Salmo 148 — Louvai ao Senhor desde os céus
No Salmo 148, podemos observar um encorajamento para que sempre louvemos ao Senhor. Nele, são citados elementos da Criação em toda a ordem de seres e habitantes de uma esfera celestial. Galáxias, estrelas, constelações, todos estão convocados para essa grande sinfonia.
Salmo 148 — Louvemos a Sua glória, acima do céu e da terra
Sim, você está convidado! Participe agora deste grande coro em louvor a Deus, passando por todas as esferas da existência. Aleluia!
Louvai ao Senhor. Louvai ao Senhor desde os céus, louvai-o nas alturas.
Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todos os seus exércitos.
Louvai-o, sol e lua; louvai-o, todas as estrelas luzentes.
Louvai-o, céus dos céus, e as águas que estão sobre os céus.
Louvem o nome do Senhor, pois mandou, e logo foram criados.
E os confirmou eternamente para sempre, e lhes deu um decreto que não ultrapassarão.
Louvai ao Senhor desde a terra: vós, baleias, e todos os abismos;
Fogo e saraiva, neve e vapores, e vento tempestuoso que executa a sua palavra;
Montes e todos os outeiros, árvores frutíferas e todos os cedros;
As feras e todos os gados, répteis e aves voadoras;
Reis da terra e todos os povos, príncipes e todos os juízes da terra;
Moços e moças, velhos e crianças.
Louvem o nome do Senhor, pois só o seu nome é exaltado; a sua glória está sobre a terra e o céu.
Ele também exalta o poder do seu povo, o louvor de todos os seus santos, dos filhos de Israel, um povo que lhe é chegado. Louvai ao Senhor.
Interpretação do Salmo 148
A seguir, desvende um pouco mais sobre o Salmo 148, por meio da interpretação de seus versículos. Leia com atenção!
Versículos 1 a 6 – Louvai-o, sol e lua
“Louvai ao Senhor. Louvai ao Senhor desde os céus, louvai-o nas alturas. Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todos os seus exércitos. Louvai-o, sol e lua; louvai-o, todas as estrelas luzentes. Louvai-o, céus dos céus, e as águas que estão sobre os céus. Louvem o nome do Senhor, pois mandou, e logo foram criados. E os confirmou eternamente para sempre, e lhes deu um decreto que não ultrapassarão”.
Enquanto a terra é habitada por homens e animais, a esfera superior é a morada de Deus e seres angelicais que vivem em Sua presença. Todos, sem exceção, são convocados a louvarem ao Senhor.
Além disso, os versículos também citam obras da criação, como o sol, a lua, as estrelas e as manifestações do tempo, como a chuva; todas devem louvar a Deus. Este é um lembrete constante de que devemos sempre adorar do criador, e não a criatura.
Versículos 7 a 14 – Louvai ao Senhor desde a terra
“Louvai ao Senhor desde a terra: vós, baleias, e todos os abismos; Fogo e saraiva, neve e vapores, e vento tempestuoso que executa a sua palavra; Montes e todos os outeiros, árvores frutíferas e todos os cedros; As feras e todos os gados, répteis e aves voadoras; Reis da terra e todos os povos, príncipes e todos os juízes da terra; Moços e moças, velhos e crianças.
Louvem o nome do Senhor, pois só o seu nome é exaltado; a sua glória está sobre a terra e o céu. Ele também exalta o poder do seu povo, o louvor de todos os seus santos, dos filhos de Israel, um povo que lhe é chegado. Louvai ao Senhor”.
De volta à terra, o salmista convida a todos os seus elementos para louvar ao Senhor. Animais, condições meteorológicas, montanhas e montes, vegetação, tudo o que existe sob a criação de Deus. Os louvores devem ser ouvidos dos quatro cantos do planeta, por todos os seres existentes.
Seres humanos, ainda mais, devem comparecer a essa convocação. Homens, mulheres, crianças, idosos, reis, príncipes, juízes, não há distinção. Deus está acima do céu e da terra, e exalta o poder do Seu povo.
Saiba mais :