Salmo 15: o salmo de louvor dos santificados
O Salmo 15 é um dos salmos de Davi louvado como um salmo de sabedoria. As palavras sagradas concentram-se em mostrar a forma correta de adorar a Deus. Apesar de todos os salmos, de forma geral, serem de adoração e louvor, este dedica-se especialmente a este fim. O salmista indaga quais são os homens justos o suficiente para se aproximar do Senhor, e para ele, somente Jesus seria. Veja a interpretação abaixo.
Salmo 15 – Um salmo de puro louvor
Leia as palavras sagradas com muita atenção e fé:
Senhor, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?
Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração.
Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo;
A cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao Senhor; aquele que jura com dano seu, e contudo não muda.
Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado.
Interpretação do Salmo 15
Confira a interpretação de cada versículo do Salmo 15:
Versículo 1 – Quem habitará
“Senhor, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?”
Para Davi, ninguém, exceto os sacerdotes, podiam residir no templo de Jerusalém. O Salmo fala do acesso à presença de Deus em que a pessoa se sentisse aceita pelo Senhor, à vontade, como estivesse em sua própria casa, o Santo Monte.
Versículo 2 a 4 – Aquele que anda em sinceridade
“Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração. Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo; A cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao Senhor; aquele que jura com dano seu, e contudo não muda”.
Estes versículos fala da retidão e sinceridade do fiel, lembrando que é uma retidão relativa, pois ninguém é inocente perante Deus. O Senhor nos ordena que santifiquemos e dá a todos a oportunidade de nos santificarmos. O homem precisa praticar a justiça e dizer a verdade com o seu coração, uma pessoa honrada faz um juramento, de não difamar nem fazer mal ao próximo, não fazer o outro sofrer. Assim, torna-se honrado e santifica-se.
Versículo 5 – Nunca será abalado
“Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado”.
Quem se santifica, faz o bem e ajuda financeiramente a quem precisa, jamais será esquecido por Deus. A justiça divina sempre se aplica e por isso, jamais será abalado. Para Davi, o homem santificado precisa se dedicar a Deus e depois disso não é preciso temer.
Saiba mais :