas misericórdias são sobre todas as suas obras. Todas as tuas obras te louvarão, ó Senhor, e os teus santos te bendirão. Falarão da glória do teu reino, e relatarão o teu poder, Para fazer saber aos filhos dos homens as tuas proezas e a glória da magnificência do teu reino. O teu reino é um reino eterno; o teu domínio dura em todas as gerações”.
Deus é descrito como misericordioso, bondoso, e que não se ira com facilidade. Essas são algumas das características que definem a Glória do Senhor e, devemos não somente louvá-lo por elas, mas adotar essas mesmas características em nosso caráter.
Assim como o Senhor é bom para todos, também devemos zelar por seus filhos e por toda a sua criação, respeitando pessoas, animais, e tudo o que faz parte de sua obra divina.
Ao citar insistentemente a palavra “reino”, aqui o salmista dá enfoque ao poder de Deus. Enquanto impérios ascendem e são extintos, o reino de Deus permanece intacto, infinito e soberano.
Versículos 14 a 17 – O Senhor sustenta a todos os que caem
“O Senhor sustenta a todos os que caem, e levanta a todos os abatidos. Os olhos de todos esperam em ti, e lhes dás o seu mantimento a seu tempo. Abres a tua mão, e fartas os desejos de todos os viventes. Justo é o Senhor em todos os seus caminhos, e santo em todas as suas obras”.
Aqui os versículos têm início num comparativo entre o reinado de Deus e dos líderes humanos. Alguns governantes mortais simplesmente desprezam seus súditos, ou apenas se preocupam com parentes e homens de poder. O Senhor, por outro lado, cuida dos mais fracos, sustenta os que vacilam, e provê o alimento àquele que precisa. Ele é justo e benigno em todas as suas obras.
Versículos 18 a 21 – O Senhor guarda a todos os que o amam
“Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade. Ele cumprirá o desejo dos que o temem; ouvirá o seu clamor, e os salvará. O Senhor guarda a todos os que o amam; mas todos os ímpios serão destruídos. A minha boca falará o louvor do Senhor, e toda a carne louvará o seu santo nome pelos séculos dos séculos e para sempre”.
Deus é justo, benevolente, misericordioso e está sempre perto de nós, pronto para guardar, acudir e proteger. Os únicos que realmente precisam temer a ira do Senhor são os perversos, que se opõem à Sua soberania; pois estes serão destruídos.
No versículo final, o salmista volta ao tom do início do Salmo 145, louvando ao Senhor e expressando sua alegria por Tê-lo ao seu lado.
Saiba mais :